Detalhes do Projeto de Pesquisa

UTILIZAÇÃO DE ANÁLISES HISTOMORFOMÉTRICAS NO ESTUDO DE NEOPLASIAS DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS

Dados do Projeto

950

UTILIZAÇÃO DE ANÁLISES HISTOMORFOMÉTRICAS NO ESTUDO DE NEOPLASIAS DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS

2024/1 até 2027/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

CLÍNICA, CIRURGIA E PATOLOGIA ANIMAL

Patologia Clínica e Anatomopatologia Animal

EDUARDO DE PAULA NASCENTE

Resumo do Projeto

A histomorfometria é uma abordagem analítica e quantitativa empregada nas diferentes áreas das ciências biológicas a agrárias, com o principal intuito de mensurar e investigar as características morfológicas de tecidos biológicos, principalmente células. Este procedimento geralmente engloba a análise meticulosa de seções histológicas, que são tecidos fixados, seccionados e corados, sob a visualização de um microscópio. Essa abordagem analítica oferece uma compreensão detalhada dos processos fisiológicos e patológicos nos tecidos biológicos, fornecendo insights valiosos para avanços significativos na medicina e na ciência biomédica. Nesse sentido, a histomorfometria também tem sido amplamente utilizada no âmbito da oncologia, principalmente no estudo de neoplasias malignas que afetam os animais domésticos. Além disso, o estudo das neoplasias em animais domésticos desempenha um papel crucial na investigação translacional, fornecendo resultados valiosos para a compreensão e manejo das neoplasias em humanos. Objetiva-se com este projeto aplicar diferentes ferramentas adotadas no estudo histomorfométrico de neoplasias benignas e malignas que acometem os animais domésticos, buscando caracterizar morfologicamente e quantificar medidas das diferentes estruturas celulares e tissulares (microambiente tumoral). Serão selecionados casos de neoplasias da rotina anatomopatológica veterinária, com posterior realização de fotomicrografias das lâminas histológicas de cada caso pertencente ao acervo. Diferentes parâmetros analíticos serão empregados na avaliação das imagens obtidas, como densidade celular, taxa de proliferação celular (contagem de figuras de mitose), áreas de necrose tumoral, densidade microvascular intra e peritumoral, extensão de invasão tumoral em tecidos adjacentes, densidade de infiltrado inflamatório peri e intratumoral, caracterização de heterogeneidade nuclear e nucleolar por meio de aferições de tamanho e formatos, focos de hemorragia e outros. Com a finalização do projeto espera-se caracterizar morfologicamente e quantificar diferentes aspectos teciduais e celulares das neoplasias benignas e malignas de origens epitelial, mesenquimal, germinativas e de células redondas que acometem os animais domésticos.

Objetivos

Aplicar diferentes ferramentas adotadas no estudo histomorfométrico de neoplasias benignas e malignas que acometem os animais domésticos, buscando caracterizar morfologicamente e quantificar medidas das diferentes estruturas celulares e tissulares (microambiente tumoral). 

Justificativa

Conforme apresentado anteriormente, é notório que as análises histomorfométricas oferecem uma abordagem sistemática e quantitativa para investigar as características microscópicas das neoplasias, fornecendo informações valiosas sobre a composição celular, arquitetura tecidual, proliferação celular e invasão tumoral. Logo, os dados histomorfométricos são essenciais para a classificação histopatológica precisa das neoplasias. Além disso, a aplicação de análises histomorfométricas no estudo das neoplasias dos animais domésticos pode contribuir para avanços significativos na medicina comparativa e translacional. Como os animais domésticos compartilham muitas semelhanças biológicas e ambientais com os seres humanos, as descobertas obtidas nesse contexto podem ter relevância direta para a compreensão e o tratamento de neoplasias em humanos. Portanto, a pesquisa proposta visa preencher lacunas no conhecimento atual sobre neoplasias em animais domésticos, utilizando análises histomorfométricas como uma ferramenta poderosa para investigar aspectos morfológicos das neoplasias e seu impacto clínico. Os resultados deste estudo têm o potencial de auxiliar no diagnóstico, prognóstico e, futuramente, no manejo terapêutico destas enfermidades.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ANA MARIA DE SOUZA ALMEIDA
Email: ana_almeida@ufg.br
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]
DYONNATAN FERREIRA MAIA
Email: dyonnatan@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [mestre]
EDUARDO DE PAULA NASCENTE
Email: eduardopaula@pucgoias.edu.br
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]
ESTELA VIEIRA DE SOUZA SILVA
Email: estela@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
GABRIEL DE ABREU PFRIMER
Email: gabrielabreu@pucgoias.edu.br
Pesquisador Líder [professor] [doutor]
GUSTAVO LAGE COSTA
Email: gustavolage@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
IAGO MARTINS OLIVEIRA
Email: iagomartins@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
MOEMA PACHECO CHEDIAK MATOS
Email: mpcmatos@ufg.br
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]
RAUANE SOUSA DE MOURA
Email: rauane@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
THAYS DE CAMPOS TRENTIN
Email: thaystreintin@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
URSULA NUNES RAUECKER
Email: ursula@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]