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EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM TRILHAS ECOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA E GEOGRAFIA
2024/1 até 2025/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
GRUPO DE PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Ensino de ciências, matemáticas e suas tecnologias
ADELIA MARIA LIMA DA SILVA
Objetivo Geral
O projeto apresenta como objetivo geral estudar os princípios da Educação Ambiental e desenvolver práticas em contato direto com a natureza, baseando-se na meta 4.7 do quarto Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, com licenciandos em Química e Geografia, nas trilhas ecológicas do ITS da PUC Goiás, a fim de adquirir conhecimentos e habilidades necessários para promover o desenvolvimento sustentável, por meio teoria da aprendizagem construtivista e o ciclo de aprendizagem de Kolb (experiência concreta, observação reflexiva, conceituação abstrata e experimentação ativa).
Objetivos Específicos
Especificamente, serão estudadas duas trilhas Ecológicas pertencentes ao Instituto do Trópico Subúmido (ITS) da PUC Goiás.
Específicos:
O projeto abrangerá tanto a Educação Ambiental formal quanto a não formal, incorporando-a como um tema interdisciplinar. Seu objetivo será estimular a pesquisa dos princípios da Educação Ambiental, a conscientização, a compreensão e a ação dos licenciandos em relação às questões ambientais. Além disso, visa destacar a relevância do cuidado com o meio ambiente e demonstrar como contribuir para a conservação e proteção dos recursos naturais, bem como compartilhar esses conhecimentos com os alunos da educação básica. Segundo a Lei Federal 9.795, Art. 1o, “Entende-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade” (BRASIL, 1999).
A Educação ambiental formal é aquela desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino, como prática educativa e integrada, contínua e permanente. Caracteriza-se por ações realizadas em sala de aula fundamentadas nos projetos pedagógicos. Já a não formal, as ações e práticas educativas são voltadas à sensibilização na defesa da qualidade ambiental. Caracteriza-se pelas práticas em locais fora do ambiente escolar, a partir de metodologias distintas.
A Educação Ambiental formal refere-se àquela que ocorre no contexto dos currículos das instituições de ensino, sendo uma prática educativa integrada, contínua e permanente. Essa abordagem é identificada por ações realizadas em sala de aula, alinhadas com os projetos pedagógicos das instituições. Por outro lado, a Educação Ambiental não formal envolve ações e práticas educativas focadas na sensibilização e na promoção da qualidade ambiental. Caracteriza-se por atividades realizadas fora do ambiente escolar utilizando metodologias diversas e abordagens alternativas (PNEA, 1999).
Assim, a Educação Ambiental pode ocorrer em diversos contextos, desde a sala de aula até programas comunitários, parques naturais, museus e trilhas ecológicas (TODOROV et al., 2016). Tem como meta promover a sustentabilidade, desenvolver uma sociedade consciente e responsável em relação ao meio ambiente. Além disso, desempenha um papel fundamental na formação de uma nova geração de líderes e cidadãos comprometidos com a proteção do planeta e na busca por soluções para os desafios ambientais (SOUZA, 2014).
Baseando-se nesses contextos, as trilhas ecológicas são áreas relativamente seguras para desenvolver atividades em Educação Ambiental, pois oferecem oportunidades para estudar as relações e interações entre organismos em um ambiente natural (CHAGAS, 2011). Elas são projetadas para permitir que as pessoas explorem e observem a natureza, ao mesmo tempo em que minimizam o impacto ambiental. De acordo com a teoria de Kolb, “a aprendizagem é um processo que cria conhecimento através da transformação da experiência” (KOLB, 2014, p.38). Ele considera que a aprendizagem é um processo cíclico, composto por quatro etapas: experiência concreta, conhecimento e habilidades alcançadas (experiência); observação reflexiva (pensamento); conceituação abstrata (generalização); experiência ativa, experimentação, aplicação prática (planejamento de uma nova atividade).
Assim, esse projeto está baseado na hipótese da formação de modelo construtivista e aprendizagem ativa pelo ciclo de Kolb conduzido ao ar livre, para aquisição de conhecimentos práticos, motivação e competências (KOLB, 2014). Duas trilhas ecológicas pertencentes ao Instituto do Trópico Subúmido (ITS) da PUC Goiás serão usadas como ambiente natural, pelos licenciandos em Química e Geografia, a fim de desenvolver experiências práticas, pensamentos reflexivos, conceitos sobre Educação Ambiental para se tornarem agentes de mudanças e transmissores do conhecimento, em prol do meio ambiente.
