Detalhes da Iniciação Científica

UMA ABORDAGEM DOS NÚMEROS COMPLEXOS UTILIZANDO A GEOMETRIA DINÂMICA DO GEOGEBRA E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Estudante

21525

JOLMAR FERENS

E-mail: jolmar.ferens@gmail.com

MATEMÁTICA

PIBIC/CNPq

09/2022 a 08/2023


Projeto de Pesquisa

DUELCI APARECIDO DE FREITAS VAZ

E-mail: duelci.vaz@gmail.com

Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas

Cronograma

Atividade Início Fim
Leitura das teorias histórico-cultural, desenvolvimental e das teorias relacionadas às novas tecnologias e educação, particularmente educação matemática, números complexos, trigonometria e geometria. 09/2022 11/2022
Análise das potencialidades de se planejar uma mediação pedagógica no sentido davydoviano dos conteúdos a serem trabalhados com o software Geogebra. 11/2022 12/2022
Elaboração de um experimento didático sobre o ensino-aprendizagem de números complexos utilizando o software GeoGebra com foco na mediação no sentido da teoria histórico-cultural. 02/2023 04/2023
Aplicação e apresentação do experimento didático formativo no chão da escola, enquanto projeto de intervenção pedagógica do estágio supervisionado do curso de licenciatura em Matemática da PUC Goiás. 04/2023 05/2023
Coleta e análise dos resultados da pesquisa, a partir de categorias de análise, para saber se houve apropriação do conhecimento científico ou do conhecimento teórico. 05/2023 06/2023
Elaboração de um artigo científico e da monografia de final de curso, descrevendo os resultados alcançados. 06/2023 07/2023
Elaboração de um relatório final de síntese dos resultados alcançados durante o desenvolvimento do projeto para a Pro Reitoria de Pesquisa da PUC Goiás. 07/2023 08/2023