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A IMPORTÂNCIA DA LEITURA, ESCRITA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PÓS- PANDEMIA
2024/1 até 2025/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CRÍTICA LITERÁRIA, TRADUÇÃO E TRANSCRIAÇÃO
MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS
1. Avaliar o nível de proficiência em leitura e escrita de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.
2. Investigar como a exposição precoce à leitura e escrita afeta o desenvolvimento cognitivo e acadêmico das crianças.
3. Analisar as práticas de letramento adotadas por professores e escolas e seu impacto no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita pós-pandemia.
4. Propor recomendações para aprimorar as práticas de letramento nas escolas e a promoção da leitura e escrita nos anos iniciais.
O problema abordado por este projeto, relacionado à importância da leitura, escrita e práticas de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, é de extrema relevância em diversas dimensões educacionais e sociais. A justificativa para a realização deste estudo pode ser dividida em várias dimensões. Dentre elas destacamos:
Desenvolvimento das Habilidades Fundamentais: Os anos iniciais do ensino fundamental são um período crucial no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Compreender a influência dessas habilidades no sucesso acadêmico é fundamental para aprimorar a qualidade da educação. Base para Aprendizado Futuro: Habilidades sólidas de leitura e escrita servem como base para todas as áreas do conhecimento, impactando positivamente o desempenho em disciplinas diversas.
Redução das Desigualdades Educacionais: Melhorar a educação nos anos iniciais pode contribuir para reduzir desigualdades educacionais, oferecendo a todas as crianças a oportunidade de um começo igualitário.
Desenvolvimento de Cidadãos Críticos: A promoção da leitura e escrita nas idades iniciais ajuda a desenvolver cidadãos críticos, capazes de analisar informações, tomar decisões informadas e participar ativamente na sociedade.
Avanço na Pesquisa Educacional: Este projeto pode contribuir para o avanço da pesquisa em educação, oferecendo insights sobre as melhores práticas de letramento e sua relação com o desempenho acadêmico.
Desenvolvimento de Metodologias: Pode resultar no desenvolvimento de metodologias eficazes de ensino de leitura e escrita, que podem ser adotadas por educadores em todo o país.
d) Benefícios para o Programa de Pós-Graduação:
Consolidação de Nova Linha de Pesquisa: O projeto pode abrir caminho para uma nova linha de pesquisa relacionada à educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, contribuindo para a diversificação das áreas de investigação do programa de pós-graduação.
Desenvolvimento Tecnológico: Pode levar ao desenvolvimento de novas abordagens tecnológicas no ensino de leitura e escrita, alinhando-se às demandas da era digital.
Criação de Área de Concentração: Se o projeto for bem-sucedido, pode justificar a criação de uma área de concentração ou uma disciplina específica relacionada à educação nos anos iniciais.
Desta forma, consideramos que este projeto visa a abordar um problema educacional fundamental, cuja relevância se estende além do âmbito acadêmico, impactando positivamente a sociedade como um todo. Além disso, sua conclusão bem-sucedida terá um potencial significativo para contribuir com o desenvolvimento da pesquisa educacional, beneficiando o programa de pós-graduação por meio da consolidação de novas linhas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS
Email: malusramos@yahoo.com.br |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |