Detalhes do Projeto de Pesquisa

GOIÁS E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO/DO CAMPO: DA GESTÃO À ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA AS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS RESIDENTES EM ÁREAS RURAIS

Dados do Projeto

870

GOIÁS E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO/DO CAMPO: DA GESTÃO À ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA AS CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS RESIDENTES EM ÁREAS RURAIS

2023/2 até 2025/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE CULTURA E EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA

Educação, Sociedade e Cultura

ROMILSON MARTINS SIQUEIRA

Resumo do Projeto

A pesquisa "Goiás e a Educação Infantil no/do Campo: da gestão à organização do trabalho pedagógico para as crianças de 0 a 6 anos residentes em áreas rurais" faz parte de uma pesquisa nacional que busca, em Goiás, apresentar indicativos para a formulação de uma política nacional e regional para esta etapa de educação contemplando a especificidade das crianças no/do campo. A justificativa se apoia na importância de analisar a efetividade de políticas públicas educacionais no atendimento e garantia de uma educação de qualidade às crianças no/do campo, bem como contribuir para dar visibilidade a essas crianças, como sujeitos de direito. Este estudo se justifica, ainda, para dar visibilidade às crianças no/do campo e reforçar a luta por essa etapa da educação no ambiente acadêmico e sociopolítico. A investigação objetiva, em um sentido mais geral, contribuir para a ampliação do conhecimento acerca da efetivação do direito à Educação Infantil no/do Campo, das dificuldades vivenciadas, das alternativas construídas e dos desafios que necessitam ser superados para sua garantia.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

  • ·       Mapear os impactos da pandemia na educação das crianças de 0 a 6 anos no/do campo, a fim de construir subsídios para a formulação de políticas públicas que atendam aos direitos e visibilidade das crianças no Estado de Goiás.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compor pesquisa nacional com a mesma finalidade do projeto, a fim de delinear um panorama nacional sobre o tema;
  • Discutir propostas de gestão e organização da educação infantil no/do campo, a fim de minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem e sociabilidade das crianças;
  • Discutir propostas pedagógica na reorganização dos tempos, espaços e aprendizagens com vistas à garantia da qualidade socialmente referenciada na educação infantil no/do campo em Goiás;
  • Fortalecer o diálogo e a construção de uma agenda propositiva entre universidade, secretarias de educação, fóruns em defesa da educação, comunidade e profissionais da educação a fim de melhorar a qualidade da educação das crianças no/do campo em Goiás;
  • Garantir visibilidade às crianças no/do campo goianas em suas especificidades e necessidades locais;
  • Mapear os impactos da pandemia na educação de 0 a 6 das crianças no/do campo em Goiás;
  • Ampliar a formação de lideranças comunitárias para a defesa e proposição de ações que garantam a efetivação e o acompanhamento de políticas educacionais voltadas para o/no campo.


Justificativa

Considerando o cenário nacional descrito na introdução, questiona-se: e a realidade das crianças goianas no/do campo? Atender a criança do campo, seus direitos e suas necessidades é papel das políticas educacionais. Esse atendimento deve priorizar os espaços e as vivências de uma criança habitante no/do campo, considerando sua relação com a natureza, a cultura, a comunidade, seus povos e suas linguagens. Nesse sentido, há que se questionar a oferta da Educação Infantil no Campo, problematizando o modelo urbano que se impõe: em que condições se encontra a educação infantil no/do campo em Goiás, face à pandemia decorrente do Coronavirus? Quais os impeditivos da garantia do direito à educação das crianças no/do campo? Em contexto de pandemia, seria pertinente considerar outros modos de relação entre escola e comunidade, tendo em vista a própria organização do território? A vida na comunidade poderia constituir um fator de maior importância para o contexto educativo, tendo em vista o sentido de pertencimento ao território? Tem-se como hipótese, que a educação infantil no/do campo em Goiás, particularmente no período da pandemia, não se constituiu como prioridade do Estado para o atendimento dos direitos das crianças, o que sinaliza para a prioridade da zona urbana nos planos. Estas questões e, consequentemente, da identidade da Educação Infantil do/no Campo, no âmbito do sistema de educação formal, tem incidido na flexibilização de políticas para a educação no campo, com a redução do custo da sua manutenção e precarização da sua oferta. O estudo da Educação Infantil no/do ainda é uma política em construção, que precisa ser qualificada e debatida não apenas nos movimentos sociais, como em estudos e pesquisas científicas, de forma a evidenciar como uma pauta a ser discutida, como um tema em evidência e contribuir com a pesquisa para a pós graduação e ampliação do conhecimento sobre a Educação Infantil do/no Campo na área de conhecimento “Ciências Humanas”. 

Em relação ao referencial teórico, destaca-se o método de análise desta pesquisa que parte do Materialismo Histórico Dialético com suas categorias: historicidade, contradição, dialética, etc; Dentre as categorias de análise, duas são transversais:


Trabalho: ação humana transformadora, produto da práxis humana. É pelo trabalho que o homem age, transforma, cria e recria as condições que garantem os meios para a sua subsistência. É por meio de sua ação que ele pensa a realidade, constrói e reconstrói significados, num movimento consciência-mundo, objetividade- subjetividade e vontade-ação.


Cultura: produto da ação histórica do homem, resultante da atividade humana, entrelaçamento de dimensões subjetivas e objetivas da condição humana, que não se separam das condições políticas e materiais. Em relação às crianças podemos falar em culturas da infância.


Já o referencial teórico desta pesquisa parte dos estudos, mediações e diálogos entre os campos da Educação, da Pedagogia da Infância e da Sociologia da Infância. Este referencial é fundamental no entendimento da relação indivíduo e sociedade, particularmente no que se refere à compreensão da infância e da criança em seus processos de educação/socialização. Isto significa que este estudo situa tanto o seu objeto, quanto seus sujeitos, no plano da história, da cultura e da subjetividade humana, uma vez que suas aproximações teóricas buscaram compreender a relação entre racionalidade e subjetividade. Serão recortes destes campos de estudo na pesquisa:


  • Pedagogia da infância: pelos processos formativos e de socialização dos sujeitos; políticas educacionais voltadas para a infância.


  • Sociologia da Infância: criança como agente social, como categoria de análise da realidade, sujeito polifônico.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ADRIANA APARECIDA RODRIGUES DA SILVA
Email: dricarodrigues216@gmail.com
Pesquisador Egresso [externo] [mestre]
ADRIANE CAMILO COSTA
Email: adriane.camilo@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
ALESSANDRA GOMES JACOME DE ARAUJO
Email: ale.jacome@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [especialista]
ALINE MAGIONI MAROSTICA MARIANO
Email: magionimm@hotmail.com
Pesquisador Estudante [] []
ANGELA MARIA SCALABRIN COUTINHO
Email: angelamscoutinho@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]
BEATRIZ ALMEIDA SANTIAGO SANTOS
Email: beatrizalmeida2906@gmail.com
Pesquisador Estudante [externo, externo] [graduado, graduado]
CLEMERSON ELDER TRINDADE RAMOS
Email: eldercremtn@gmail.com
Pesquisador Estudante [] []
DEBORA CAROLINNA PEREIRA COSTA
Email: deboracarolinna@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
EMILIA PEIXOTO VIEIRA
Email: emilcarl28@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]
FABIANA FERREIRA DOS SANTOS
Email: fabiany3santos@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [graduado]
FABIANE DE OLIVEIRA CORDEIRO
Email: fafacordeiro@hotmail.com
Pesquisador Estudante [externo] [null]
FERNANDA DE LOURDES ALMEIDA LEAL
Email: fernandalealufcg@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]
JUSSARA LEITE DA SILVA ROCHA
Email: jussararocha1971@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [especialista]
LUANA FERREIRA BORGES
Email: luanaferreiraborges@hotmail.com
Pesquisador Egresso [externo] [mestre]
LUCIANA PAIVA DOS SANTOS
Email: lucianacremtn@gmail.com
Pesquisador Egresso [externo] [mestre]
LUCIENE APARECIDA PINTO DA COSTA PEREIRA
Email: lucienecpereira@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
MARCIA HELENA SANTOS CURADO
Email: marciahscurado@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
MAYARA MARCE GUIMARAES
Email: cei.julianapires@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [especialista]
PABLINY HELOYSA BATISTA MARIANO
Email: pablinyhelo@gmail.com
Pesquisador Egresso [] []
PATRICIA MARCIANO COSTA DE ALMEIDA
Email: patriciamei@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [especialista]
PRISCILLA BEZERRA DA SILVA
Email: lanamei@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [especialista]
ROMILDA CANDIDO DE ARAUJO MENDES
Email: romilda.candido@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [especialista]
ROMILSON MARTINS SIQUEIRA
Email: romilsonmartinsiqueira@hotmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]
ROSANE CANDIDA DE ALMEIDA
Email: rozaneka@hotmail.com
Pesquisador Egresso [externo] [mestre]
SIMONE CRISTINA TEIXEIRA DOS SANTOS MARTINS
Email: simonecristmartins2013@yahoo.com.br
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [especialista]
SUELENE MARIA DOS SANTOS
Email: suellene_@hotmail.com
Pesquisador Estudante [] []
TIAGO JUNQUEIRA DE ALMEIDA
Email: tiagojunqueira@yahoo.com.br
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
VILMA RIBEIRO DE ALMEIDA
Email: vilminharibeiro@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [mestre]