Detalhes do Projeto de Pesquisa

LETRAMENTO EM SAÚDE E A SUA INFLUENCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE ENFERMAGEM

Dados do Projeto

981

LETRAMENTO EM SAÚDE E A SUA INFLUENCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE ENFERMAGEM

2024/2 até 2026/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E INTEGRALIDADE DO CUIDADO

Promoção da Saúde

LAIDILCE TELES ZATTA SANTOS

Resumo do Projeto

Introdução: O aumento do interesse no LS permitirá qualificar os cuidados em saúde, prevenção de doenças e promoção da saúde de forma geral. No entanto, para que haja impacto, faz-se necessário que a temática seja prioridade por todas as partes envolvidas, a começar pela formação acadêmica. É válido lembrar que a comunicação está associada ao grau de letramento em saúde das pessoas, que permite melhora no acesso às informações em saúde e a capacidade do indivíduo em usá-las. Estudos demonstram que os profissionais de saúde nos EUA e Europa, possuem limitação na compreensão do LS, fato esse que prejudica as habilidades necessárias para atender as necessidades e preferências da população sob seus cuidados. Assim sendo, o pressuposto deste estudo é que o letramento inadequado de estudantes de enfermagem pode estar interferindo na qualidade da assistência ofertada após formação acadêmica. Dessa forma questiona-se: ¿Qual a condição de letramento em saúde de estudantes curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior comunitária, com vocação filantrópica, de uma capital brasileira?¿ Objetivo geral: Analisar os aspectos relacionados ao letramento em saúde envolvidos na comunicação de estudantes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior comunitária, com vocação filantrópica, de uma capital brasileira. Objetivos específicos: a) Identificar a condição de letramento em saúde de estudantes do curso de enfermagem; b) Realizar intervenção educativa considerando os princípios do letramento em saúde de estudantes do curso de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo analítico, a ser desenvolvido com estudantes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior comunitária, com vocação filantrópica de uma capital brasileira. Serão incluídos no estudo todos os estudantes devidamente matriculados no curso de Enfermagem, e que estejam cursando a partir do sexto período de graduação. Serão excluídos do estudo os estudantes que tiverem de licença médica ou aqueles que tiverem faltado a aula, no dia da coleta de dados. Para a coleta de dados, serão utilizados: formulários contendo questões relacionadas a aspectos sociodemográficos, o instrumento Health Literacy Questionnaire em sua versão brasileira. Após obtenção dos resultados da aplicação do HLQ-Br, será realizada sensibilização do grupo de estudantes de forma a atentarem para as necessidades de LS. Após a sensibilização, serão fornecidos momentos de reflexão e apresentação de estratégias de intervenção educativa (IE), que podem ser utilizadas para melhorar as necessidades identificadas nos resultados, bem como reforçar as potencialidades do grupo, de forma a obter melhores desfechos na formação acadêmica. A IE será realizada através de oficinas de educação permanente que acontecerão em salas de aula da universidade, com todos os estudantes do curso de enfermagem, que quiserem participar, voluntariamente, bem como com os professores coordenadores de módulo do curso. Para análise dos dados sociodemográficos serão realizadas frequências absolutas e relativas para análise descritiva das variáveis categóricas; e na descrição das variáveis numéricas serão utilizadas medidas de posição, tendência central e dispersão, utilizando procedimentos da estatística descritiva para frequência simples e medidas de tendência central. Espera-se como resultados desse estudo contribuir com a melhora da qualidade da assistência prestada pelo enfermeiro, a partir de uma formação acadêmica que segue os pressupostos do letramento em saúde e, dessa forma, melhorar a comunicação entre profissionais de saúde e pacientes, contribuindo na melhora da obtenção, processamento e compreensão das informações em saúde, proporcionando a redução de reinternações por causas evitáveis, redução de gastos hospitalares, gestão de leitos hospitalares e melhora da qualidade de vida.

Objetivos

Objetivo Geral

Analisar os aspectos relacionados ao letramento em saúde envolvidos na comunicação de estudantes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior comunitária, com vocação filantrópica, de uma capital brasileira.


Objetivos Específicos

- Identificar a condição de letramento em saúde de estudantes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior comunitária, com vocação filantrópica de uma capital brasileira.


- Realizar intervenção educativa considerando os princípios do letramento em saúde de estudantes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior comunitária, com vocação filantrópica de uma capital brasileira.