Ademais, no ITS, em seus diferentes espaços de integração inter-, multi- e transdisciplinar, são desenvolvidas ações de atendimento ao público externo, principalmente alunos da Educação Básica (visitações, oficinas, minicursos, palestras e eventos) e, interno da universidade (estágio, aulas práticas, monitoria, atividades das disciplinas de extensão e voluntariado). O complexo conta com áreas preservadas com diferentes fitofisionomias do bioma Cerrado, que possibilita ampliar os conhecimentos dos visitantes no que se refere à biodiversidade local e sua importância para a manutenção e a regulação do equilíbrio hídrico das bacias hidrográficas brasileiras.
As trilhas ecológicas do ITS permitem a interação entre teoria e prática de conteúdos curriculares em diferentes áreas do conhecimento. São duas trilhas Ecológicas vinculadas a prática de Educação Ambiental. Uma, tem uma proposta de trabalho sensorial, cujo objetivo é o de integrar conhecimento, sociabilidade, confiança e integração, através de seu percurso guiado e vendado. A outra, com quase 3km em seu percurso, tem a finalidade articulada a aproximação com a ecologia do Cerrado, onde as espécies identificadas ao longo de seu percurso, permite além da contemplação da natureza, diferentes integrações de práticas educativas. Em adição, o projeto justifica-se, pois, envolverá atividades práticas em laboratório de Química, excursões ao ar livre e diversas ações que possibilitarão entender e vivenciar a importância da sustentabilidade de uma maneira mais tangível e a se tornarem cidadãos responsáveis.
Nesse contexto, a educação por meio das trilhas será a chave para práticas sustentáveis. De acordo com o pensamento de Paulo Freire (1980), a educação deve proporcionar a tomada de consciência e de pensamento crítico, alterando o modo com que a sociedade toma suas decisões, libertando-se do que lhe é imposto. É por este viés que a Educação Ambiental trilhará nesse projeto com os licenciandos em Química e Geografia. Deve-se ressaltar que esses futuros professores têm a oportunidade de moldar as mentes jovens e inspirá-las a cuidar do planeta Terra. Portanto, é fundamental que eles estejam preparados para ensinar sobre sustentabilidade e promover práticas ambientalmente responsáveis.
As licenciaturas em Química e Geografia da PUC Goiás oferecem uma base sólida para os futuros professores. Os licenciandos em Química aprendem sobre os processos químicos que ocorrem na natureza e como eles afetam o meio ambiente. Os licenciandos em Geografia estudam a geografia física e humana, entendendo como as ações humanas podem impactar o meio ambiente. Juntos, eles têm a responsabilidade de preparar as gerações futuras para um futuro sustentável, ensinando sobre a importância da sustentabilidade e promovendo práticas ambientalmente responsáveis.
Ao longo do projeto, os licenciandos serão incentivados a refletir sobre suas próprias práticas e comportamentos em relação ao meio ambiente. Eles deverão ser capazes de identificar suas próprias pegadas ecológicas e buscar maneiras de reduzi-las. Ao fazer isso, eles se tornam exemplos vivos para seus alunos e mostram que todos podem fazer a diferença. Assim, para que a Educação Ambiental vinculada às trilhas ecológicas seja eficaz, é importante contar com educadores ambientais treinados e programas educacionais bem estruturados. Além disso, é essencial garantir que as atividades sejam realizadas de forma sustentável, minimizando o impacto ambiental e promovendo a conservação das trilhas ecológicas.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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ADELIA MARIA LIMA DA SILVA
Email: amlsilva0603@gmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
AGOSTINHO CARNEIRO CAMPOS
Email: agostinho@pucgoias.edu.br |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [mestre] |
DANNS PEREIRA BARBOSA
Email: dannspb@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
FRANCISCO LEONARDO TEJERINA GARRO
Email: garro@pucgoias.edu.br |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
NICALI BLEYER FERREIRA DOS SANTOS
Email: nicali@pucgoias.edu.br |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |