Detalhes do Projeto de Pesquisa

ESTUDO DE COORTE PARA O DIAGNÓSTICO RÁPIDO DE TUBERCULOSE, HISTOPLASMOSE E CRIPTOCOCOSE EM PESSOAS COM DOENÇA AVANÇADA PELO HIV

Dados do Projeto

833

ESTUDO DE COORTE PARA O DIAGNÓSTICO RÁPIDO DE TUBERCULOSE, HISTOPLASMOSE E CRIPTOCOCOSE EM PESSOAS COM DOENÇA AVANÇADA PELO HIV

2023/1 até 2026/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

GRUPO DE DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS

Doenças infectocontagiosas com ênfase nas Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV/AIDS, Sífilis, etc); Infecções Fúngicas, diagnósticos e terapias anti-infecciosas

RENATA DE BASTOS ASCENÇO SOARES

Resumo do Projeto

Pessoas vivendo com HIV (PVHIV) com doença avançada grave correm alto risco de desenvolver infecções oportunistas, como histoplasmose e criptococose. Os sinais clínicos e sintomas dessas infecções são muitas vezes inespecíficos e, portanto, difíceis de diagnosticar e diferenciar com precisão de outras infecções causadas por patógenos não fúngicos (por exemplo, tuberculose). Métodos laboratoriais convencionais para diagnóstico de histoplasmose e criptococose, como cultura e histopatologia, exigem infraestrutura laboratorial complexa, técnicos de laboratório treinados em microbiologia e longos tempos de resposta para resultados (dias a semanas).A identificação de doenças oportunistas através do uso de antígenos tem se mostrado eficaz para o manejo do paciente. A implementação de um pacote de TRDs resultará em um aumento no número, e identificação precoce de casos de tuberculose, histoplasmose e criptococose. Isso permitirá iniciar um tratamento específico mais cedo e, por fim, reduzir a mortalidade associada.

Objetivos

Objetivo geral:

Avaliar a viabilidade de um novo modelo de cuidado projetado para detectar e fornecer cuidados imediatos aos casos de doença avançada do HIV, acelerando o diagnóstico e tratamento das infecções oportunistas mais frequentes como uma ferramenta que potencialmente poderia reduzir a mortalidade.

Objetivos específicos:

¿Descrever a prevalência de doença avançada do HIV em pessoas recém-diagnosticadas com HIV.

¿Descrever a prevalência de tuberculose, histoplasmose e criptococose entre pessoas com doença avançada do HIV (incluindo novos pacientes com diagnóstico tardio, pessoas já diagnosticadas e não vinculadas aos cuidados e pessoas em falha à TARV).

¿Identificar fatores associados a infecções oportunistas e mortalidade.

¿Determinar a viabilidade da implementação de um pacote para o diagnóstico de infecções oportunistas frequentes (tuberculose, histoplasmose e criptococose) com testes rápidos entre pacientes com doença avançada do HIV.

¿Gerar e disseminar evidências para apoiar o desenvolvimento e a implementação de políticas de atenção ao HIV, para melhorar a resposta nacional e regional ao HIV. 

Justificativa

Pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHIV) com doença avançada estão sob o risco do desenvolvimento de uma série de infecções oportunistas, incluindo histoplasmose e criptococose (1-4). Os sinais e sintomas destas infecções são comumente inespecíficos, tornando-se difícil diferenciá-las de outras doenças causadas por patógenos não-fúngicos, como tuberculose (5-7). Métodos laboratoriais convencionais para histoplasmose e criptococose, tais como cultura e histopatologia, requerem infraestrutura laboratorial complexa, profissionais de laboratório treinados em microbiologia e um longo tempo é requerido para a positivação dos resultados (dias a semanas, em caso da cultura) (8-10). Histoplasmose, em particular, é uma das principais doenças definidoras de AIDS, sendo de ocorrência endêmica nas Américas, incluindo no Brasil. É doença negligenciada, uma vez que não existe registro oficial do número de casos, bem como inexistem políticas públicas destinadas a esta condição. Nas Américas, histoplasmose causa mais óbitos em pacientes vivendo com HIV/AIDS do que tuberculose, apenas para ilustrar a magnitude do problema.

            A identificação de doenças oportunistas por meio da detecção de antígenos tem se mostrado efetiva no manejo dos pacientes. Testes diagnósticos rápidos estão disponíveis para tuberculose, criptococose e histoplasmose, embora o uso destas ferramentas seja, ainda, pouco utilizado no Brasil. Estes testes são recomendados pelos atuais guias da Organização Mundial da Saúde para o diagnóstico e tratamento destas doenças em PVHIV (11,12). A experiência em vários países da América Latina demonstrou que estes testes possuem bom desempenho analítico (sensibilidade e especificidade >95%) (13-15). Ainda, vários destes testes estão disponíveis no formato point-of-care, por imunocromatografia, sendo de rápida e fácil execução, à beira do leito. O uso destes testes em locais com alta carga de infecção pelo HIV podem resultar em aumento significativo no diagnóstico das infecções oportunistas, com benefício assistencial direto.


Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ALESSANDRO COMARU PASQUALOTTO
Email: acpasqualotto@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]
CASSIA SILVA DE MIRANDA GODOY
Email: cassiamirandagodoy@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
RENATA DE BASTOS ASCENÇO SOARES
Email: renatasuarezbastos@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]
TAIGUARA FRAGA GUIMARAES
Email: taiguaramed@gmail.com
Pesquisador Egresso [externo] [graduado]