Detalhes do Projeto de Pesquisa

A DINÂMICA DAS DESIGUALDADES REGIONAIS NO BRASIL: UMA NOVA MANEIRA DE PENSAR COMO UM ECONOMISTA DO SÉCULO 21

Dados do Projeto

877

A DINÂMICA DAS DESIGUALDADES REGIONAIS NO BRASIL: UMA NOVA MANEIRA DE PENSAR COMO UM ECONOMISTA DO SÉCULO 21

2024/1 até 2027/2

ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO

PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL

Economia e desenvolvimento regional

JEFERSON DE CASTRO VIEIRA

Resumo do Projeto

O Brasil apresenta, sob vários aspectos, uma configuração geográfica continental, diversas peculiaridades socioeconômicas e geográficas que o caracterizam como um país heterogêneo e de grandes desigualdades espaciais. A própria extensão territorial poderia, em si, gerar heterogeneidades importantes, como ocorre nos Estados Unidos, na Rússia, no Canadá e na China, outros países de grandes dimensões geográficas. A disparidade regional é um assunto bastante discutido nacionalmente desde a criação da SUDENE na década de 1950. Apesar de perdurarem iniciativas de políticas públicas que tentam superar as desigualdades regionais, o problema do atraso relativo continua não resolvido. Diante disso, estudos de indicadores socioeconômicos de desenvolvimento regional podem contribuir para compreender as disparidades regionais e de desenvolvimento socieconômico das regiões brasileiras. O objetivo desse projeto é avaliar a aplicabilidade da Economia Donut como um novo paradigma econômico, examinando as diferenças regionais brasileiras por meio de indicadores socioeconômicos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para tanto, para esta pesquisa serão utilizados como análise de dados as ferramentas estatísticas de Coeficiente de Variação, Quociente Locacional, Shift-Share e revisão sistemática de literatura sobre questão regional. Espera-se estreitar laços da comunidade científica brasileira e internacional a fim de corroborar as várias hipóteses explicativas surgidas ao longo dos anos de preocupação com a questão regional no Brasil e abrir espaços para estudos comparativos com outras regiões de outros países do mundo. Assim, acredita-se estudar a dinâmica das desigualdades regionais possa atender a uma demanda dos mestrados em desenvolvimento regional sobre ferramentas modernas de interpretações de desenvolvimento socioeconômico e auxiliar a formação de alunos da graduação e pós-graduação e pesquisadores sobre esta temática, além de subsidiar governos com políticas públicas de desenvolvimento regional.

Objetivos

Objetivo Geral: 

  • Diagnosticar as causas das diferenças regionais brasileiras por meio da criação de indicadores socioeconômicos de causas e efeitos com base em vários trabalhos na literatura especializada de desenvolvimento regional, com enfoque na Economia da Complexidade e da Economia Evolucionária.

Objetivos específicos: 

  • Identificar variáveis socioeconômicas que explicam as regionalizações no Brasil.


  • Constatar nexos significativos entre a configuração regional, o acúmulo de desigualdades socioeconômicas na formação territorial do Brasil.


  • Indicar evidências que revelam a natureza da inserção das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, num contexto de dependência, subordinação orgânica e funcional das economias regionais numa relação centro-periferia ou semiperiferia. 


  • Analisar os impactos potenciais da adoção da Economia Donut na redução da desigualdade, na preservação ambiental e no bem-estar humano nas regiões brasileiras.  

Justificativa

Diagnosticar as causas das diferenças regionais brasileiras por meio da criação de indicadores socioeconômicos de causas e efeitos com base em vários trabalhos na literatura especializada de desenvolvimento regional, com enfoque na Economia da Complexidade e da Economia Evolucionária. Desta forma, pretende-se analisar as Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em conjunto com a evolução da economia brasileira como um sistema complexo e sua diversidade regional, torna-se evidente o surgimento de mudanças significativas, como avanços e retrocessos em relação à trajetória de dependência do Brasil. Esta análise oferece uma compreensão multifacetada, permitindo uma interpretação abrangente da estratificação social em termos de renda e riqueza na sociedade, bem como dos sistemas educacionais, científicos e tecnológicos, baseada nos princípios da Economia Donut.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
JEFERSON DE CASTRO VIEIRA
Email: jcastrovieira@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]