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IMPACTOS BIOPSICOSSOCIAIS DA PANDEMIA DA COVID-19 EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
2024/2 até 2025/2
ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA
ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS EM AMBIENTE E SAÚDE
SOCIEDADE, AMBIENTE E SAÚDE
ROGERIO JOSE DE ALMEIDA
Objetivo Geral
Analisar, por meio de uma revisão sistemática, os impactos biopsicossociais da pandemia da COVID-19 em crianças e adolescentes com TEA.
Objetivos Específicos
* Reunir fontes bibliográficas científicas que se relacionem com os impactos biopsicossociais da pandemia da COVID-19 em crianças e adolescentes com TEA
* Identificar os impactos biopsicossociais da pandemia da COVIDA-19 encontrados na leitura científicas.
* Levantar as evidências mais recentes no conjuntos dos artigos selecionados para a revisão.
A pandemia notoriamente forneceu catalisadores para diversos problemas relacionados à saúde mental, agravando os já existentes e potencializando o acometimento de indivíduos previamente hígidos. O isolamento social, o afastamento dos entes queridos e a constante incerteza quanto ao futuro podem afetar diretamente o bem-estar social e psicológico da população como um todo. Diante disso, pensar as particularidades dos indivíduos com TEA, que já tem um diagnóstico de dificuldade de interação social, sendo isolados e afastados de seu convívio social e mesmo de processos terapêuticos que poderiam ser realizados torna-se essencial e imprescindível. Os processos vividos por esses indivíduos estão diretamente relacionados às dificuldades de convivência social, ou seja, como estarão esses indivíduos afastados tanto tempo de suas escolas, trabalhos e todas as instituições sociais que possibilitam sua inserção e relação com outros seres sociais?
Dessa forma, observa-se uma necessidade que emerge para que se busque na literatura científica estudos que acompanharam a influência da pandemia e do isolamento social nas condições de saúde mental dos pacientes com TEA. É reconhecida a importância das pesquisas bibliográficas que apresentam as evidências mais recentes acerca do fenômeno em estudo.
Os efeitos sentidos pelos indivíduos com TEA já são sentidos e não há como mudar o cenário da pandemia. Diante disso, a saída encontrada é compreender os impactos das medidas protetivas contra a COVID-19, principalmente do distanciamento social, em portadores do TEA. Em diversas situações o diagnóstico de TEA está acompanhado de uma deficiência cognitiva que exige dos pais e da sociedade uma compreensão e atenção maiores, mesmo quando ausente, e por isso o conhecimento sobre o processo e desenvolvimento do diagnóstico torna-se algo tão necessário. Apesar dessa evidente necessidade, o diagnóstico de TEA vem acompanhado de inúmeros preconceitos e até mesmo de momentos de segregação desses indivíduos, o que pode ter sido acentuado frente à pandemia.
Portanto, o presente projeto se justifica pela necessidade de se empreender uma análise sistemática de pesquisas que se debruçaram sobre os impasses de crianças e adolescentes com TEA frente à pandemia, bem como apresentar evidências científicas que retrate a situação desses pacientes com TEA e os possíveis impactos gerados pela pandemia da COVID-19 em âmbito mundial.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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ROGERIO JOSE DE ALMEIDA
Email: rogerioufg@hotmail.com |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |