Detalhes do Projeto de Pesquisa

A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE SANTO TOMÁS DE AQUINO PARA A TEOLOGIA: QUESTÕES DE ANTROPOLOGIA, CRISTOLOGIA E TRINDADE

Dados do Projeto

966

A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE SANTO TOMÁS DE AQUINO PARA A TEOLOGIA: QUESTÕES DE ANTROPOLOGIA, CRISTOLOGIA E TRINDADE

2024/1 até 2029/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

TEOLOGIA, PESSOA E SOCIEDADE

Teologia Bíblica

RAQUEL MENDES BORGES

Resumo do Projeto

Este projeto analisa o pensamento de S. Tomás em sua atualidade para a teologia, especialmente nas discussões antropológicas, Cristológicas e da santíssima Trindade. Começamos fazendo uma passagem pelos elementos bíblicos de Isaías 40 e o comentário de Tomás de Aquino ao mesmo texto, com destaque para o conceito teológico e filosófico de providência divina. Passaremos pela análise teológica do termo pecado e santidade. Para a atualidade dos temas queremos enfatizar os fundamentos do pensamento tomista. Os fundamentos enfatizam os pressupostos, preocupam-se com a conduta da reflexão e certamente favorecem as conclusões. O primeiro capítulo faz uma análise da providência e criação de Deus. O segundo apresenta o pensamento de Tomás de Aquino sobre o pecado. E o terceiro relaciona o pensamento do teólogo, em torno dos temas da providência, criação, pecado e santidade. Para a análise do texto de Santo Tomás, no contexto da atualidade, há uma pergunta norteadora. Em meio ao sofrimento, é possível ser consolado pela providência divina? O profeta Isaías apresenta a mão do Senhor se estende sobre seu povo, com poder criador e restaurador. Para Tomás, a base da argumentação é a ideia do que Deus é criador e sua providência é sábia. Para Isaías, Deus é santo, eterno e criador, possui palavra eficaz, braço poderoso, atuação pastoril junto às ovelhas, domínio sobre a natureza, poder sobre príncipes e juízes e condução da história humana. Para Tomás, Deus possui os atributos de criação, perfeição, bondade e onipotência. A hipótese desenvolvida, portanto, é a seguinte: a compreensão do dado revelado sobre o Deus providente da Bíblia norteia o pensamento teológico tomista do Deus providente, que a seu povo conduz retirando do pecado e conduzindo à santidade.

Objetivos

3.1. Objetivo Geral 

Trazer para a atualidade da teologia o pensamento de Santo Tomás de Aquino sobre questões da antropologia, cristologia e Trindade, com destaque aos temas da providência, criação, pecado e santidade.


3.2. Objetivos Específicos 

  • Analisar a teologia dos textos da Suma Teológica de Santo Tomás sobre providência, criação, pecado e santidade.
  •  Caracterizar o sentido da reflexão tomista no contexto dos temas da providência, criação, pecado e santidade;
  • Articular os textos tomistas com o pensamento teológico da Igreja atual tendo em conta a sua necessidade.

Justificativa

Conhecer o itinerário teológico de Tomás de Aquino é hoje uma oportunidade única para ampliar a mente. A primeira motivação para esta pesquisa é acadêmica e pessoal. Acadêmica porque ao longo dos meus quatorze anos de magistério na área de filosofia e teologia sempre trabalhei com o pensamento de S. Tomás e é notório o quanto os alunos se encantam pela forma estruturante de pensar deste autor. Pessoal porque a vida me levou por dois caminhos paralelos que em minha juventude não entendi, tentei sair, mas fui me envolvendo e por fim me vi vivendo esta realidade da fé e razão juntas. Estou professora de filosofia e teologia. Mente e coração sempre lidando com duas realidades que não entendo divididas, mas duas realidades que continuamente dialogam e me possibilitam uma estabilidade sempre mais profunda tanto na fé como na razão. Pessoalmente tenho duas paixões que é a teologia com foco na profecia bíblica e a filosofia tomista. Uma vez que S. Tomás une de modo perfeito estas duas realidades e se torna um autor sempre atual vejo nele um universo de pesquisa a ser conhecido sempre mais. Ao longo dos anos, como professora, sempre encontrei entre meus alunos quem se interessa a pesquisar mais sobre a teologia e filosofia tomista.

Santo Tomás tem uma postura intelectual que oferece aos seus leitores uma condição para ordenação do discurso humano de forma simples e indica caminhos lógicos e estruturantes para a verdade. Na atualidade possivelmente a forma da escrita medieval pode gerar estranhamento. É possível ao pesquisador mostrar um exame mais detalhado das obras do Aquinate, revelar suas consistências teóricas remontando à uma grande apreciação de Tomás de Aquino para as novas gerações de pesquisadores.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
RAQUEL MENDES BORGES
Email: sanctumopus23@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]