Detalhes do Projeto de Pesquisa

ATITUDES E PERCEPÇÕES SOBRE ENVELHECIMENTO E AGEÍSMO EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: ESTUDO MULTICÊNTRICO

Dados do Projeto

845

ATITUDES E PERCEPÇÕES SOBRE ENVELHECIMENTO E AGEÍSMO EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: ESTUDO MULTICÊNTRICO

2023/1 até 2026/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E INTEGRALIDADE DO CUIDADO

Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde

MARINA ALEIXO DINIZ REZENDE

Resumo do Projeto

Introdução: O aumento do número de idosos decorre principalmente da maior expectativa de vida, sendo projetada para 2030 uma expectativa de vida média de 79 anos. O preconceito de idade surge quando a mesma é utilizada para categorizar e dividir as pessoas de maneiras que levam a danos, desvantagens e injustiças e corroem a solidariedade entre as diferentes gerações. Esse tipo de preconceito pode assumir diferentes formas ao longo do curso da vida. Objetivo: compreender e associar as atitudes e percepções sobre o processo de envelhecimento e ageísmo em estudantes de enfermagem de universidades no Brasil. Método: Estudo misto que será realizado em instituições de ensino de enfermagem brasileiras e constará de duas fases: Fase 1 - será realizado um estudo transversal por meio do web-based survey com estudantes de enfermagem e serão utilizados os instrumentos de perfil demográfico, Escala de Fraboni de Ageísmo e Escala de Ageísmo no Contexto Organizacional; e Fase 2 ¿ serão divididos em dois grupos, Grupo 1 - serão realizadas entrevistas com os estudantes sobre o processo de envelhecimento e Grupo 2 - serão analisados os desenhos dos participantes e realizado o Teste de Associação Livre de Palavras. Para as análises quantitativas será utilizada a estatística descritiva e analítica. Já para a fase qualitativa, para analisar as falas dos participantes, será utilizada a Análise de Conteúdo, e para o Teste de Associação Livre de Palavras será adotada a técnica de análise de conteúdo lexométrica.

Objetivos

Geral

Compreender e associar as atitudes e percepções sobre o processo de envelhecimento e ageísmo em estudantes de enfermagem de universidades no Brasil. 


Específicos

  • Caracterizar o perfil sociodemográfico dos estudantes de enfermagem;
  • Mensurar o ageísmo em estudantes de enfermagem;
  • Identificar as atitudes dos estudantes de enfermagem sobre o ageísmo organizacional;
  • Associar a escala de ageísmo e atitudes com o perfil demográfico dos estudantes de enfermagem;
  • Analisar a percepção dos estudantes de enfermagem sobre o processo de envelhecimento; 
  • Avaliar os desenhos dos estudantes de enfermagem sobre o seu próprio processo de envelhecimento;
  • Analisar as palavras associadas ao processo de envelhecimento dos estudantes de enfermagem;
  • Comparar ageísmo, atitudes e percepções sobre o processo de envelhecimento e ageísmo em estudantes de enfermagem do Brasil.

Justificativa

Vários autores citados descrevem as atitudes e os comportamentos dos estudantes. Diante do maior número de idosos no mundo, das condições de saúde e de interação dos estudantes em sua formação universitária, urge a necessidade de realizar pesquisas para compreender duas culturas distintas, da América Latina, desse processo com a finalidade de preparar esses estudantes para compreenderem essa fase de modo a atender às necessidades dos enfermeiros na cultura do cuidado gerontológico. 

Fornecer educação, capacitação e formação aos estudantes de enfermagem com a finalidade de conhecer e reduzir o preconceito relacionado à idade é importante no processo do cuidado e do bem-estar biopsicossocial dos idosos, que no futuro terá um impacto no cuidado de enfermagem do idoso. Para isso se formulou a seguinte pergunta de estudo: Qual é a compreensão e associação das atitudes e percepções sobre o processo de envelhecimento e ageísmo em estudantes de enfermagem de universidades do Brasil?

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
MARINA ALEIXO DINIZ REZENDE
Email: marinadinizpuc@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]