Detalhes do Projeto de Pesquisa

FUNCIONALIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL E SAÚDE EMOCIONAL DOS CUIDADORES

Dados do Projeto

843

FUNCIONALIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PARALISIA CEREBRAL E SAÚDE EMOCIONAL DOS CUIDADORES

2023/1 até 2026/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E INTEGRALIDADE DO CUIDADO

Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde

CEJANE OLIVEIRA MARTINS PRUDENTE

Resumo do Projeto

Estudo transversal analítico, que tem como objetivo analisar a funcionalidade de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral e a saúde emocional dos seus cuidadores. A amostra será composta por pais ou responsáveis de crianças e adolescentes com diagnóstico de Paralisia Cerebral, em reabilitação no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER). Os participantes irão responder, mediante entrevista, questionários de avaliação sociodemográfico e clínico, a Medida de Participação e do Ambiente - Crianças e Jovens (PEM-CY), o Pediatric Evaluation of Disability Inventory Computer Adaptive Test (PEDI-CAT), o Zarit Burden Interview (ZBI) e a Escala de Apoio Social do Medical Outcomes Study (MOS). A Escala do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) será preenchida por meio da análise de prontuário da criança e adolescente com Paralisia Cerebral. Os achados deste estudo poderão nortear intervenções terapêuticas multiprofissionais, com uma abordagem biopsicossocial, não só para a pessoa com Paralisia Cerebral, mas para os seus cuidadores.

Objetivos

Objetivo Geral

Analisar a funcionalidade de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral e a saúde emocional dos seus cuidadores.


Objetivos Específicos

  • Analisar os estudos que investigaram a habilidade funcional e participação no contexto domiciliar, escolar e comunitário de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral;
  • Analisar os estudos que investigaram o nível de sobrecarga e o apoio social de cuidadores de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral;
  • Descrever o perfil sociodemográfico e clínico de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral em tratamento no CRER;
  • Descrever o perfil sociodemográfico e clínico de cuidadores de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral em tratamento no CRER;
  • Analisar a habilidade funcional de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral em relação a atividade diária, mobilidade, social/cognitivo e responsabilidade;
  • Analisar a participação no contexto domiciliar, escolar e comunitário de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral;
  • Analisar o nível de sobrecarga de cuidadores de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral;
  • Analisar o apoio social de cuidadores de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral;
  • Relacionar aspectos sociodemográficos e clínicos com a habilidade funcional de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral;
  • Relacionar aspectos sociodemográficos, clínicos e habilidade funcional com a participação de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral;
  • Relacionar aspectos sociodemográficos, clínicos, habilidade funcional e participação de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral com o nível de sobrecarga e apoio social de seus cuidadores.

Justificativa

        A participação social estimula o desenvolvimento de competências e habilidades nas crianças (HOHEPA et al., 2006), sendo considerada uma importante dimensão da funcionalidade (OMS, 2001). Pessoas com deficiência têm inúmeras situações de restrições na participação, causadas principalmente pela exclusão social e acessibilidade (BAGATINI, 2021).

        A condição clínica de uma pessoa com Paralisia Cerebral faz com que o cuidado seja mais exigente e a realização de tarefas simples torna-se muitas vezes complexas e com necessidade de assistência (ONES et al., 2005). Cuidadores de crianças com Paralisia Cerebral enfrentam desafios no cuidado, somado ao apoio social muitas vezes ineficiente (PEREIRA et al., 2014).

        A reabilitação de crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral deve ter como foco a promoção da atividade e participação. Os achados deste estudo poderão nortear intervenções terapêuticas multiprofissionais, com uma abordagem biopsicossocial, não só para a pessoa com Paralisia Cerebral, mas para os seus cuidadores. O conhecimento de que o cuidar de uma pessoa com Paralisia Cerebral gera algum nível de sobrecarga em seus cuidadores, deve vir acompanhado de efetivação de políticas voltadas para esta população, com estratégias de proteção, vigilância e assistência (CAMARGOS et al., 2009).




Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ADRIELLE DA CUNHA PICOLO
Email: picoloadrielle@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
CEJANE OLIVEIRA MARTINS PRUDENTE
Email: cejanemp@hotmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]
FERNANDA DE SOUZA LEAL
Email: lealfernandadesouza@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo, externo] [graduado, graduado]
FRANCINE AGUILERA RODRIGUES DA SILVA
Email: francine.fisio@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
JULIANA ABEGG
Email: julianaabegg1@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
MARIA ALVES BARBOSA
Email: maria.malves@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]
MAYSA FERREIRA MARTINS RIBEIRO
Email: maysa.enf@pucgoias.edu.br
Pesquisador Líder Adjunto [] []
THEREZA CRISTINA RODRIGUES ABDALLA VERISSIMO
Email: therezafisio@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [mestre]
VICTORIA RITA PAIVA DOS SANTOS
Email: victoriapaivafisio@gmail.com
Pesquisador Egresso [externo, aluno] [graduado, null]