Justificativa

Utilizá-lo para mensurar a condição de letramento em saúde dos estudantes de enfermagem permitirá que eles avaliem suas próprias habilidades cognitivas e os fatores contextuais relacionados ao seu próprio acesso, compreensão e uso de informações em saúde. Isso possibilitará compreender os desafios e pontos fortes para cuidarem de si e ampliar suas habilidades para controlar sua própria saúde. A partir daí, acredita-se que possam reconhecer a necessidade de aperfeiçoamento para se comunicarem com aqueles que estarão sob seus cuidados no cotidiano profissional. 

Estratégias de intervenção poderão ser elaboradas de acordo com os princípios do LS, bem como dos resultados obtidos com a aplicação do HLQ-Br, e assim contribuir para a construção da autonomia e protagonismo do estudante na produção do cuidado em saúde

No estudo de Coelho et al. (2018) foi evidenciando que os profissionais consideram que há lacunas no seu conhecimento e não tem informações o suficiente que necessitam para viver e gerenciar suas preocupações com a saúde, com isso, demonstram limitação no próprio letramento, demonstrando insegurança quanto ao domínio de toda informação que precisam para o cuidar da sua saúde. 

Ter informações suficientes para cuidar da saúde faz com que o processo de cuidar seja eficaz, uma vez que os profissionais de saúde também precisam ser letrados em saúde e compreender os desafios que as pessoas enfrentam ao tentar encontrar e compreender as informações em saúde, bem como em utilizar os serviços de saúde. Sendo assim, deve-se garantir desde a formação desses profissionais, que os mesmos sejam capazes de fornecer cuidados que atendam às necessidades daqueles que os abordam como profissionais (Elsborg, Krossdal; Kayser, 2017), a partir de informações para cuidar da própria saúde, que sejam úteis a si mesmos e aqueles sob seus cuidados. 

Ainda de acordo com o estudo de Silva et al. (2020), foi observada limitações dos profissionais residentes em relação a capacidade de navegar no sistema de saúde, assim como no presente estudo. Dados semelhantes também foram encontrados no estudo de Rabahah et al. (2019) em estudantes universitários. 

No estudo de Mullan et al. (2017) que avaliou o LS de estudantes universitários da área da saúde, por meio do HLQ, foi sugerido que pelos autores que abordagens sobre LS sejam incluídas nos currículos dos cursos de graduação, uma vez que isso potencialmente beneficiaria a capacidade dos alunos em comunicar-se com os pacientes, contribuindo para melhora dos resultados de saúde, bem como influenciar positivamente a capacidade em alunos de cuidar da própria saúde com sucesso. 

No entanto, é preocupante que uma proporçãconsiderável de futuros profissionais da saúde ingressem em suas vidas profissionais com lacunas em sua compreensão sobre o funcionamento dos sistemas de saúde. Mesmo que esses profissionais não tenham tido experiências pessoais com o sistema de saúde, eles devem ser capazes de ajudar seus pacientes / clientes a fazê-lo. Esta é obviamente uma área que precisa mais atenção (Mullan et al., 2017).

Estudos internacionais afirmam que os profissionais de saúde não têm condições de LS adequadas para o que se espera de quem atua no setor da saúde, com condições distintas de LS das pessoas sob seus cuidados, e ainda referenciam a necessidade de investir no treinamento desses profissionais (Coleman et al., 2016; Vamos et al., 2016). 

Os estudos de Mackert; Ball; Lopez (2011) e Coleman; Fromer (2015) mostram que uma modesta intervenção educacional pode afetar positivamente o conhecimento, as habilidades e os comportamentos dos profissionais de saúde sobre letramento em saúde

Profissionais de saúde são atores importantes na capacitação e fornecimento de informações de pacientes e seus familiares (Sauders et al., 2019). Isso significa que, devem ter confiança para identificar e melhor interagir com a população sob seus cuidados, independente do contexto de LS (Silva et al., 2020).

E assim, o presente estudo busca subsídios para responder à seguinte questão de pesquisa: “Qual a condição de letramento em saúde de estudantes curso de enfermagem de uma instituição de ens

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
LAIDILCE TELES ZATTA SANTOS
Email: laidteles@hotmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]
LIVÍA MACHADO MENDONÇA
Email: liviamachadomendonca@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
MARINA ALEIXO DINIZ REZENDE
Email: marinadinizpuc@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
SERGIANE BISINOTO ALVES
Email: enfsergianebisinoto@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
SILVIO JOSE DE QUEIROZ
Email: silvio.resgate@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
VANESSA DA SILVA CARVALHO VILA
Email: vanessa.enf@pucgoias.edu.br
Pesquisador Líder [professor] [doutor]