Detalhes do Projeto de Pesquisa

BASES TEÓRICAS E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS E ORGANIZATIVOS DA ESCOLA SOCIALMENTE JUSTA NUMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Dados do Projeto

866

BASES TEÓRICAS E PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS E ORGANIZATIVOS DA ESCOLA SOCIALMENTE JUSTA NUMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

2023/1 até 2024/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS

Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas

JOSE CARLOS LIBANEO

Resumo do Projeto

O projeto visa investigar as bases teóricas e princípios pedagógicos e organizativos da escola socialmente justa numa concepção de educação para o desenvolvimento humano. Parte-se da constatação de que as políticas públicas para a educação escolar se defrontam com a questão da relação entre igualdade e diferença entre os seres humanos, de onde decorrem importantes questionamentos: pode um sistema escolar colocar como sua finalidade prioritária o atendimento às diferenças e não as funções clássicas da escola voltadas para a formação cultural e científica? A supervalorização da diferença pode levar a sacrificar o atendimento à igualdade? A escola socialmente justa poderia ser uma proposta viável de conciliar igualdade e diferença? Como a escola e o processo de ensino-aprendizagem podem contemplar no trabalho pedagógico as desigualdades sociais associadas às diversidades? Presume-se, neste estudo, que é possível pensar um tipo de ensino que assegure a todos os alunos aprender aquilo que é necessário aprender como condição da igualdade entre os seres humanos e, ao mesmo tempo, considerar a diversidade humana e social desses alunos e as desigualdades sociais no processo de ensino-aprendizagem. Tem-se, assim, como objetivo geral da pesquisa investigar e propor formas de organização do ensino que assegurem o atendimento à diversidade sociocultural e às desigualdades sociais de modo a ampliar as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades intelectuais e de sua personalidade global. O projeto terá como procedimentos o estudo teórico da questão por meio de pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Espera-se, como resultados, a obtenção de contribuições teóricas e práticas para se conceber formas de contemplar a diversidade sociocultural na escola e na sala de aula sem que isso resulte em secundarizar o domínio de conhecimentos e de modos de desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral dos alunos.

Objetivos

Objetivo Geral: apreender e analisar a relação entre as finalidades educativas escolares eleitas por um sistema de ensino ou por programas de pesquisa em relação à diversidade sociocultural, e suas consequências pedagógicas na escola e na sala de aula.


Objetivos específicos:


  1. Recuperar do projeto anterior, as análises sobre as relações/conexões entre posicionamentos sobre finalidades e objetivos da educação escolar, diversidade sociocultural e didática; 
  2. Buscar no material bibliográfico disponível proposições sobre formas de organização do ensino, na perspectiva do ensino para o desenvolvimento humano, que assegurem o atendimento à diversidade sociocultural na escola e na sala de aula;
  3. Formular bases teóricas e princípios pedagógicos e organizativos da escola socialmente justa numa concepção de educação para o desenvolvimento humano


Justificativa

O projeto se justifica pelo interesse deste pesquisador em estudar as bases e formas de organização do ensino e da escola que assegurem o atendimento à diversidade de modo a ampliar as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento das capacidades intelectuais e de sua personalidade plena dos alunos, principalmente na escola pública. Há vários estudos referentes às relações entre desigualdades sociais e desigualdades escolares ou entre justiça social e educação. No entanto, o tema do atendimento propriamente pedagógico nas escolas e salas de aula às desigualdades sociais e diversidades socioculturais tem sido pouco contemplado na pesquisa em educação. A pergunta a ser respondida é: que características de funcionamento da escola e da sala de aula podem atenuar o impacto das condições sociais, culturais e materiais concretas dos alunos no aprendizado escolar. Em outras palavras, que formas de organização pedagógica e institucional podem ajudar as escolas e os professores a se organizar internamente para compatibilizar as exigências de formação cultural e científica próprias das finalidades da escola com condições sociais, culturais e materiais concretas de vida dos alunos. É, pois, relevante investigar concepções e formas de organização do ensino para o atendimento da diversidade sociocultural na escola e na sala de aula que assegurem, na prática pedagógica e no processo didático, a inserção da diversidade sociocultural de modo a ampliar as oportunidades de aprendizagem e os apoios necessários a todos os estudantes para que possam desenvolver suas capacidades intelectuais e sua personalidade global. Entende-se aqui que a diversidade está presente no cotidiano da escola e da sala de aula no grupo de alunos. Parte-se do entendimento de que todos

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
JOSE CARLOS LIBANEO
Email: libaneojc@uol.com.br
Coordenador Líder [professor] [doutor]