933
RELEVÂNCIA DA NOTA OFICIAL PARA AS ASSESSORIAS DE IMPRENSA EM GOIÁS
2024/2 até 2026/2
ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO
COM.SENTIDO
Comunicação, Produção de Sentidos e Representações Sociais
GABRIELLA LUCCIANNI MORAIS SOUZA CALAÇA
Geral:
Compreender a importância da nota oficial na construção e/ou manutenção da imagem de pessoas públicas, celebridades, organizações públicas ou privadas de Goiás e na prestação de contas aos públicos de interesse.
Específicos:
- Identificar em que situações as assessorias de imprensa e/ou de comunicação se pronunciam por meio de nota oficial;
- Analisar os temas, linguagens, estrutura, formatos e formas de divulgação das notas oficiais selecionadas;
- Observar se as informações divulgadas nas notas são claras, precisas e atendem as necessidades do público;
- Comparar as notas oficiais produzidas pelas assessorias de organizações públicas, privadas, pessoas públicas e profissionais liberais;
- Contribuir para os estudos no âmbito do Observatório de Mídia Escola de Direito, Negócios e Comunicação da PUC Goiás, assim como para os grupos de pesquisa e linhas de pesquisa da EDNC da PUC Goiás.
A pesquisa de Iniciação Científica (IC) Relevância das fontes institucionais na cobertura de tragédias: análise da cobertura da morte da cantora Marília Mendonça pelo site de notícias G1”[1], mostrou que as notas oficiais produzidas pelas assessorias da cantora, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil foram fundamentais para a transmissão de informações sobre o fato. Nas matérias jornalísticas sobre a tragédia, todas as assessorias acima citadas, em grande parte da cobertura, se manifestaram por meio de nota.
Outra pesquisa de IC, “Comunicação organizacional em rede: estratégias de comunicação do site da Saneago”[2], revelou a grande quantidade de notas oficiais produzidas pela assessoria em estudo. A análise do site institucional, realizada de 02 a 31 de janeiro de 2023, identificou a publicação de 117 comunicados (notas oficiais) contra 12 matérias jornalísticas em apenas um mês. As pautas, em sua maioria, abordaram acontecimentos que afetavam diretamente a Saneago e o trabalho desenvolvido por ela nas cidades do Estado de Goiás.
Nos estágios na área de assessoria de imprensa, os estudantes de Jornalismo geralmente produzem nota oficial. No curso de Jornalismo da PUC Goiás, esse formato é praticado na disciplina Produtos e Serviços em Assessoria, porém, há pouca bibliografia sobre o tema. Na obra referência na área “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia” (2018), o pesquisador Jorge Duarte dedica um parágrafo ao assunto. Nesse sentido, é preciso analisar e produzir conhecimento sobre o tema.
[1] Dados coletados pela estudante Sabrina Alves, de agosto a dezembro de 2021, dentro do projeto Mudanças estruturais das práticas jornalísticas com a profissionalização das assessorias de comunicação em Goiânia, sob a supervisão da professora Gabriella Luccianni Morais Souza Calaça. O resultado da pesquisa foi apresentado no 1º Encontro Regional Centro-Oeste de Ensino de Jornalismo de 2023 e consta nos Anais do evento, disponível em: https://www.even3.com.br/anais/erejor-centro-oeste-2023/621013-importancia-das-fontes-institucionais-na-cobertura-da-morte-da-cantora-marilia-mendonca/.
[2] Dados coletados pela estudante Rízia Santos David, de agosto de 2022 a fevereiro de 2023, dentro do projeto Mudanças estruturais das práticas jornalísticas com a profissionalização das assessorias de comunicação em Goiânia, sob a supervisão da professora Gabriella Luccianni Morais Souza Calaça.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
GABRIELLA LUCCIANNI MORAIS SOUZA CALAÇA
Email: gabilutiani@hotmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [mestre] |