Detalhes do Projeto de Pesquisa

AUTOPERCEPÇÃO E LETRAMENTO EM SAÚDE BUCAL EM ADULTOS E IDOSOS: REVISÃO SISTEMÁTICA

Dados do Projeto

915

AUTOPERCEPÇÃO E LETRAMENTO EM SAÚDE BUCAL EM ADULTOS E IDOSOS: REVISÃO SISTEMÁTICA

2024/2 até 2025/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS EM AMBIENTE E SAÚDE

SOCIEDADE, AMBIENTE E SAÚDE

ROGERIO JOSE DE ALMEIDA

Resumo do Projeto

Já há tempos as ciências comportamentais expandiram a compreensão da saúde bucal além da "doença" para um conceito biopsicossocial mais amplo de saúde bucal. Isso, por sua vez, afastou a odontologia do foco de "tratamento" para "cuidados" com a saúde bucal. O presente projeto tem por objetivo analisar, por meio de um revisão sistemática, os fatores associados à autopercepção e ao letramento em saúde bucal de indivíduos adultos e idosos. Trata-se de uma Revisão Sistemática, método científico que se baseia em análise de publicações científicas já feitas em relação a um problema de pesquisa que deve ser direto e claro. A problema deste estudo é: Quais os fatores associados à autopercepção e ao letramento em saúde bucal de indivíduos adultos e idosos? A pesquisa dos artigos nas bases de dados seguirá o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A seleção dos artigos seguirá os seguintes critérios de inclusão: redigidos em português, inglês ou espanhol, entre os anos de 2014 e 2024, que estejam dentro das normas éticas de pesquisa e que sejam de estudos de pesquisa de campo realizados com indivíduos adultos e idosos. Os critérios de exclusão serão artigos sem relação com o tema, sem relação com a saúde bucal, outras revisões, editoriais e artigos de opinião.

Objetivos

Objetivo Geral


Analisar, por meio de um revisão sistemática, os fatores associados à autopercepção e ao letramento em saúde bucal de indivíduos adultos e idosos.


Objetivos Específicos


Reunir fontes bibliográficas científicas que se relacionem com os fatores associados à autopercepção e ao letramento em saúde bucal de indivíduos adultos e idosos


* Levantar as evidências mais recentes no conjuntos dos artigos selecionados para a revisão.

Justificativa

Embora a importância da saúde bucal possa ser reconhecida por profissionais da saúde, o quanto cada “’área do saber” conhece e recomenda os cuidados odontológicos pode ser um enigma. Desmonopolizar o conhecimento odontológico pode contribuir para aumentar a autonomia da população e sua corresponsabilidade pela preservação e promoção das condições de saúde bucal. Sabe-se que historicamente a odontologia é percebida como uma profissão da saúde majoritariamente intervencionista. A dinâmica do atendimento didaticamente compreende procedimentos preventivos, de manutenção, eletivos (passíveis de postergação) e terapêuticos (urgência/emergência).

Por meio de um conjunto de ações, práticas e teóricas, desenvolvidas a partir da visão multidisciplinar é possível promover alívio do sofrimento, a recuperação da saúde e do bem-estar. O conhecimento de saúde bucal pela população, quando compatível com sua formação e o alcance das suas funções, apresenta relevância social, na medida em que sua atuação permite a adoção de medidas educativas que beneficiam um número maior de pessoas em tempo relativamente curto. 

É fato que a maneira eficaz de prevenir doenças bucais é por meio da educação e prevenção, e os programas de atenção visam exatamente orientar os indivíduos, dentre eles os profissionais de saúde, para que adquiram e insiram em sua rotina os cuidados necessários de higiene bucal. Tendo em vista a importância do profissional de saúde como formador de opinião. 

Assim, esta pesquisa terá como benefícios fornecer dados que possam contribuir para implementação de ações que visam uma divulgação e promoção da saúde bucal entre a população adulta e de idosos, com vistas a uma atenção integral e melhora da autopercepção e dos níveis de letramento em saúde bucal.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ROGERIO JOSE DE ALMEIDA
Email: rogerioufg@hotmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]