Detalhes do Projeto de Pesquisa

ESTUDO PSICOSSOCIAL DA VIOLÊNCIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO

Dados do Projeto

819

ESTUDO PSICOSSOCIAL DA VIOLÊNCIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO

2023/1 até 2027/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

INFÂNCIA, FAMÍLIA E SOCIEDADE

Políticas Públicas e a dimensão exclusão e inclusão social

ROSANA CARNEIRO TAVARES

Resumo do Projeto

Este projeto propõe investigar os sentidos e significados da violência contra mulheres, crianças, adolescentes e pessoas com transtorno mental ou deficiência na sociedade contemoprânea e as políticas públicas de enfrentaento. É um estudo de perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski, referenciada no materialismo histórico-dialético. Propõe fazer uma investigação por meio de pesquisa em documentos (instrumentos jurídicos, Boletins Epidemiológicos, Informativos Institucionais e documentos oficiais de instituições que atendem pessoas que sofrem violência, base de dados da saúde e notícias publicadas nos principais meios de comunicação local, na cidade de Goiânia). Será desenvolvida também, em uma segunda etapa, uma pesquisa de opinião para levantamento complementar sobre os sentidos e significados da violência que perpassam a sociedade goianiense. A relevância desta investigação científica é a contribuição com a produção de conhecimento sobres as diversas formas de violência que se expressam na sociedade contemporânea, possibilitando identificar as formas de violência a que determinados grupos estão mais suscetíveis e visando contribuir com a formulação e implementação de políticas públicas de prevenção e enfrentamento das violências.

Objetivos

  1. OBJETO, PROBLEMA E OBJETIVOS

2.1. Objeto de Estudo/Delimitação do Tema: Mapear, sistematizar e analisar como a violência tem se manifestado, na cidade de Goiânia, entre as populações marginalizadas e periféricas, especificamente entre categorias suscetíveis ao sofrimento de violências, como crianças e adolescentes; mulheres; pessoas com deficiência ou transtornos mentais. O objetivo é apreender as manifestações de violências direcionadas a esses grupos, fazendo interface com a desigualdade social e com as políticas públicas de enfrentamento e prevenção. 


2.2. Problemas de investigação: a) Como se expressa a violência contra crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência e/ou transtornos mentais, que vivem em processo de marginalização social ou nas periferias de Goiânia; b) Quais as estratégias, políticas e individuais, de enfrentamento às violências que têm sido acionadas pelos os grupos que sofrem e pelo Estado; c) Como tem se manifestado as diversas formas de violência na atualidade e quais os sentidos e significados que têm sido construídos sobre esse fenômeno na sociedade goiana. 


2.3. Objetivos

  1. Geral: Apreender como a violência tem se manifestado entre grupos e pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, devido a condição de gênero, saúde mental e física e/ou idade, bem como apreender os sentidos e significados construídos sobre a violência na contemporaneidade.


  1. Específicos:
  • Identificar os tipos de violência que mais se manifestam entre os grupos de mulheres; pessoas com transtorno mental e/ou deficiências; e crianças e adolescentes, visando apreender os sentidos e significados da violência construídos pela sociedade goiana e reproduzidos pela mídia.
  • Analisar como as políticas públicas direcionadas aos grupos em situação de vulnerabilidade têm contribuído para o enfrentamento da violência contra essa população.
  • Identificar quais estratégias de enfrentamento das violências têm sido utilizadas pelas pessoas que a sofrem.
  • Contribuir com o debate sobre a violência na sociedade contemporânea e com a avaliação e implementação de políticas públicas de prevenção e enfrentamento

Justificativa

Estudos e pesquisas que visem compreender as diversas formas de desigualdade social que podem desencadear violências e violação de direitos contra as mulheres, crianças, adolescentes e pessoas que têm deficiências ou Transtorno Mental são importantes instrumentos para subsidiar as análises sobre esses impactos na sociedade e para a elaboração e implementação de políticas preventivas e de enfrentamento. Dar visibilidade a processos de exclusão que historicamente são naturalizados e que se reproduzem como  situações individuais, quando na verdade são reflexos de um sistema social excludente que na maioria das vezes camufla violação de direitos e violências, é uma forma de fortalecer grupos invisibilizados socialmente e referendar políticas para minimizar os processos de violência. Portanto, este estudo se justifica como uma das possibilidades de compreensão e apreensão de diversas violações de direitos e das violências que têm se instituído na sociedade goianiense, fazendo interface com as políticas garantidoras de direitos e com a saúde mental das populações que sofrem violências. 

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ROSANA CARNEIRO TAVARES
Email: rosana.carneirotavares@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]