Detalhes do Projeto de Pesquisa

METODOLOGIA DA PESQUISA SOCIAL DA MEDIUNIDADE ESPÍRITA

Dados do Projeto

831

METODOLOGIA DA PESQUISA SOCIAL DA MEDIUNIDADE ESPÍRITA

2023/1 até 2025/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

GRUPO DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR SOBRE O ESPIRITUALISMO BRASILEIRO E INTERNACIONAL

ESTUDOS SOCIAIS DO ESPIRITUALISMO

LUIZ ANTONIO SIGNATES FREITAS

Resumo do Projeto

Trata este projeto de uma proposta de pesquisa sobre a metodologia qualitativa para o estudo da mediunidade espírita. Nesse sentido, parte-se da hipótese de que há elementos metodológicos específicos, que devem ser considerados, para a análise deste fenômeno religioso, considerando suas peculiaridades, e que ultrapassam o âmbito da pesquisa usual, que tem sido feita, com base nas técnicas de observação ou nas descrições de ritualidade. Este trabalho faz parte dos projetos de pesquisa vinculados ao Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre o Espiritualismo Brasileiro e Internacional ¿ INTERESPÍRITO, pertencente ao PPG Ciências da Religião da PUC-Goiás, sob a liderança do Prof. Dr. Luiz Signates, e integrado por vários pesquisadores de diversas instituições universitárias, em parceria com a Associação Espírita de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais ¿ AEPHUS. O grupo é composto hoje por seis professores doutores, lotados na PUC-Goiás, UFG, UFU, UFMG e IPEA; dois mestres, integrantes das organizações não-governamentais ONG-7 e AEPHUS; um mestrando e três doutorandos em ciências da religião da PUC-Goiás, todos orientandos do Coordenador, e um colaborador graduado, vinculado à instituição parceira AEPHUS. Como se pode observar, trata-se de uma pesquisa feita em regime de cooperação com uma associação de pesquisadores militantes do movimento religioso pesquisado. Os membros da Aephus, especialmente, são, em maioria, pesquisadores com formação em várias áreas das ciências humanas e sociais, mas também adeptos identificados com o espiritismo. Essa cooperação mútua visa estabelecer o diálogo entre as convicções religiosas desse grupo social e os interesses acadêmicos em pesquisa, razão pela qual este Projeto adensa atividades de pesquisa e de extensão universitária.

Objetivos

Objetivo Geral

Compreender as especificidades simbólicas e culturais das narrativas no contexto mediúnico do espiritismo brasileiro, em suas implicações metodológicas.


Objetivos Específicos

  1. Estabelecer o estado da arte dos estudos da mediunidade espírita, no âmbito da história das religiões e das ciências sociais
  2. Avaliar a efetividade de uma metodologia de pesquisa empírica qualitativa especificamente adequada ao estudo da mediunidade espírita
  3. Identificar as condições psicossociais do médium espírita brasileiro, em diferentes contextos culturais
  4. Determinar as peculiaridades simbólicas, sociais, econômicas, políticas e culturais da discursividade a respeito da vida depois da morte ou do mundo espiritual, em relatos mediúnicos obtidos de forma controlada.

Justificativa

Pesquisas metodológicas não são muito comuns, no meio científico. Nas ciências naturais, os métodos experimentais e de observação positiva ganharam os séculos pela eficácia que demonstraram na produção não apenas do conhecimento, mas do próprio controle sobre a matéria e seus processos. Nas ciências humanas e sociais, as articulações multimetodológicas foram desenvolvidas em um regime de construção, nas diferentes disciplinas, a partir de uma complexa experiência plural, percorrendo um espectro que foi desde as tentativas de mimetização dos métodos quantitativistas oriundos das ciências duras até o desenvolvimento de relações sociais específicas para a pesquisa junto a seres humanos, individuais e em grupo, e de estudos simbólicos a partir de textos, imagens e documentos.
Em geral, os debates metodológicos ocorrem no plano filosófico, como epistemologia, ou, com maior frequência, no plano metateórico, como filosofia da ciência. Nestes campos, são sondados os parâmetros lógicos do pensamento científico e suas consequências para o fazer científico, geralmente centrados na pretensão de verdade, pressuposto pragmático na qual se concentra praticamente toda a racionalidade científica. Ocorrem também, no âmbito da filosofia das ciências, avaliações do mesmo tipo das experiências relatadas pelos pesquisadores, no convívio com seus objetos, perscrutando erros e acertos, à procura de possibilidades de resultados mais fidedignos e suas variantes, na relação sujeito-objeto ou sujeito-sujeito (abordagem mais recente, derivada de perspectivas humanistas e decoloniais, nas ciências sociais).
O que se pretende neste projeto ultrapassa essa abordagem. Não se quer, evidentemente, desconsiderar a importância das discussões epistemológicas e metateóricas para o pensamento metodológico, mas, neste caso, sobretudo, identificar em campo de pesquisa as peculiaridades metodológicas da relação entre alguns dos métodos tradicionais das ciências sociais e os modos de ocorrência e de interpretação do fenômeno mediúnico, em sua especificidade religiosa e vivencial. Em outras palavras, relacionar métodos e contextos de pesquisa, numa perspectiva de integrá-los na busca de especificidades para o fenômeno em estudo.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
DIEGO ALBERTO DE SOUZA MARTINS
Email: professordiegoalberto@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [graduado]
ELIAS INACIO DE MORAES
Email: eliasinaciomoraes@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [mestre]
GISMAIR MARTINS TEIXEIRA
Email: gismairteixeira@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]
JOAO DAMASIO DA SILVA NETO
Email: joaodamasio16@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [mestre]
LUIZ ANTONIO SIGNATES FREITAS
Email: signates@gmail.com
Coordenador Líder [externo, professor] [doutor, doutor]
MURILO JOSE DE SOUZA PIRES
Email: murilojsp@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]