Detalhes do Projeto de Pesquisa

HISTÓRIAS ENTRELAÇADAS DE GOIÁS

Dados do Projeto

998

HISTÓRIAS ENTRELAÇADAS DE GOIÁS

2024/2 até 2026/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

MEMÓRIA SOCIAL E SUBJETIVIDADE

Diversidade Cultural, Reconhecimento e subjetividade

THAIS ALVES MARINHO

Resumo do Projeto

O PPPGIST/PUC Goiás vem aprofundando análises sobre o papel do ensino de história para a formação de cidadãos aptos a uma convivência em sociedade baseada no respeito ao outro e às diferenças, visando o combate a todas as formas de preconceito e discriminação. Para tanto, passamos a desenvolver pesquisas em rede, atualmente, sediamos a Rede Latino Americana e Caribenha de pesquisas sobre Feminismos de Terreiros ¿ RELFET, que envolve pesquisadoras de várias IES nacionais e internacionais, cuja missão é evidenciar a participação histórica de sujeitos subalternizados na construção do Brasil, para contribuir com os dispositivos jurídicos que propõem resgatar a contribuição do povo negro e indígena nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil, dispostos nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008, orientadoras da BNCC. Aliada à essas ações esse projeto pretende utilizar o conhecimento já produzido sobre os sujeitos subalternizados no âmbito do PPGHIST, explorando o acervo do IPEHBC e IGPA/PUC Goiás, para empreender uma análise sobre os livros didáticos de história adotados no PNLD, em escolas goianas, visando verificar como tem sido organizada a educação histórica no estado.

Objetivos

  1. Objetivo Geral


Contribuir para a promoção de uma educação histórica pluriversal, construída pelo entrelaçamento histórico de distintas temporalidades e cosmopercepções, visando a promoção de uma sociedade mais democrática.


  1. Objetivos Específicos


  • Apreender a interseccionalidade entre raça, classe e gênero na construção da História de Goiás.
  • Compreender a multiplicidade do humano, no bojo do pensamento decolonial, a partir de distintas formas de subjetivação desde a colonização dos povos nativos e a diáspora africana, até os dias atuais.
  • Descortinar os regimes de representação que sustentam em cada época os discursos, tanto textuais, quanto orais sobre a diferença e a igualdade.
  • Desenvolver a noção de que todas as culturas são igualmente válidas e fazem sentido para seus participantes.
  • Promover uma forma de se pensar igualdade e diferença, que perceba a complexidade de distintas formações culturais, incluindo as religiosidades e espiritualidades, e práticas políticas e econômicas.
  • Avaliar criticamente o caráter intercultural da BNCC, do DCGO Ampliado e das obras didáticas utilizadas em escolas públicas de Goiás, a partir da indicação do PNLD
  • Elaborar obras paradidáticas e diretrizes integradoras de currículos que possam promover uma História Entrelaçada de Goiás


Justificativa

Segundo Rosana Oliveira (2017)


“A colonialidade se faz presente tanto nas formas que foram analisadas (nos modos de habitação, de fazer história, de narrar a nação, de naturalizar a escravidão de pessoas africanas), mas também aparece nos livros de outras maneiras, como nos horizontes literários eurocentrados, na referência constante a fadas, castelos, rainhas e reis brancas/os do mundo europeu, nas distinções modernas entre arte e artesanato, ou entre folclore e literatura” (Oliveira, 2017, p. 30)


            Por outro lado, a presença de representação democrática dos grupos subalternizados não garante uma discussão problematizadora sobre as origens das discriminações e problematizações (Oliveira, 2017). A decolonização do livro didático implica uma mudança em suas imagens e retóricas euro-ocidentais que possa dar a ver os modos diversos de subalternização de forma pluriversal e os saberes que têm sido silenciados, caracterizados por outras formas de relacionar-se com a terra, com a espiritualide, com a natureza e demais seres vivos e de habitar o planeta.

Por isso, propomos, a partir dos resultados obtidos com a análise dos livros didáticos, a elaboração de diretrizes integradoras curriculares para o componente de História, que serão publicizadas em forma de relatório, cursos de extensão e livros paradidáticos. A análise se inscreve numa perspectiva decolonial, e busca a partir da interseccionalidade entre raça, religiosidade, sexualidade, gênero e classe, realizar levantamento bibliográfico e documental sobre a atuação de homens e mulheres, negras e indígenas, ao longo do tempo (passado e presente), para além da episteme eurocentrada, que até então, dominou a historiografia brasileira. 

Esse conhecimento subsidiará a segunda etapa da pesquisa que pretende reunir estudos e pesquisas, aliados às atividades de ensino e extensão (inserção social), que visem compreender historicamente como o tema da diversidade/pluriversalidade tem sido tratado nos livros didáticos adotados pelo PNLD, especialmente, no âmbito do ensino de História, em Goiás. 

A pesquisa privilegia temas relacionados: aos currículos de ensino de história em diferentes níveis e modalidades de ensino; ao ensino escolar de história e produção de identidades sociais; à diversidade cultural e às didáticas de ensino; ao ensino de História e à Educação em Direitos Humanos; ao ensino da História da África e suas Diásporas; ao ensino da História dos Indígenas; ao ensino da História das Religiões; ao ensino da História e alteridade; ao ensino da História, gênero e sexualidade; à metodologia e material didático para o ensino de História. 

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ALECSANDRA PINA DE OLIVEIRA
Email: alecsandrastj@yahoo.com.br
Pesquisador Estudante [] []
ANA CLARA DUARTE AVELAR
Email: danaclara94@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
MAURO PRIMO VIEIRA
Email: mprimovieira@gmail.com
Pesquisador Estudante [] []
MIRIAM PEREIRA DE SOUZA FAGUNDES
Email: miriamfagundes50@gmail.com
Pesquisador Estudante [] []
ROSINALDA CORREA DA SILVA SIMONI
Email: rosinegra@gmail.com
Pesquisador Estudante [] []
SILVIA ALVES TAVARES SCOLARO
Email: silviascolaro@hotmail.com
Pesquisador Estudante [] []
THAIS ALVES MARINHO
Email: thais_marinho@hotmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]
VINICIUS FERREIRA GUIMARAES
Email: viniciusferreiraguimaraes77@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]