866
BASES TEÓRICAS E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS E ORGANIZATIVOS DA ESCOLA SOCIALMENTE JUSTA NUMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
2023/1 até 2024/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas
JOSE CARLOS LIBANEO
Objetivo Geral: apreender e analisar a relação entre as finalidades educativas escolares eleitas por um sistema de ensino ou por programas de pesquisa em relação à diversidade sociocultural, e suas consequências pedagógicas na escola e na sala de aula.
Objetivos específicos:
O projeto se justifica pelo interesse deste pesquisador em estudar as bases e formas de organização do ensino e da escola que assegurem o atendimento à diversidade de modo a ampliar as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento das capacidades intelectuais e de sua personalidade plena dos alunos, principalmente na escola pública. Há vários estudos referentes às relações entre desigualdades sociais e desigualdades escolares ou entre justiça social e educação. No entanto, o tema do atendimento propriamente pedagógico nas escolas e salas de aula às desigualdades sociais e diversidades socioculturais tem sido pouco contemplado na pesquisa em educação. A pergunta a ser respondida é: que características de funcionamento da escola e da sala de aula podem atenuar o impacto das condições sociais, culturais e materiais concretas dos alunos no aprendizado escolar. Em outras palavras, que formas de organização pedagógica e institucional podem ajudar as escolas e os professores a se organizar internamente para compatibilizar as exigências de formação cultural e científica próprias das finalidades da escola com condições sociais, culturais e materiais concretas de vida dos alunos. É, pois, relevante investigar concepções e formas de organização do ensino para o atendimento da diversidade sociocultural na escola e na sala de aula que assegurem, na prática pedagógica e no processo didático, a inserção da diversidade sociocultural de modo a ampliar as oportunidades de aprendizagem e os apoios necessários a todos os estudantes para que possam desenvolver suas capacidades intelectuais e sua personalidade global. Entende-se aqui que a diversidade está presente no cotidiano da escola e da sala de aula no grupo de alunos. Parte-se do entendimento de que todos
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
JOSE CARLOS LIBANEO
Email: libaneojc@uol.com.br |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |