Detalhes do Projeto de Pesquisa

BEM-ESTAR E SENTIDO DE VIDA: MODELOS TEÓRICOS, ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS E DESFECHOS EM SAÚDE

Dados do Projeto

892

BEM-ESTAR E SENTIDO DE VIDA: MODELOS TEÓRICOS, ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS E DESFECHOS EM SAÚDE

2024/1 até 2028/1

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE PESQUISA EM AVALIAÇÄO E INTERVENÇÄO PSICOLÓGICA EM SAÚDE

Avaliação Psicológica e Neuropsicológica em saúde

DANIELA SACRAMENTO ZANINI

Resumo do Projeto

A pesquisa busca preencher lacunas na compreensão do bem-estar, concentrando-se em modelos teóricos e sentido de vida na população brasileira. Apesar dos avanços na investigação das implicações do bem-estar, a literatura carece de consenso quanto às abordagens mais apropriadas, especialmente para adultos e adolescentes. Tradicionalmente, as perspectivas eudaimônica e hedônica foram exploradas, mas modelos emergentes propõem abordagens complementares, oferecendo uma visão mais holística. Críticas à pesquisa de bem-estar destacam a predominância de amostras WEIRD, levantando preocupações sobre a generalização dos resultados. Assim, o projeto visa avaliar modelos teóricos de bem-estar e sentido de vida em população brasileira, considerando sua diversidade em termos de etnia, gênero, renda, idade entre outros. Os objetivos específicos envolvem a avaliação da articulação entre modelos teóricos e instrumentos de bem-estar, a invariância de parâmetros para diferentes grupos, a relação entre modelos e sofrimento psicológico, e o papel do bem-estar como fator de proteção. Adotando uma abordagem quali-quantitativa e descritivo-correlacional, a amostra será estratificada por idade, gênero e etnia, coletada em escolas e redes sociais. Instrumentos validados, como questionários sociodemográficos e escalas de satisfação com a vida, afetos positivos/negativos, componentes do PERMA e distress psicológico, serão aplicados via plataforma Forms. Este projeto visa contribuir significativamente à compreensão do bem-estar na diversidade brasileira, oferecendo insights valiosos para orientar intervenções e políticas mais inclusivas e eficazes.

Objetivos

Objetivo primário

Desta forma, o presente projeto tem como objetivo geral avaliar os modelos teóricos de bem-estar e sentido de vida em população brasileira, considerando sua diversidade em termos de etnia, gênero, renda, idade entre outros. 

Objetivo secundário

De forma específica, são objetivos desse projeto:

  1. Avaliar a articulação entre os modelos teóricos e instrumentos de bem-estar e sentido de vida 
  2. Avaliar a invariância de parâmetros para diferentes grupos amostrais em relação aos diferentes instrumentos e modelos de bem-estar e sentido de vida. 
  3. Avaliar a relação entre os diferentes modelos de bem-estar e sentido de vida e o sofrimento psicológico em diferentes aspectos. 
  4. Avaliar o efeito do bem-estar e sentido de vida como fator de proteção para a resistência ao sofrimento físico e psíquico 
  5. Desenvolver ou adaptar instrumentos que auxiliem na avaliação de diferentes modelos de bem estar e sentido de vida em população brasileira.

Justificativa

Apesar da compreensão das diferentes implicações a curto e longo prazo da promoção do bem-estar, ainda não se chegou a um consenso na literatura quanto à abordagem e modelo mais apropriados para investigar esse fenômeno tanto na vida adulta, quanto na adolescência. Neste sentido, estudos que revisitem os modelos teóricos de bem-estar e sentido de vida são bem-vindos.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
DANIELA SACRAMENTO ZANINI
Email: dazanini@yahoo.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]
IORHANA ALMEIDA FERNANDES
Email: iorhanafernandes@hotmail.com
Pesquisador Estudante [] []
JOSE LUIS PAIS RIBEIRO
Email: jlpr@fpce.up.pt
Pesquisador Colaborador Estrangeiro [externo] [doutor]
MARGARETH REGINA GOMES VERISSIMO DE FARIA
Email: mregina@pucgoias.edu.br
Pesquisador Técnico [professor] [doutor]