Detalhes do Projeto de Pesquisa

INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CONDIÇÕES AMBIENTES NA INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA

Dados do Projeto

921

INFLUÊNCIA DE DIFERENTES CONDIÇÕES AMBIENTES NA INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA

2024/1 até 2026/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

PERSPECTIVAS EM ODONTOLOGIA

Diagnóstico e tratamento das alterações do sistema estomatognático

THIAGO OLIVEIRA SOUSA

Resumo do Projeto

Imagens radiográficas digitais têm sido cada vez mais utilizadas em Odontologia enquanto as radiografias analógicas vêm tendo sua utilização cada vez mais reduzida. Dentre os fatores que orientam essa mudança, estão os avanços computacionais e as vantagens dos exames digitais, como: redução da dose de radiação e no tempo de exposição, recursos de melhoria no pós-processamento das imagens, eliminação da etapa do processamento com químicos, mantendo equivalência em termos de diagnóstico com os exames digitais. Os exames digitais modificaram o ambiente de interpretação das imagens, devido a sua natureza, sendo necessários dispostos como computadores, para sua visualização. Estudos incipientes sugerem que alguns dispositivos móveis do tipo smartphone também possam ser utilizados para interpretação de radiografias. Por estarem cada vez mais incorporados na rotina das pessoas, incluindo profissionais e estudantes de Odontologia, os smartphones, caso tenha o seu valor diagnóstico comprovado, facilitariam a rotina de interpretação de imagens radiográficas. Entretanto, para esse fim, estes dispositivos precisam ter sua eficácia comprovada, pois erros de diagnóstico podem incorrer em planos de tratamento não adequados e, consequentemente, prognóstico ruim. Ademais, a literatura é escassa sobre as condições ideias de luminosidade do monitor e da luminosidade do ambiente de interpretação, visto que a capacidade de visualizar telas com precisão é influenciada pela luz ambiente. Dessa forma, o objetivo no presente estudo será avaliar diferentes condições de ambiente na interpretação de imagens radiográficas. Esta pesquisa tratar-se-á de um estudo in Vitro laboratorial, sem utilização de seres vivos na amostra. Os ¿sujeitos de pesquisa¿ serão as imagens radiográficas de um penetrômetro de alumínio e discos de resina acrílica autopolimerizável. Serão adquiridas imagens radiográficas de discos com a utilização de um sistema digital de radiografias periapicais. Após aquisição, as imagens serão randomizadas e interpretadas por 3 avaliadores. Serão utilizados computadores com monitores e aparelhos celulares móveis para detecção dos discos nas imagens. Também serão avaliadas diferentes configurações pré-estabelecidas de brilho de tela. Todas as imagens serão avaliadas sob todas as condições. Os avaliadores também deverão registrar a análise subjetiva da qualidade das imagens quanto a produção ou não de artefatos. Como expressão gráfica das diferentes condições, serão calculadas curvas ROC e comparadas entre si. Também serão obtidos valores de especificidade, sensibilidade, preditivo positivo e preditivo negativo, utilizando-se o teste Chi-Quadrado. O nível de significância será fixado em 0,05. Para análise subjetiva da qualidade das imagens (presença ou não de artefatos), os dados serão calculados por meio de estatística descritiva. Espera-se rejeitar a hipótese nula, de que não há diferença entre as variáveis estudadas.

Objetivos

2.1. Objetivo Geral

         Avaliar diferentes condições de ambiente na interpretação de imagens radiográficas.


2.2. Objetivos Específicos

- Avaliar a influência da luminosidade ambiente na interpretação de imagens radiográficas

- Verificar se há influência de diferentes monitores na interpretação de imagens radiográficas

- Comparar a interpretação de imagens radiográficas em monitores e em dispositivos celulares

- Investigar se há correlação da luminosidade do ambiente com o ajuste do brilho de telas na interpretação de radiografias 

- Quantificar a produção de artefatos em exames radiográficos com aplicação de filtros e ajuste de brilho de tela

Justificativa

Apesar de sua popularização, os exames digitais produzem artefatos inerentes à técnica digital, não observados em exames analógicos (LIMA et al., 2019), o que tem orientado pesquisas no sentido de elucidar o quão esses artefatos podem influenciar na qualidade da imagem radiográfica (RUIZ et al., 2023; SAMPAIO-OLIVEIRA et al., 2023). Ademais, a literatura é escassa sobre as condições ideias de luminosidade do monitor e da luminosidade do ambiente de interpretação. Tampouco não se tem com clareza se ambientes mais claros ou mais escuros precisam ser ajustados de acordo com o brilho da tela dos monitores. Dessa forma, o presente é justificado a fim de avaliar diferentes condições de ambientes, como luminosidade e dispositivos utilizados, na interpretação de imagens radiográficas e o quão essas condições influenciam na detecção de alterações e na qualidade radiográfica.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
JULIA LIMA OLIVEIRA ROSA CAVALCANTE
Email: jujucavalcante07@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
JULIA MOREIRA SOARES
Email: moreirasoaresjulia@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
THIAGO OLIVEIRA SOUSA
Email: olivethiago7@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]