Detalhes do Projeto de Pesquisa

PPBIO ARAGUAIA: ECOLOGIA MOLECULAR E DIMENSÕES DA BIODIVERSIDADE

Dados do Projeto

944

PPBIO ARAGUAIA: ECOLOGIA MOLECULAR E DIMENSÕES DA BIODIVERSIDADE

2024/1 até 2029/1

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL

Ecologia molecular, genética e conservação

MARIANA PIRES DE CAMPOS TELLES

Resumo do Projeto

O projeto possui grande relevância e impacto para o Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) do CNPq, objetivando ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira, preenchendo as diversas lacunas em relação à diversidade taxonômica e genética da bacia do rio Araguaia. Os resultados gerados neste projeto sobre a biodiversidade (dados e metadados) serão disponibilizados na plataforma do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) e outros sistemas associados (i.e, BOLD, NCBI). Além de contribuir para o conhecimento da biodiversidade da Bacia do rio Araguaia, minimizando, ao menos parcialmente, vieses taxonômicos e déficits de conhecimento da biodiversidade, as análises baseadas em ¿unidades básicas de amostragem¿ padronizadas propostas neste projeto também contribuirão para elucidar questões prementes relacionadas com a elaboração de políticas públicas para a conservação da biodiversidade. Especificamente, os dados obtidos no presente projeto também serão utilizados para testar se há congruência entre os padrões espaciais de biodiversidade observados para os diferentes grupos biológicos. Por exemplo, a eficiência geral de abordagens de priorização espacial para estabelecer áreas para a conservação da biodiversidade, sua restauração ou monitoramento baseada em grupos indicadores depende do nível de concordância entre os diferentes táxons (Westagate et al., 2014). A análise simultânea de diferentes grupos biológicos também permitirá avaliar quais grupos apresentam respostas consistentes à variação ambiental (natural e antropogênica) e, portanto, subsidiar a seleção de bioindicadores em programas de biomonitoramento (assumindo a validade da abordagem de substituição do tempo pelo espaço). Ao mesmo tempo, serão desenvolvidas e testadas metodologias inovadoras para avaliação e monitoramento da biodiversidade baseadas em análises genômicas e de DNA ambiental (eDNA). As estratégias para definir metas e objetivos mais específicos a partir dos problemas definidos anteriormente, bem como os dados e as metodologias necessárias para alcançá-las, estão apresentadas de forma detalhada nos três projetos associados apresentados.

Objetivos

O objetivo geral deste projeto associado ao PPBio Araguaia é avançar na aplicação de metodologias inovadoras de genética e genômica populacional a fim de responder a diferentes questões sobre diferentes níveis da biodiversidade em escala regional, em uma ação sinérgica em relação aos demais projetos da rede. As ferramentas moleculares serão utilizadas em três conjuntos de atividades, envolvendo análise de padrões de DNA ambiental (eDNA), análises de genômica populacional para algumas espécies indicadores e/ou de importância econômica ou para conservação, e desenvolvimento de barcode para diversas espécies da região, fornecendo as bases para futuros programas de identificação molecular e apoio ao monitoramento não-invasivo.

Justificativa

A ecologia molecular é uma área interdisciplinar que combina conceitos de ecologia, biologia molecular e genética para acessar informações sobre a biodiversidade (Freeland, 2005). Para tanto, utiliza diversos métodos moleculares para responder questões nos diferentes níveis da biodiversidade (genes, espécies, populações, comunidades e ecossistemas), criando ferramentas poderosas capazes de identificar padrões e processos e viabilizar ações não-invasivas de monitoramento. Entretanto, o conhecimento sobre os padrões de diversidade genética e genômica de espécies tropicais, em particular de espécies brasileiras, ainda é incipiente, principalmente em função da grande diversidade em escala continental. Neste projeto associado ao PPBio Araguaia o objetivo é avançar na aplicação de metodologias inovadoras em genética e genômica populacional a fim de responder a diferentes questões, de forma integrada aos demais projetos da rede. As ferramentas moleculares serão utilizadas em três conjuntos de atividades, envolvendo análise de padrões de DNA ambiental (eDNA), análise de genômica populacional para algumas espécies indicadores e/ou de importância econômica ou para conservação, e desenvolvimento de barcode para diversas espécies, fornecendo as bases para futuros programas de identificação molecular e apoio ao monitoramento.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
FLAVIA MELO RODRIGUES
Email: rflamelo@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
MARIANA PIRES DE CAMPOS TELLES
Email: maritelles@pucgoias.edu.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]
WILIAN VAZ SILVA
Email: herpetovaz@gmail.com
Pesquisador Líder [professor] [doutor]