Justificativa
Este projeto de pesquisa tem como objetivo realizar uma análise aprofundada acerca da construção do universo ficcional nas narrativas de entretenimento, investigando de que maneira a atmosfera é estruturada por meio do uso de elementos estéticos e marcas, com a finalidade de suscitar significados e sensações de interação e imersão nos espectadores.
Dessa forma, a pesquisa se propõe a estudar narrativas audiovisuais de entretenimento, abrangendo a análise das linguagens, das estruturas narrativas e das formas de representação em filmes, séries, jogos eletrônicos, propagandas, entre outros produtos midiáticos. O principal objetivo é desenvolver uma compreensão crítica acerca das significações atribuídas aos elementos visuais e sonoros, bem como das representações de personagens, seus perfis psicológicos e a presença de estereótipos. Com base nos estudos de cultura visual, fundamentados no referencial teórico de Aumont (2008), Jenkins (2009) e Jullier e Marie (2009), busca-se investigar e discutir textos audiovisuais e analisar suas visualidades sob a perspectiva dos estudos cinematográficos.
Com a ascensão da cultura da convergência, os consumidores acessam informação, entretenimento e produtos midiáticos por meio de múltiplas plataformas, como livros, consoles, computadores, smartphones e televisão. Esse fenômeno impacta significativamente as dinâmicas de entretenimento e consumo, promovendo a reconfiguração das estruturas narrativas, que passam a se aglutinar e se recriar em formatos híbridos. Como complemento teórico e para estabelecer um diálogo com o campo da publicidade e propaganda, serão utilizados os estudos sobre cultura e tecnologia propostos por Santaella (2013), cultura da mídia conforme Kellner (2006) e a relação entre entretenimento e publicidade de acordo com Covaleski (2010).
A narrativa desempenha um papel fundamental na transmissão de histórias, na comunicação de ideias e na interação com diferentes públicos que entram em contato com determinadas obras. Assim como ocorre no texto escrito, o cinema, a partir da organização da linguagem clássica, estruturou-se como uma forma narrativa, desenvolvendo um sistema de comunicação no qual a palavra foi substituída por imagens, possibilitando a construção de um vocabulário visual e sonoro. Esse vocabulário permite não apenas a expressão de emoções, mas também a incorporação de figuras de linguagem, como metáforas visuais e sonoras, além da interpretação de elementos situados fora dos limites do enquadramento, conforme a noção de "fora de campo" definida por Gaudreault (2010).
As representações contemporâneas reformulam a estética cinematográfica, e as narrativas se expandem através de múltiplas plataformas, como no caso da transmídia, que gera hipertextualidades em diversos meios, incluindo quadrinhos, jogos eletrônicos, séries e webséries. Esses conteúdos configuram um ambiente favorável para a inserção e disseminação de marcas.
A presença de marcas em narrativas de entretenimento é uma estratégia amplamente utilizada, na qual produtos relacionados a segmentos como moda, tecnologia e acessórios são inseridos organicamente no enredo como forma de publicidade. Além disso, muitas empresas aproveitam a popularidade dessas produções ficcionais para lançar produtos exclusivos, como edições especiais de jogos, roupas temáticas e itens colecionáveis inspirados em franquias. Essa interseção entre narrativa e estratégia mercadológica torna-se um objeto de estudo relevante para compreender os impactos e as potencialidades desse fenômeno no contexto midiático contemporâneo.
A relevância desta pesquisa reside na investigação e problematização desse fenômeno, trazendo à tona um tema presente no imaginário coletivo. A transposição de elementos simbólicos da literatura para o cinema, a publicidade e os jogos contribui para a expansão da gramática audiovisual e para a consolidação de novas formas de narrativa.
O estudo da construção da narrativa, do espaço ficcional e do papel das marcas nesse contexto se mostra relevante para o avanço do conhecimento na área, possibilitando uma análise aprofundada dos recursos estéticos empregados. Compreender a forma como esses elementos são articulados permite a identificação de padrões e tendências que favorecem a criação de espaços narrativos mais coesos e imersivos.
Além disso, este projeto se destaca por sua originalidade, uma vez que poucos estudos abordam essa interação no contexto da publicidade e propaganda. A maioria das pesquisas sobre narrativas de entretenimento concentra-se nos aspectos sociais e psicológicos, enquanto esta proposta busca explorar as inter-relações entre visualidade, narrativa e estratégias publicitárias.
A compreensão da interação entre esses elementos pode fornecer insights valiosos para profissionais de publicidade e propaganda, permitindo a elaboração de campanhas mais eficazes e envolventes. Dessa forma, o estudo contribui diretamente para a gestão de branding, fornecendo ferramentas para um posicionamento de marca mais atrativo e impactante.
Assim, este projeto será desenvolvido a partir de alguns eixos principais: a análise da construção do espaço ficcional, baseada em uma revisão bibliográfica sobre elementos de linguagem e narrativa audiovisual; e a investigação da pertinência do posicionamento de marca e identidade visual no contexto narrativo. Além disso, será examinada a interação entre linguagens híbridas e estruturas narrativas, permitindo uma compreensão aprofundada de como a atmosfera ficcional se constitui através da inserção das marcas.