Detalhes do Projeto de Pesquisa

JUVENTUDES E CULTURA POLÍTICA: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR JOVENS AOS VALORES DEMOCRÁTICOS E PROCESSOS FORMATIVOS

Dados do Projeto

885

JUVENTUDES E CULTURA POLÍTICA: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR JOVENS AOS VALORES DEMOCRÁTICOS E PROCESSOS FORMATIVOS

2024/1 até 2026/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

JUVENTUDE E EDUCAÇÃO

Educação, Sociedade e Cultura

ALDIMAR JACINTO DUARTE

Resumo do Projeto

Este projeto busca investigar os diversos sentidos de democracia entre os jovens em diferentes segmentos, grupos e coletivos, juntamente com sua compreensão acerca da mediação de diversas instituições na formação dos valores democráticos. As questões centrais que orientam essa pesquisa são: Quais os sentidos dos jovens de cinco municípios da região metropolitana de Goiânia aos valores democráticos e quais suas percepções quanto à mediação realizada pelas diferentes instituições formadoras (formais, informais e não formais) quanto à sua contribuição na formação de princípios democráticos? O projeto parte do pressuposto de que, ao longo das duas últimas décadas (1990-2020), segmentos significativos de jovens adotaram perspectivas conservadoras, afastando-se assim dos princípios democráticos e contribuindo para a hegemonia de uma cultura política que minimiza ou nega a importância da democracia. Esse pressuposto ganha credibilidade a partir da observação de manifestações antidemocráticas que surgiram no Brasil desde 2016. Essas manifestações incluem apelos ao retorno da ditadura militar; questionamentos sobre a legitimidade do sistema eleitoral brasileiro; a ocupação dos poderes executivo e judiciário em janeiro de 2023 e a oposição de certos segmentos juvenis à expansão e proteção dos direitos sociais e da diversidade. Utilizando-se de metodologias qualitativas, bibliográficas, documentais e de pesquisa de campo, o estudo se concentrará em cinco municípios na Região Metropolitana de Goiânia. Será selecionada uma amostra de 250 jovens para representar as diversidades juvenis, como áreas urbanas e rurais, gênero, raça, religião, grupos e coletivos etc. A metodologia envolverá a administração de questionários e a realização de entrevistas em profundidade.

Objetivos

Geral: 

Investigar a cultura política entre os jovens da Região Metropolitana de Goiânia e apreender os sentidos e significados para estes agentes quanto aos valores democráticos, buscando analisar como essas percepções influenciam seu engajamento frente às demandas da cidadania no tempo presente.

Específicos: 


  1.  Realizar uma análise crítica da atual literatura científica e documental sobre a sobre as concepções de democracia e conservadorismo no tempo presente visando a sistematização do percurso lógico e histórico de tais concepções. 
  2. Analisar a categoria juventudes em sua construção histórica e social bem como a condição juvenil no tempo presente.
  3. Apreender as perspectivas acerca da democracia dentro de distintos grupos juvenis, visando aprofundar a compreensão das interpretações dadas às demandas contemporâneas e históricas por direitos, por meio da lente da diversidade de atores sociais.
  4. Identificar os fatores que mediam a cultura política entre os jovens, analisando a mediação realizada por diversas instituições como: família, escola, religião, território, trabalho, mídia, agrupamentos e coletivos na formação de valores democráticos ou em sua negação. 
  5. Identificar o que os jovens pesquisados consideram como os problemas e desafios enfrentados pela democracia século no século XXI;
  6. Realizar uma síntese realçando os pontos de vista comuns e divergentes emitidos pelos jovens no que diz respeito às concepções de democracia e uma análise comparativa contrastada entre os municípios pesquisados; 
  7. Produzir trabalhos científicos sobre os resultados da pesquisa visando publicações na forma de livros/capítulos, artigos, textos em anais de eventos, nacional e internacionalmente;
  8. Promover a formação de novos pesquisadores por meio da Iniciação Científica e incentivar a produção de teses e dissertações em Educação versando sobre a cultura política de jovens e a democracia; 

Fortalecer o intercâmbio do Grupo de Pesquisa Juventude e Educação da PUC Goiás com Universidade Autônoma do México; Universidade do Chile; Universidade Rovuma,  Moçambique e Universidade de Ferrara, Itália quanto à pesquisa relacionada ao tema Juventude e cultura política: sentidos atribuídos por jovens aos valores democráticos e processos formativos. 

Justificativa

A relevância da temática "Juventude e Cultura Política: sentidos e sgnificados dos Jovens aos Valores Democráticos e Processos Formativos" se destaca no atual cenário político e social. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Brasil, IBGE, 2022), os jovens entre 15 e 29 anos correspondem a 23% da população brasileira, somando mais de 47 milhões de pessoas, é inegável o potencial impacto que podem exercer sobre os eventos políticos e a configuração da democracia em seus âmbitos sociais.

Este projeto de pesquisa proporciona uma importante oportunidade para adentrarmos nas percepções e visões desses agentes jovens acerca das instituições democráticas, seu papel tanto individual quanto coletivo enquanto cidadãos, bem como os sentidos que atribuem à diversidade e desigualdade presentes na sociedade brasileira, englobando categorias como classe social, etnia, raça, gênero, religião etc. A análise dos diferentes pontos de vista sobre o reconhecimento dos sujeitos diversos e desiguais (Arroyo, 2012) em termos de direitos é de suma importância.

Além disso, há a necessidade de explorar a origem e perpetuação de concepções que negam direitos das diversas vozes, seja entre os próprios setores oprimidos, incluindo os jovens, ou na maneira como tais ideias são adotadas estrategicamente pelos setores dominantes. Da mesma forma, é crucial entender as concepções elaboradas pelos setores dominantes, disseminadas por diversas instituições para as camadas populares, baseadas em princípios conservadores que contradizem o avanço democrático no Brasil.

Essa abordagem se articula de maneira intrínseca com a área da Educação, dialogando de forma direta com a subárea "Tópicos Específicos de Educação" do CNPQ. Ao compreender os elementos que mediam a cultura política dos jovens, com especial ênfase no papel desempenhado pela educação formal, não formal e informal  (GOHN, 2010; 2011) na formação de valores democráticos, educadores poderão embasar tanto políticas públicas quanto ajustes curriculares e iniciativas que atuam diretamente ou indiretamente na formação das juventudes, orientadas para a promoção de valores democráticos.

Portanto, este projeto visa a contribuir substancialmente para a construção de um ambiente democrático sólido e inclusivo, informado pela compreensão das percepções e dinâmicas políticas dos jovens em sua diversidade e pluralidade. 


Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ALDIMAR JACINTO DUARTE
Email: aldimarjd@hotmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]
CLAUDIA VALENTE CAVALCANTE
Email: clavalente@pucgoias.edu.br
Pesquisador Líder Adjunto [professor] [doutor]
DANIELA COLELLA ZUNIGA LUDOVICO
Email: danicludovico@gmail.com
Pesquisador Estudante [] []
FABÍOLA PERES DA CRUZ
Email: fabiolaperescruz@gmail.com
Pesquisador Estudante [externo, externo] [mestre, mestre]
MARCO ANTÔNIO OLIVEIRA LIMA
Email: marcobasquetebol@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno, externo] [null, mestre]
MILENE DE OLIVEIRA MACHADO RAMOS JUBÉ
Email: milenejube@hotmail.com
Pesquisador Egresso [] []
VINICIUS OLIVEIRA SEABRA GUIMARÃES
Email: vs.seabra@gmail.com
Pesquisador Egresso [aluno] [null]