Detalhes do Projeto de Pesquisa

CARACTERIZAÇÃO DO ESTILO DE VIDA, CONDIÇÕES GERAIS DE SAÚDE DE ADULTOS SOB A ÓTICA DA MEDICINA FUNCIONAL

Dados do Projeto

861

CARACTERIZAÇÃO DO ESTILO DE VIDA, CONDIÇÕES GERAIS DE SAÚDE DE ADULTOS SOB A ÓTICA DA MEDICINA FUNCIONAL

2016/2 até 2024/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE PESQUISA EM ENVELHECIMENTO ATIVO E CUIDADO INTEGRAL ÀS ENFERMIDADES CARDIOVASCULARES E PULMONARES

Promoção da saúde

PRISCILA VALVERDE DE OLIVEIRA VITORINO

Resumo do Projeto

Objetivo: caracterizar aspectos de alimentação, vitalidade, hábitos de vida, sinais, sintomas, saúde e doença, uso de medicamentos, suplementos e aspectos relacionados ao trabalho sob a ótica da medicina funcional. Método: estudo descritivo, que avaliará uma amostra de 761 servidores públicos federais do Instituto Federal de Goiás (IF Goiás) e Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A amostra será estrafiticada por campus. O termo de consentimento livre e esclarecido e o questionário, serão encaminhado para os servidores por e-mail. Resultados esperados: com os dados obtidos no estudo pretende-se identificar precocemente os principais sinais e sintomas dos servidores para a promoção de ações mais efetivas que melhorem as condições de saúde globais e no ambiente de trabalho.

Objetivos

Caracterizar o perfil socio-demográfico, de estilo de vida, hábitos alimentares, condições gerais de saúde de adultos e tipos sanguíneos de uma população de adultos sob a perspectiva da medicina integrativa dos sistemas biológicos, a Medicina Funcional

Justificativa

A abordagem da Medicina Funcional permitirá a criação de um modelo de atenção à saúde que faça o manejo adequado (e a prevenção) das doenças crônicas, através de um modelo centrado no paciente (MORIOKA-DOUGLAS, 2004; SNYDERMAN; LANGHEIER, 2006; MENDES, 2011) ao invés de centrado na doença. Esta visão resultará em melhor desfecho no tratamento das doenças crônicas, reduzindo os custos e melhorando a percepção de saúde como vitalidade positiva. Assim este estudo pretende avaliar a prevalência dos sinais e sintomas de uma população de adultos, considerando os hábitos alimentares e o estilo de vida destes sob a perspectiva da medicina integrativa dos sistemas biológicos, a Medicina Funcional.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
PRISCILA VALVERDE DE OLIVEIRA VITORINO
Email: pvalverde@pucgoias.edu.br
Coordenador Líder [professor] [doutor]