Detalhes do Projeto de Pesquisa

DOZE ANOS DE PIBID NA PUC GOIÁS: MEMORIAL DESCRITIVO E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Dados do Projeto

926

DOZE ANOS DE PIBID NA PUC GOIÁS: MEMORIAL DESCRITIVO E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

2024/1 até 2025/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

GRUPO DE PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Formação de professores no ensino de ciências naturais e matemáticas

DANNS PEREIRA BARBOSA

Resumo do Projeto

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. A história da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) é marcada pelo compromisso social com a formação dos professores da região Centro-Oeste, acumulando uma significativa produção acadêmica e contribuindo nos debates regionais, nacionais e até mesmo internacionais a respeito do tema. Esse compromisso requer que a formação de professores possa conduzia à profissionalização com base na construção de competências nos domínios político, ético, estético e técnico, envolvendo tanto os conteúdos cognitivos, quanto as habilidades e as atitudes profissionais. Este projeto tem como objetivo desenvolver um memorial descritivo sobre os impactos do PIBID na formação inicial dos licenciandos da PUC Goiás, no período de 2010 a 2022. A análise será feita a partir de questionários e entrevistas aos egressos dos programas de acordo com a técnica de análise de conteúdos sustentada e desenvolvida por Laurence Bardin. O desenvolvimento e criação de um memorial descritivo é uma prática que vai além do exercício acadêmico, pois ele ajudará a refletir sobre a jornada de formação e como o PIBID influenciou o crescimento de centenas de profissionais na área da Educação, proporcionando uma autoavaliação do programa. Os resultados permitirão avaliar o atendimento dos objetivos determinados pela Capes para o PIBID.

Objetivos

Esse projeto tem como objetivo elaborar, a partir dos registros documentais dos editais Capes/PIBID executados na PUC Goiás no período de 2010 a 2022, um memorial descritivo para análise do alcance dos projetos PIBID PUC Goiás, sua contribuição para o aperfeiçoamento e melhoria na formação inicial e continuada de professores e da Educação, por meio da integração da educação superior à educação básica, identificando, catalogando, contatando e entrevistando egressos dos programas que atuaram na Iniciação à Docência, Supervisores e Coordenadores de Área, analisando de forma criteriosa o alinhamento com os objetivos do PIBID/Capes e com as metas 4.3 e 4.7 do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, que garante aos estudantes a aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias para promoção do desenvolvimento sustentável e da promoção de uma cidadania global.


  • Objetivos Específicos


- Identificar os participantes dos projetos PIBID PUC Goiás nas modalidades Iniciação à Docência (ID), Supervisor (S) Coordenador de Área (CA) por meio de pesquisa documental;

- Catalogar os egressos por meio da construção de um banco de dados eletrônico;

- Localizar e contatar os egressos por meio contato de e-mail, telefônico, whatsapp e redes sociais; 

- Aplicar questionários investigativos por meio de formulários eletrônicos;

- Organizar um banco de dados com informações referentes a atuação profissionais dos egressos;

- Realizar entrevistas em grupo amostral visando diagnosticar a contribuição do PIBID na formação profissional;

- Transcrever as entrevistas realizadas;

- Analisar o conteúdo das entrevistas sustentadas de acordo com a análise de conteúdo;

- Analisar os resultados com relação dos objetivos propostos pelo PIBID pela Capes; 

- Elaborar memorial descritivo das contribuições do PIBID PUC Goiás na formação de professores;

- Divulgar os resultados na forma de publicações científicas;

- Organizar livro digital com os resultados obtidos.

Justificativa

Esta pesquisa justifica-se pela avaliação do impacto e as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da PUC Goiás nas escolas de Educação Básica e na sociedade em geral. Para isso, adotaremos uma abordagem abrangente, combinando análises quantitativas e qualitativas dos dados coletados.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ADELIA MARIA LIMA DA SILVA
Email: amlsilva0603@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
ANDERSON COSTA DA SILVA
Email: anderson.fisicomatematico@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
BIANKA CARNEIRO LEANDRO
Email: bclmlf@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
DANNS PEREIRA BARBOSA
Email: dannspb@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]
SANDRA REGINA LONGHIN
Email: srlpucgoias@gmail.com
Pesquisador Líder [professor] [doutor]
VANDA DOMINGOS VIEIRA
Email: vandadomingosvieira@gmail.com
Pesquisador Líder Adjunto [professor] [doutor]