Detalhes do Projeto de Pesquisa

A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO ESTUDO DO FENÔMENO RELIGIOSO

Dados do Projeto

873

A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO ESTUDO DO FENÔMENO RELIGIOSO

2023/2 até 2026/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

TEOLOGIA, PESSOA E SOCIEDADE

Teologia Bíblica

ELISMAR ALVES DOS SANTOS

Resumo do Projeto

O projeto de pesquisa tem como objetivo conjugar duas dimensões que fundamentam as representações sociais com a finalidade de compreender o fenômeno religioso: seu status ontológico e seu status epistemológico. Pretende-se discutir, inicialmente, a relação entre representações sociais, ontologia e epistemologia. Procura-se mostrar que é possível identificar uma estreita relação entre essas duas realidades: ontologia e epistemologia e relacioná-las com a ancoragem e a objetivação que são os dois processos que geram representações sociais. Posteriormente, mostrar que para Serge Moscovici, a religião é um conjunto de representações sociais e de práticas.Por isso, os fenômenos relacionados às representações sociais indicam como compreender um determinado contexto social e o modo como se comunicam tais fenômenos sociais e psíquicos.Para alcançar essa finalidade, desejamos nos valer do método dedutivo como base lógica de raciocínio, da pesquisa bibliográfica como técnica de investigação e a realização de diversas etapas de análises das obras de Mosvocici e demais estudiosos das representações sociais utilizando fichas de documentação. Palavras-chave: Representações sociais. Ontologia. Epistemologia. Fenômeno. Religião.

Objetivos

 Objetivo geral


Compreender a fundamentação do status ontológico e epistemológicoda Teoria das Representações Sociais (TRS) e o modo comoutilizá-losno estudo do fenômeno religioso.


 Objetivos específicos


a) Identificar o fundamento ontológico e epistemológico das representações sociais;

b) Elaborar como se dá o processo psíquico e social de construção do saber na perspectiva das representações sociais;

c) Caracterizar o sentido da ancoragem e da objetivação no que corresponde ao status ontológico e epistemológico das representações no estudo do fenômeno religioso.


Justificativa

Como entender os fundamentos filosóficos e psicológicos que sustentam as representações sociais e como se dá o processo psíquico e social de construção das representações sociais? A dimensão ontológica e epistemológica das representações sociais, vistos em conjunto, mostra que a elaboração de uma representação social se dá por meio de dois conceitos: a ancoragem e a objetivação. A ancoragem trata-se de um processo pelo qual os objetos sociais ganham sentido. Ancorar é classificar e dar nomes a alguma coisa. Objetivação, como processo de formação das representações sociais, consiste em uma “operação” imaginante e “estruturante”, pela qual se dá uma forma, tornando concreto o que era abstrato, materializando a palavra. Acreditamos que,a Teoria das Representações Sociais (TRS),em seu aspecto teórico e prático pode contribuir para entender o processo de construção social e psíquico do fenômeno religioso.






Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ELISMAR ALVES DOS SANTOS
Email: elismar.eads@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]
PEDRO HENRIQUE FERREIRA BRAGA
Email: phfbraga2001@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]