Detalhes do Projeto de Pesquisa

OPERACIONALIZAÇÃO DOS TESTES RÁPIDOS PARA IST NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM GOIÂNIA: BARREIRAS E FACILIDADES

Dados do Projeto

934

OPERACIONALIZAÇÃO DOS TESTES RÁPIDOS PARA IST NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM GOIÂNIA: BARREIRAS E FACILIDADES

2024/2 até 2026/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E INTEGRALIDADE DO CUIDADO

Promoção da Saúde

PAULIE MARCELLY RIBEIRO DOS SANTOS

Resumo do Projeto

As infecções de transmissão sexual constituem um importante problema de saúde pública e dentre estas, o vírus da imunodeficiência humana (HIV), sífilis, hepatite B e C podem ser facilmente detectadas pela realização de testes rápidos. Assim, o objetivo do presente estudo é conhecer a operacionalização dos testes rápidos para às infecções sexualmente transmissíveis na atenção primária à saúde no município de Goiânia. Será realizado um estudo misto do tipo explanatória sequencial (QUANTI- quali). Na abordagem quantitativa, será realizado o levantamento do quantitativo de testes rápidos realizados por unidade de saúde, no ano de 2023, conforme a distribuição dos distritos sanitários e as características sociodemográficas dos profissionais executores do teste, que serão coletados via formulário on-line. Já na abordagem qualitativa, de cada distrito sanitário será selecionada a unidade de saúde com maior quantitativo de testes rápido realizados. Todos os profissionais que participaram anteriormente serão convidados a participarem dessa etapa e a coleta de dados será por meio de entrevista presencial, com um roteiro contendo perguntas norteadoras relacionadas as barreiras e facilidades para a execução dos testes rápidos. O termo de consentimento livre esclarecido será apresentado em cada etapa da pesquisa, após aprovação do Comitê de Ética da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para o aprimoramento dessa prática na atenção primária à saúde, além do reconhecimento da importância destes testes para a quebra da cadeia de transmissão destas infecções.

Objetivos

 Objetivo Geral: 

  • Conhecer a operacionalização dos testes rápidos para às IST na atenção primária à saúde no município de Goiânia. 


Objetivos específicos


Objetivo 1

  • Identificar a quantidade de testes rápidos realizados no município de Goiânia, segundo distritos sanitários. 
  • Identificar os recursos humanos envolvidos na operacionalização dos TR em Goiânia.
  • Descrever as características sociodemográficas e profissionais dos indivíduos envolvidos na execução dos TR;
  • Descrever as atividades desenvolvidas por categoria profissional na execução dos TR.


Objetivo 2

  • Conhecer a percepção dos profissionais quanto as barreiras e facilidades para a realização dos TR, bem como a importância da oferta para a população.

Justificativa

Os resultados obtidos contribuirão para o (re)conhecimento da situação atual da oferta dos TR para a população no município e proporcionará subsídios para a elaboração de estratégias que minimize potenciais barreiras e fortaleça as facilidades, de modo que os profissionais de saúde e a comunidade assistida sejam beneficiados, tendo em vista a importância destas infecções no contexto da saúde pública.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
PAULIE MARCELLY RIBEIRO DOS SANTOS
Email: paulie@pucgoias.edu.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]