Detalhes do Projeto de Pesquisa

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM TRILHAS ECOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA E GEOGRAFIA

Dados do Projeto

927

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM TRILHAS ECOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA E GEOGRAFIA

2024/1 até 2025/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

GRUPO DE PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Ensino de ciências, matemáticas e suas tecnologias

ADELIA MARIA LIMA DA SILVA

Resumo do Projeto

O projeto baseia-se no quarto Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS4) da Agenda 2030, que trata das questões da Educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Especificamente, se alinha com a meta 4.7 sobre o Meio Ambiente e Sustentabilidade. Visa estudar os princípios da Educação Ambiental e desenvolver práticas socioambientais, com licenciandos em Química e Geografia, nas trilhas ecológicas do Instituto do Trópico Subúmido da PUC Goiás, por meio teoria da aprendizagem construtivista e o ciclo de aprendizagem de Kolb, que envolve experiência concreta, observação reflexiva, conceituação abstrata e experimentação ativa. Serão estudadas duas trilhas Ecológicas por licenciandos em Química e Geografia, com a parceria com o ITS. Uma trilha tem a proposta de trabalho sensorial, cujo objetivo é o de integrar conhecimento, sociabilidade, confiança e integração, por meio do seu percurso guiado e vendado. A outra, com quase 3km em seu percurso, tem a finalidade de estudar as nascentes da reserva ecológica, a represa, as áreas de preservação ambiental, a ecologia do Cerrado sobre as espécies identificadas ao longo do percurso, além de permitir a contemplação da natureza e realização de diferentes integrações de práticas educativas. O conjunto das ações científicas, tais como análises da água, avaliação do espaço geográfico e trabalho pedagógico, visarão o conhecimento do Sistema Biogeográfico, com a criação de experimentos autoexplicativos nos diversos pontos das trilhas ecológicas, priorizando ações de Educação Ambiental. A avaliação para mensurar o impacto do projeto na educação e na conscientização ambiental crítica será fundamental para determinar se os objetivos estão sendo alcançados e identificar áreas de melhoria.

Objetivos

Objetivo Geral

O projeto apresenta como objetivo geral estudar os princípios da Educação Ambiental e desenvolver práticas em contato direto com a natureza, baseando-se na meta 4.7 do quarto Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, com licenciandos em Química e Geografia, nas trilhas ecológicas do ITS da PUC Goiás, a fim de adquirir conhecimentos e habilidades necessários para promover o desenvolvimento sustentável, por meio teoria da aprendizagem construtivista e o ciclo de aprendizagem de Kolb (experiência concreta, observação reflexiva, conceituação abstrata e experimentação ativa).

Objetivos Específicos

Especificamente, serão estudadas duas trilhas Ecológicas pertencentes ao Instituto do Trópico Subúmido (ITS) da PUC Goiás.

Específicos:

  • Aperfeiçoar a formação inicial e interdisciplinas de licenciandos, a fim de discutir estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, cidadania global, qualidade da água e preservação do meio ambiente.
  • Contribuir para a formação e a valorização do magistério, por meio dos estudos dos princípios da Educação Ambiental, uma vez que os licenciandos vivenciarão na prática as questões das propriedades físico-químicas da água, os aspectos geográficos das trilhas ecológicas, a preservação das nascentes, a poluição do meio ambiente, a importância da presença da mata ciliar na qualidade da água, os estudos e pesquisas sobre o bioma Cerrado, a história dos povos originários, como os indígenas e quilombolas.
  • Articular educação superior e educação básica, diversidade e educação, por meio do desenvolvimento de métodos e metodologias educacionais, nos diferentes espaços de integração inter, multi e transdisciplinar, a fim de desenvolver ações de atendimento ao público externo, principalmente alunos da Educação Básica (visitações, oficinas, minicursos, palestras e eventos) e interno da universidade.

Justificativa

O projeto abrangerá tanto a Educação Ambiental formal quanto a não formal, incorporando-a como um tema interdisciplinar. Seu objetivo será estimular a pesquisa dos princípios da Educação Ambiental, a conscientização, a compreensão e a ação dos licenciandos em relação às questões ambientais. Além disso, visa destacar a relevância do cuidado com o meio ambiente e demonstrar como contribuir para a conservação e proteção dos recursos naturais, bem como compartilhar esses conhecimentos com os alunos da educação básica. Segundo a Lei Federal 9.795, Art. 1o, “Entende-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade” (BRASIL, 1999).

A Educação ambiental formal é aquela desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino, como prática educativa e integrada, contínua e permanente. Caracteriza-se por ações realizadas em sala de aula fundamentadas nos projetos pedagógicos. Já a não formal, as ações e práticas educativas são voltadas à sensibilização na defesa da qualidade ambiental. Caracteriza-se pelas práticas em locais fora do ambiente escolar, a partir de metodologias distintas.

A Educação Ambiental formal refere-se àquela que ocorre no contexto dos currículos das instituições de ensino, sendo uma prática educativa integrada, contínua e permanente. Essa abordagem é identificada por ações realizadas em sala de aula, alinhadas com os projetos pedagógicos das instituições. Por outro lado, a Educação Ambiental não formal envolve ações e práticas educativas focadas na sensibilização e na promoção da qualidade ambiental. Caracteriza-se por atividades realizadas fora do ambiente escolar utilizando metodologias diversas e abordagens alternativas (PNEA, 1999).

Assim, a Educação Ambiental pode ocorrer em diversos contextos, desde a sala de aula até programas comunitários, parques naturais, museus e trilhas ecológicas (TODOROV et al., 2016). Tem como meta promover a sustentabilidade, desenvolver uma sociedade consciente e responsável em relação ao meio ambiente. Além disso, desempenha um papel fundamental na formação de uma nova geração de líderes e cidadãos comprometidos com a proteção do planeta e na busca por soluções para os desafios ambientais (SOUZA, 2014).

Baseando-se nesses contextos, as trilhas ecológicas são áreas relativamente seguras para desenvolver atividades em Educação Ambiental, pois oferecem oportunidades para estudar as relações e interações entre organismos em um ambiente natural (CHAGAS, 2011). Elas são projetadas para permitir que as pessoas explorem e observem a natureza, ao mesmo tempo em que minimizam o impacto ambiental. De acordo com a teoria de Kolb, “a aprendizagem é um processo que cria conhecimento através da transformação da experiência” (KOLB, 2014, p.38). Ele considera que a aprendizagem é um processo cíclico, composto por quatro etapas: experiência concreta, conhecimento e habilidades alcançadas (experiência); observação reflexiva (pensamento); conceituação abstrata (generalização); experiência ativa, experimentação, aplicação prática (planejamento de uma nova atividade).

Assim, esse projeto está baseado na hipótese da formação de modelo construtivista e aprendizagem ativa pelo ciclo de Kolb conduzido ao ar livre, para aquisição de conhecimentos práticos, motivação e competências (KOLB, 2014). Duas trilhas ecológicas pertencentes ao Instituto do Trópico Subúmido (ITS) da PUC Goiás serão usadas como ambiente natural, pelos licenciandos em Química e Geografia, a fim de desenvolver experiências práticas, pensamentos reflexivos, conceitos sobre Educação Ambiental para se tornarem agentes de mudanças e transmissores do conhecimento, em prol do meio ambiente.

Ademais, no ITS, em seus diferentes espaços de integração inter-, multi- e transdisciplinar, são desenvolvidas ações de atendimento ao público externo, principalmente alunos da Educação Básica (visitações, oficinas, minicursos, palestras e eventos) e, interno da universidade (estágio, aulas práticas, monitoria, atividades das disciplinas de extensão e voluntariado). O complexo conta com áreas preservadas com diferentes fitofisionomias do bioma Cerrado, que possibilita ampliar os conhecimentos dos visitantes no que se refere à biodiversidade local e sua importância para a manutenção e a regulação do equilíbrio hídrico das bacias hidrográficas brasileiras. 

As trilhas ecológicas do ITS permitem a interação entre teoria e prática de conteúdos curriculares em diferentes áreas do conhecimento. São duas trilhas Ecológicas vinculadas a prática de Educação Ambiental. Uma, tem uma proposta de trabalho sensorial, cujo objetivo é o de integrar conhecimento, sociabilidade, confiança e integração, através de seu percurso guiado e vendado. A outra, com quase 3km em seu percurso, tem a finalidade articulada a aproximação com a ecologia do Cerrado, onde as espécies identificadas ao longo de seu percurso, permite além da contemplação da natureza, diferentes integrações de práticas educativas. Em adição, o projeto justifica-se, pois, envolverá atividades práticas em laboratório de Química, excursões ao ar livre e diversas ações que possibilitarão entender e vivenciar a importância da sustentabilidade de uma maneira mais tangível e a se tornarem cidadãos responsáveis.

Nesse contexto, a educação por meio das trilhas será a chave para práticas sustentáveis. De acordo com o pensamento de Paulo Freire (1980), a educação deve proporcionar a tomada de consciência e de pensamento crítico, alterando o modo com que a sociedade toma suas decisões, libertando-se do que lhe é imposto. É por este viés que a Educação Ambiental trilhará nesse projeto com os licenciandos em Química e Geografia. Deve-se ressaltar que esses futuros professores têm a oportunidade de moldar as mentes jovens e inspirá-las a cuidar do planeta Terra. Portanto, é fundamental que eles estejam preparados para ensinar sobre sustentabilidade e promover práticas ambientalmente responsáveis.

As licenciaturas em Química e Geografia da PUC Goiás oferecem uma base sólida para os futuros professores. Os licenciandos em Química aprendem sobre os processos químicos que ocorrem na natureza e como eles afetam o meio ambiente. Os licenciandos em Geografia estudam a geografia física e humana, entendendo como as ações humanas podem impactar o meio ambiente. Juntos, eles têm a responsabilidade de preparar as gerações futuras para um futuro sustentável, ensinando sobre a importância da sustentabilidade e promovendo práticas ambientalmente responsáveis. 

Ao longo do projeto, os licenciandos serão incentivados a refletir sobre suas próprias práticas e comportamentos em relação ao meio ambiente. Eles deverão ser capazes de identificar suas próprias pegadas ecológicas e buscar maneiras de reduzi-las. Ao fazer isso, eles se tornam exemplos vivos para seus alunos e mostram que todos podem fazer a diferença. Assim, para que a Educação Ambiental vinculada às trilhas ecológicas seja eficaz, é importante contar com educadores ambientais treinados e programas educacionais bem estruturados. Além disso, é essencial garantir que as atividades sejam realizadas de forma sustentável, minimizando o impacto ambiental e promovendo a conservação das trilhas ecológicas.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ADELIA MARIA LIMA DA SILVA
Email: amlsilva0603@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]
AGOSTINHO CARNEIRO CAMPOS
Email: agostinho@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
DANNS PEREIRA BARBOSA
Email: dannspb@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
FRANCISCO LEONARDO TEJERINA GARRO
Email: garro@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
NICALI BLEYER FERREIRA DOS SANTOS
Email: nicali@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]