Detalhes do Projeto de Pesquisa

DESNUTRIÇÃO EM AMBIENTE HOSPITALAR: MÉTODOS DE DETECÇÃO E INDICADORES DE QUALIDADE

Dados do Projeto

996

DESNUTRIÇÃO EM AMBIENTE HOSPITALAR: MÉTODOS DE DETECÇÃO E INDICADORES DE QUALIDADE

2024/1 até 2026/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE PESQUISA EM ALIMENTOS, NUTRIÇÃO E SAÚDE

Aspectos nutricionais, diagnóstico e intervenção em nutrição e saúde

LARISSA SILVA BARBOSA

Resumo do Projeto

Diante da magnitude da prevalência da desnutrição, dois passos são considerados mandatórios para o seu diagnóstico para posterior conduta nutricional: primeiro passo, a avaliação do risco nutricional e o segundo, a avaliação mais criteriosa e detalhada do estado nutricional. Essa segunda etapa tem por objetivo detectar se o paciente se mantém apenas em risco de desnutrição ou já preenche os critérios que o enquadram com algum grau de desnutrição (PATEL et al., 2014; CEDERHOLM et al., 2017; ROJER et al., 2016). Contudo, embora os prejuízos causados pela desnutrição sejam bem evidentes e conhecidos pela equipe multiprofissional, o diagnóstico da desnutrição e seu tratamento são ainda negligenciados (WAITZBERG et al., 2017). Por sua vez, os Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional (IQTN) são importantes ferramentas de avaliação e monitoramento de qualidade da Terapia Nutricional, uma vez que identifica possíveis dificuldades e falhas relacionadas aos cuidados nutricionais e possibilita uma intervenção precoce, melhorando a qualidade da assistência nutricional (SANTANA; CENICCOLA, 2017). Tendo em vista este cenário, o presente trabalho pode ser justificado pela necessidade de um diagnóstico situacional relacionado a triagem de pacientes na instituição hospitalar a fim de identificar a presença de desnutrição ou risco nutricional, possibilitando a avaliação de intervenção precoce. A importância do assunto, bem como as altas prevalências deste agravo em meio hospitalar, torna o presente estudo de extrema importância para evitar que a desnutrição se torne um problema ainda maior e interfira gravemente no estado nutricional do paciente, bem como no seu prognóstico. OBJETIVO GERAL Comparar os diferentes métodos de triagem nutricional e de avaliação do estado nutricional para detecção da desnutrição hospitalar, bem como avaliar os indicadores de qualidade de terapia nutricional utilizados na gestão e monitoramento da assistência nutricional. DELINEAMENTO DO ESTUDO Trata-se de um estudo do tipo longitudinal prospectivo. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTUDO A pesquisa será realizada nas enfermarias do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Goiás, Brasil. POPULAÇÃO DO ESTUDO O estudo será realizado em pacientes acima de 18 anos, adultos e idosos, de ambos os sexos. COLETA DE DADOS A pesquisa terá duração de três anos, com coleta de dados por três meses consecutivos por semestre de cada ano, ou seja, coleta de dados nos meses de abril, maio e junho do primeiro semestre e, coleta de dados em setembro, outubro e novembro do segundo semestre. ESTRUTURAÇÃO DO BANCO DE DADOS E ANÁLISES ESTATÍSTICAS Para construção do banco de dados será utilizado o programa Excel e, para análise estatística o programa STATA/SE versão 12.0.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Comparar os diferentes métodos de triagem nutricional e de avaliação do estado nutricional para detecção da desnutrição hospitalar, bem como avaliar os indicadores de qualidade de terapia nutricional utilizados na gestão e monitoramento da assistência nutricional.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Caracterizar o perfil demográfico, clínico e laboratorial da população em estudo; 

- Identificar o estado nutricional da população em estudo pelos diferentes instrumentos de triagem nutricional;

- Comparar os instrumentos de avaliação do estado nutricional; 

- Avaliar a frequência de ingestão oral dos pacientes hospitalizados;

- Avaliar a frequência de abordagem nutricional do paciente para cada nível de assistência nutricional;

- Verificar a frequência de realização de triagem nutricional em pacientes hospitalizados;

- Verificar a frequência de medida de Índice de Massa Corporal (IMC);

- Verificar a frequência de realização de anamnese nutricional com pacientes hospitalizados;

- Analisar a frequência de reavaliação periódica dos pacientes;

- Avaliar a frequência de medida ou estimativa do gasto energético e necessidades proteicas;

- Verificar a frequência de pacientes em catabolismo proteico; 

- Verificar a frequência de pacientes em jejum por mais de 24 horas;

- Verificar a frequência de ensaios bioquímicos na avaliação nutricional inicial;

- Avaliar a frequência de indicação da Terapia Nutricional Enteral (TNE) conforme diretrizes preestabelecidas.

Justificativa

Diante da magnitude da prevalência da desnutrição, dois passos são considerados mandatórios para o seu diagnóstico para posterior conduta nutricional: primeiro passo, a avaliação do risco nutricional e o segundo, a avaliação mais criteriosa e detalhada do estado nutricional. Essa segunda etapa tem por objetivo detectar se o paciente se mantém apenas em risco de desnutrição ou já preenche os critérios que o enquadram com algum grau de desnutrição (PATEL et al., 2014; CEDERHOLM et al., 2017; ROJER et al., 2016). Contudo, embora os prejuízos causados pela desnutrição sejam bem evidentes e conhecidos pela equipe multiprofissional, o diagnóstico da desnutrição e seu tratamento são ainda negligenciados (WAITZBERG et al., 2017).

Por sua vez, os Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional (IQTN) são importantes ferramentas de avaliação e monitoramento de qualidade da Terapia Nutricional, uma vez que identifica possíveis dificuldades e falhas relacionadas aos cuidados nutricionais e possibilita uma intervenção precoce, melhorando a qualidade da assistência nutricional (SANTANA; CENICCOLA, 2017). 

Tendo em vista este cenário, o presente trabalho pode ser justificado pela necessidade de um diagnóstico situacional relacionado a triagem de pacientes na instituição hospitalar a fim de identificar a presença de desnutrição ou risco nutricional, possibilitando a avaliação de intervenção precoce. 

A importância do assunto, bem como as altas prevalências deste agravo em meio hospitalar, torna o presente estudo de extrema importância para evitar que a desnutrição se torne um problema ainda maior e interfira gravemente no estado nutricional do paciente, bem como no seu prognóstico.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ALESSANDRA MACEDO SARA DA SILVA
Email: sarasilva@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
AMANDA GOULART DE OLIVEIRA SOUSA
Email: goulart.amanda@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
LARISSA SILVA BARBOSA
Email: larissanutri@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]