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HISTÓRIAS ENTRELAÇADAS DE GOIÁS
2024/2 até 2026/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
MEMÓRIA SOCIAL E SUBJETIVIDADE
Diversidade Cultural, Reconhecimento e subjetividade
THAIS ALVES MARINHO
Contribuir para a promoção de uma educação histórica pluriversal, construída pelo entrelaçamento histórico de distintas temporalidades e cosmopercepções, visando a promoção de uma sociedade mais democrática.
Segundo Rosana Oliveira (2017)
“A colonialidade se faz presente tanto nas formas que foram analisadas (nos modos de habitação, de fazer história, de narrar a nação, de naturalizar a escravidão de pessoas africanas), mas também aparece nos livros de outras maneiras, como nos horizontes literários eurocentrados, na referência constante a fadas, castelos, rainhas e reis brancas/os do mundo europeu, nas distinções modernas entre arte e artesanato, ou entre folclore e literatura” (Oliveira, 2017, p. 30)
Por outro lado, a presença de representação democrática dos grupos subalternizados não garante uma discussão problematizadora sobre as origens das discriminações e problematizações (Oliveira, 2017). A decolonização do livro didático implica uma mudança em suas imagens e retóricas euro-ocidentais que possa dar a ver os modos diversos de subalternização de forma pluriversal e os saberes que têm sido silenciados, caracterizados por outras formas de relacionar-se com a terra, com a espiritualide, com a natureza e demais seres vivos e de habitar o planeta.
Por isso, propomos, a partir dos resultados obtidos com a análise dos livros didáticos, a elaboração de diretrizes integradoras curriculares para o componente de História, que serão publicizadas em forma de relatório, cursos de extensão e livros paradidáticos. A análise se inscreve numa perspectiva decolonial, e busca a partir da interseccionalidade entre raça, religiosidade, sexualidade, gênero e classe, realizar levantamento bibliográfico e documental sobre a atuação de homens e mulheres, negras e indígenas, ao longo do tempo (passado e presente), para além da episteme eurocentrada, que até então, dominou a historiografia brasileira.
Esse conhecimento subsidiará a segunda etapa da pesquisa que pretende reunir estudos e pesquisas, aliados às atividades de ensino e extensão (inserção social), que visem compreender historicamente como o tema da diversidade/pluriversalidade tem sido tratado nos livros didáticos adotados pelo PNLD, especialmente, no âmbito do ensino de História, em Goiás.
A pesquisa privilegia temas relacionados: aos currículos de ensino de história em diferentes níveis e modalidades de ensino; ao ensino escolar de história e produção de identidades sociais; à diversidade cultural e às didáticas de ensino; ao ensino de História e à Educação em Direitos Humanos; ao ensino da História da África e suas Diásporas; ao ensino da História dos Indígenas; ao ensino da História das Religiões; ao ensino da História e alteridade; ao ensino da História, gênero e sexualidade; à metodologia e material didático para o ensino de História.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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ALECSANDRA PINA DE OLIVEIRA
Email: alecsandrastj@yahoo.com.br |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
ANA CLARA DUARTE AVELAR
Email: danaclara94@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
MAURO PRIMO VIEIRA
Email: mprimovieira@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
MIRIAM PEREIRA DE SOUZA FAGUNDES
Email: miriamfagundes50@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
ROSINALDA CORREA DA SILVA SIMONI
Email: rosinegra@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
SILVIA ALVES TAVARES SCOLARO
Email: silviascolaro@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
THAIS ALVES MARINHO
Email: thais_marinho@hotmail.com |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |
VINICIUS FERREIRA GUIMARAES
Email: viniciusferreiraguimaraes77@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |