Detalhes do Projeto de Pesquisa

TECNOLOGIAS E ESTRATÉGIAS EMERGENTES APLICADAS AO MARKETING DIGITAL

Dados do Projeto

922

TECNOLOGIAS E ESTRATÉGIAS EMERGENTES APLICADAS AO MARKETING DIGITAL

2024/2 até 2026/2

ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E VISUALIDADES

Comunicação, Cultura Digital e Visualidades

LUCIANA HIDEMI SANTANA NOMURA

Resumo do Projeto

O projeto de pesquisa tem o objetivo de estudar como tecnologias e estratégias emergentes têm influenciado e sido usadas na atuação de marcas e negócios. Para tanto, é necessário criar uma ponte entre o mercado e a academia, uma vez que a velocidade que as mudanças trazidas pelas tecnologias têm trazido para o mercado publicitário não conseguem ser alcançadas tão rapidamente pelos estudos acadêmicos. Deste modo, será feito o levantamento de tecnologias e estratégias mercadológicas publicitárias, com o intuito de identificar cases a serem estudados, trazendo profundidade às análises.

Objetivos

Objetivo Geral


Identificar e estudar as tecnologias emergentes para compreender como estas impactam nas estratégias de marketing digital.


Objetivos Específicos (ou secundários)

  • Monitorar as novas tecnologias emergentes que impactam nas estratégias e marketing digital.
  • Analisar a sistemática das tecnologias emergentes para a compreensão de seus usos no marketing digital.
  • Analisar a efetividade das estratégias digitais impactadas pelas inovações tecnológicas.
  • Propor recomendações a partir de produtos comunicacionais que sirvam de diretrizes práticas para que profissionais de marketing digital e anunciantes consigam implementa-las em suas estratégias.

Justificativa

Verificamos a importância de construir uma ponte mais ágil e fluida entre os campos da teoria e a prática. Sabemos que os desafios e oportunidades associados às transformações socioculturais e os impactos no marketing digital acontecem há décadas, no entanto, nos últimos anos a velocidade das mudanças superam o tempo da pesquisa para a prática. A prática acaba sendo executada antes mesmo de que as teorias sejam testadas e aplicadas. Dessa forma, essa pesquisa se justifica pela necessidade de explorar, analisar e elaborar estudos que sejam capazes de fazer a ponte da academia ao mercado publicitário. Portanto, compreender o impacto dessas inovações se torna imprescindível para profissionais de marketing, comunicação, pesquisadores e anunciantes. Sendo assim, será possível gerar estudos e produtos comunicacionais capazes de gerar instrumentos importantes que auxiliam na assertividade das estratégias competitivas no atual cenário da comunicação publicitária.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
LUCIANA HIDEMI SANTANA NOMURA
Email: profalucianahidemi@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]