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LETRAMENTO EM SAÚDE E A SUA INFLUENCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE ENFERMAGEM
2024/2 até 2026/2
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE
GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E INTEGRALIDADE DO CUIDADO
Promoção da Saúde
LAIDILCE TELES ZATTA SANTOS
Objetivo Geral
Analisar os aspectos relacionados ao letramento em saúde envolvidos na comunicação de estudantes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior comunitária, com vocação filantrópica, de uma capital brasileira.
Objetivos Específicos
- Identificar a condição de letramento em saúde de estudantes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior comunitária, com vocação filantrópica de uma capital brasileira.
- Realizar intervenção educativa considerando os princípios do letramento em saúde de estudantes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior comunitária, com vocação filantrópica de uma capital brasileira.
Utilizá-lo para mensurar a condição de letramento em saúde dos estudantes de enfermagem permitirá que eles avaliem suas próprias habilidades cognitivas e os fatores contextuais relacionados ao seu próprio acesso, compreensão e uso de informações em saúde. Isso possibilitará compreender os desafios e pontos fortes para cuidarem de si e ampliar suas habilidades para controlar sua própria saúde. A partir daí, acredita-se que possam reconhecer a necessidade de aperfeiçoamento para se comunicarem com aqueles que estarão sob seus cuidados no cotidiano profissional.
Estratégias de intervenção poderão ser elaboradas de acordo com os princípios do LS, bem como dos resultados obtidos com a aplicação do HLQ-Br, e assim contribuir para a construção da autonomia e protagonismo do estudante na produção do cuidado em saúde.
No estudo de Coelho et al. (2018) foi evidenciando que os profissionais consideram que há lacunas no seu conhecimento e não tem informações o suficiente que necessitam para viver e gerenciar suas preocupações com a saúde, com isso, demonstram limitação no próprio letramento, demonstrando insegurança quanto ao domínio de toda informação que precisam para o cuidar da sua saúde.
Ter informações suficientes para cuidar da saúde faz com que o processo de cuidar seja eficaz, uma vez que os profissionais de saúde também precisam ser letrados em saúde e compreender os desafios que as pessoas enfrentam ao tentar encontrar e compreender as informações em saúde, bem como em utilizar os serviços de saúde. Sendo assim, deve-se garantir desde a formação desses profissionais, que os mesmos sejam capazes de fornecer cuidados que atendam às necessidades daqueles que os abordam como profissionais (Elsborg, Krossdal; Kayser, 2017), a partir de informações para cuidar da própria saúde, que sejam úteis a si mesmos e aqueles sob seus cuidados.
Ainda de acordo com o estudo de Silva et al. (2020), foi observada limitações dos profissionais residentes em relação a capacidade de navegar no sistema de saúde, assim como no presente estudo. Dados semelhantes também foram encontrados no estudo de Rabahah et al. (2019) em estudantes universitários.
No estudo de Mullan et al. (2017) que avaliou o LS de estudantes universitários da área da saúde, por meio do HLQ, foi sugerido que pelos autores que abordagens sobre LS sejam incluídas nos currículos dos cursos de graduação, uma vez que isso potencialmente beneficiaria a capacidade dos alunos em comunicar-se com os pacientes, contribuindo para melhora dos resultados de saúde, bem como influenciar positivamente a capacidade em alunos de cuidar da própria saúde com sucesso.
No entanto, é preocupante que uma proporção considerável de futuros profissionais da saúde ingressem em suas vidas profissionais com lacunas em sua compreensão sobre o funcionamento dos sistemas de saúde. Mesmo que esses profissionais não tenham tido experiências pessoais com o sistema de saúde, eles devem ser capazes de ajudar seus pacientes / clientes a fazê-lo. Esta é obviamente uma área que precisa mais atenção (Mullan et al., 2017).
Estudos internacionais afirmam que os profissionais de saúde não têm condições de LS adequadas para o que se espera de quem atua no setor da saúde, com condições distintas de LS das pessoas sob seus cuidados, e ainda referenciam a necessidade de investir no treinamento desses profissionais (Coleman et al., 2016; Vamos et al., 2016).
Os estudos de Mackert; Ball; Lopez (2011) e Coleman; Fromer (2015) mostram que uma modesta intervenção educacional pode afetar positivamente o conhecimento, as habilidades e os comportamentos dos profissionais de saúde sobre letramento em saúde.
Profissionais de saúde são atores importantes na capacitação e fornecimento de informações de pacientes e seus familiares (Sauders et al., 2019). Isso significa que, devem ter confiança para identificar e melhor interagir com a população sob seus cuidados, independente do contexto de LS (Silva et al., 2020).
E assim, o presente estudo busca subsídios para responder à seguinte questão de pesquisa: “Qual a condição de letramento em saúde de estudantes curso de enfermagem de uma instituição de ens
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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LAIDILCE TELES ZATTA SANTOS
Email: laidteles@hotmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
LIVÍA MACHADO MENDONÇA
Email: liviamachadomendonca@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
MARINA ALEIXO DINIZ REZENDE
Email: marinadinizpuc@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
SERGIANE BISINOTO ALVES
Email: enfsergianebisinoto@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
SILVIO JOSE DE QUEIROZ
Email: silvio.resgate@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
VANESSA DA SILVA CARVALHO VILA
Email: vanessa.enf@pucgoias.edu.br |
Pesquisador | Líder | [professor] | [doutor] |