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REDE DE CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL: ESTRATÉGIAS COMPARTILHADAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO NA ESCOLA
2024/1 até 2025/2
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE
NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS E PESQUISAS EM SAÚDE MENTAL
promoção a saúde
PAULA CANDIDA DA SILVA DIAS
OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
- Propor a expansão das ações do Programa Saúde na Escola (PSE) em uma unidade municipal de Goiânia, com vistas ao fortalecimento da Rede de Saúde Mental do território.
2.2. Objetivos Específicos
A aproximação com o campo deste estudo se deu através do desenvolvimento de ações e parcerias durante o Internato I (que se caracteriza pela prática supervisionada no último ano da graduação de estudantes do curso de enfermagem). Que até então só comtemplava atividades ligadas a antropometria e o teste de snelen.
Mediante as vivencias e os relatos trazidos rotineiramente pela direção e pelos professores dessa unidade escolar, durante os 3 anos de parceria a qual foi e continua a ser coordenada pela professora proponente deste estudo, ficou clara a urgente necessidade de atendimento a questões psicossociais e a divulgação de informações sobre os equipamentos de saúde e em especial de Saúde Mental, estendendo-se para os equipamentos sociais, disponíveis no território, bem como a importância do preparo dos colaboradores e dos pares (no caso dos próprios alunos) para intervenções pontuais no gerenciamento de crise.
Desta maneira, a inserção da Rede de Atenção Psicossocial no contexto do Programa Saúde na Escola, se justifica pela necessidade de integrar serviços de saúde mental com o ambiente escolar, proporcionando um suporte mais abrangente e efetivo para crianças e educadores (Borges et al., 2019). Cientes de que a articulação entre os serviços de saúde e educação, potencializam a prevenção e o suporte às questões de saúde mental na comunidade escolar (Organização Mundial da Saúde, 2019).
Destacamos ainda, que foi promulgada no dia 16 de janeiro de 2024 a lei nº 14.819, que Institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares (BRASIL, 2024), o que evidencia e justifica nossa intervenção precoce no município de Goiânia no ano de 2021, mesmo que de forma tímida e sem nenhum tipo de financiamento.
É importante salientar que o estudo propõem um tripe: ensino, extensão e pesquisa, e que será desenvolvido dentro de uma abordagem metodológica que da robustez a participação dos acadêmicos dos cursos de enfermagem (alunos do internato e alunos de iniciação cientifica), com a proposta de se estender para os cursos de Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, Serviço Social e Medicina, além dos Pós-graduandos do nível lato sensu e stricto sensu, como membros ativos em todas as etapas do trabalho. É sabido que a participação dos estudantes universitários proporciona um enriquecimento mútuo, promovendo aprendizado, reflexão e engajamento na comunidade (GIBBS et al., 2017).
Nesse sentido, a presente proposta visa estabelecer uma parceria entre a Universidade Católica de Goiás representada pelos integrantes do grupo de Estudos em Saúde Mental da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, pela coordenação do curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás com a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Goiânia e a Secretaria Municipal de Educação também do município de Goiânia, representados por profissionais do Distrito Sanitário regional e profissionais da comunidade escolar adscrita. É importante registrar o desejo de ampliação futura para toda rede escolar municipal. S
Salientamos uma valiosa colaboração internacional e parceria como componente da equipe de pesquisa, trata-se de uma expertise no método que será empregado, e profissional e pesquisadora com formação na área de Saúde Mental e ampla atuação em projetos ligados a redução de desigualdades, docente do Departamento de Enfermagem da Universidade da Flórida, Estados Unidos da América (EUA).
Cabe ainda mencionar, que este projeto se enquadra dentre as perspectivas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (2015), adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas, o qual fornece um plano partilhado para a paz e a prosperidade para as pessoas e para o planeta, agora e no futuro. No seu cerne estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que constituem um apelo urgente à ação de todos os países, os desenvolvidos e os em desenvolvimento, em uma parceria global e no reconhecimento de que é fundamental se preocupar com a conscientização sobre as questões climáticas, acabar com a pobreza e outras privações, e que isso deve ser acompanhado de estratégias que melhorem a saúde e a educação e reduzam as desigualdades.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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PAULA CANDIDA DA SILVA DIAS
Email: pauladias.candida@gmail.com |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |