Detalhes do Projeto de Pesquisa

CRENTES SEM INSTITUIÇÃO RELIGIOSA: A CONSERVAÇÃO DAS CRENÇAS RELIGIOSAS COMO ELO DE MEMÓRIA

Dados do Projeto

822

CRENTES SEM INSTITUIÇÃO RELIGIOSA: A CONSERVAÇÃO DAS CRENÇAS RELIGIOSAS COMO ELO DE MEMÓRIA

2023/1 até 2026/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

GRUPO DE PESQUISA EM RELIGIÃO, CULTURA E SOCIEDADE

CULTURA E SISTEMAS SIMBÓLICOS

CLOVIS ECCO

Resumo do Projeto

Entre os principais temas que atualmente ocupam cientistas da religião e demais pesquisadores de áreas afins, encontra-se a questão dos ¿crentes sem instituição religiosa¿. Trata-se do grande filão da pesquisa contemporânea acerca do fenômeno religioso e suas implicações para as novas composições sociais. As relações entre mudanças sociais e crenças religiosas se dão tanto no que diz respeito ao papel da religião para a sociedade de maneira geral, como também em sua função de compor identidades através do elo da memória religiosa. O foco em fenômenos como os crentes sem instituições religiosas se mostra como oportunidade privilegiada para o aprofundamento da compreensão do próprio fenômeno, bem como para extrair chaves de leitura e interpretação que possam fomentar discussões que alcancem o fulcro das relações concretas. O objetivo principal desta pesquisa é identificar quais são as razões para as pessoas se intitularem ¿crentes sem instituição religiosa¿. No caminho metodológico iremos retomar as informações do censo de 2010 e subsequentemente, correlacionar com o resultado do censo de 2023, cotejando estes dados com o resultado das nossas próprias pesquisas sobre o assunto. Para tal, iremos analisar e interpretar um número aproximado de 50 (cinquenta) teses e dissertações defendidas entre os anos de 2013 a 2023 em Programas de Pós-Graduação em Ciências da Religião e Teologia, bem como artigos publicados em periódicos da área das ciências humanas e da religião no Brasil. Tem-se como propósito averiguar quais são os números de investigações que se ocupam com a referida temática, bem como detectar quais são as principais abordagens e quais categorias de análise são adotadas nas investigações identificadas, bem como, identificar como a conservação das crenças religiosas ainda persistem nos crentes sem instituição através do elo da memória. PALAVRAS-CHAVE: Crentes sem instituição religiosa. Constituição identitária. Fenômeno religioso. Memória.

Objetivos

  • Objetivo geral



Identificar e analisar, no contexto brasileiro atual, as razões pelas quias  as pessoas se autodeclararem “crentes sem instituição religosa”.


  • Objetivos específicos



  • Identificar o cenário de crises das instituições religiosas, bem como o advento das discussões históricas e a fragilização das heranças religiosas no Brasil.
  • Demonstrar a contribuição da fluidez das crenças religiosas para a constituição do axioma a reverberar na fragilização da herança religiosa brasileira, apesar de esta ainda conservar vestígios da memória religiosa coletiva.
  • Apresentar panorama geral sobre os “sem instituição mas com crenças no Brasil” de 2010 a 2023.
  • Interpretar os dados do censo de 2023 que trata sobre o panorâma religioso no Brasil.
  • Analisar a importância da memória religiosa para os sem instituição religiosa se manterem “fiés” as crenças religiosas. 

Justificativa

A importância de se investigar os “sem instituição com crenças” reside no contexto de intensas mudanças da sociedade, a apresentar desafios para a própria percepção do que seja a filiação e o pertencimento a uma tradição religiosa. Durante a pesquisa haverá a necessidade de se demonstrar que a investigação temática proporcionará espaços para que as discussões acadêmicas despertem interesse sobre as condições das pessoas, numa perspectiva de fomentar um mundo de relações de igualdade e de oportunidade no campo dos direitos humanos, sociais e políticos. Apesar dos estudos demonstrarem o aumentado significativo dos “sem instituição com crenças”, há de se produzir para um debate teórico-metodológico no intuito de, por meio da interdisciplinaridade, promover no âmbito geral um debate junto aos pesquisadores e a sociedade em geral.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
CLOVIS ECCO
Email: clovis@pucgoias.edu.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]