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CONSTRUÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE E PRECISÃO DA ESCALA DE COMPORTAMENTOS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (EC-TEA)
2023/1 até 2027/1
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE
GRUPO DE PESQUISA EM AVALIAÇÄO E INTERVENÇÄO PSICOLÓGICA EM SAÚDE
Avaliação Psicológica e Neuropsicológica em saúde
DANIELA SACRAMENTO ZANINI
Este estudo buscará evidências de validade da Escala de Comportamentos do Transtorno do Espectro Autista (EC-TEA) recorrendo aos professores e pais/cuidadores como informantes do instrumental. Também examinará as propriedades psicométricas das duas versões (professores e pais/cuidadores) em amostra de crianças entre dois e 12 anos. O foco estará em verificar a capacidade discriminativa das variáveis da escala EC-TEA para identificar crianças com o TEA das crianças sem diagnóstico de transtornos mentais. Além disso, buscar a validação de conteúdo da versão para pais/cuidadores, a sistematização da padronização e normatização das duas versões. Em síntese, o presente estudo tem como objetivo geral avaliar as propriedades psicométricas da escala EC-TEA (Silva & Zanini, 2021). Como objetivos específicos, o estudo pretende:
Embora os instrumentos encontram-se disponíveis em publicações científicas nacionais, indicando estudos preliminares de validade no contexto de pesquisa, não localizamos instrumentos com pareceres favoráveis no site do Conselho Federal de Psicologia que avaliam o transtorno TEA. Isso significa que não há garantia de evidências de validade e confiabilidade destes instrumentos para a população brasileira, tampouco tabelas normativas para possíveis comparações; seria considerada falta ética a utilização dos mesmos no ambiente profissional. Considerando o contexto de avaliação, um instrumento específico para avaliar os comportamentos característicos do transtorno colaboraria no processo de triagem e encaminhamentos, além de direcionar investigações mais específicas para as suspeitas levantadas.
Diante desse contexto, o presente projeto de pesquisa, intitulado “Estudos Psicométricos da Escala de Comportamentos do Transtorno do Espectro Autista (EC-TEA)” é um desdobramento da dissertação de mestrado intitulado “Desenvolvimento e Evidências de Validade da Escala de Comportamentos do Transtorno do Espectro Autista” desenvolvido também na PUC Goiás. O projeto anterior possibilitou a estruturação de dois artigos: 1. Instrumentos de Avaliação no Transtorno do Espectro Autista: uma Revisão Sistemática; e 2. Evidências de Validade da Escala de Comportamentos do Transtorno do Espectro Autista. Ambos publicados em revistas científicas e o segundo artigo foi premiado em Primeiro Lugar na modalidade ‘‘Tema Livres no V Prêmio Melhores Trabalhos em Ciência e Tecnologia’’ no Congresso de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Espera-se que a escala construída neste trabalho avalie o espectro de acordo com os critérios expostos pela literatura e, posteriormente, possa ser utilizada não só no campo das pesquisas, mas do ambiente profissional. A Escala de Comportamentos do Transtorno do Espectro Autista (EC-TEA) será alvo de outras validações para que, ao final, o instrumento possa ser submetido ao Conselho Federal de Psicologia para análise e uso dos psicólogos.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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CAMILA COSTA E SILVA
Email: camilacosta1802@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
DANIELA SACRAMENTO ZANINI
Email: dazanini@yahoo.com |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |