Detalhes do Projeto de Pesquisa

UM ESTUDO ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL DE PROCEDIMENTOS DE ESCOLHA PROGRAMADA POR INTERMÉDIO DE SITUAÇÕES HIPOTÉTICAS E JOGOS

Dados do Projeto

812

UM ESTUDO ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL DE PROCEDIMENTOS DE ESCOLHA PROGRAMADA POR INTERMÉDIO DE SITUAÇÕES HIPOTÉTICAS E JOGOS

2023/1 até 2025/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

LABORATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

CRISTIANO COELHO

Resumo do Projeto

Esta pesquisa pretende produzir dados acerca de diferentes aspectos que interferem no comportamento dos organismos em situação de escolha. Serão programadas condições com manipulação de diferentes propriedades do reforço (atraso, probabilidade, magnitude, etc.) e em diferentes procedimentos (ajuste individual, ajuste cooperativo, julgamento, escolha) em diferentes formatos (situações hipotéticas, jogos físicos e jogos digitais), aplicando-os para participantes humanos. A questão principal a ser respondida é como estas manipulações afetam as respostas de escolha. São quatro experimentos a serem realizados: 1) Escolha com cartas, com o objetivo de analisar os efeitos da manipulação de probabilidade e magnitude do reforço em uma situação de escolha com um jogo de cartas, que contará com cinco participantes que passarão por um jogo no qual terão que fazer escolhas em uma situação planejada; 2) Julgamento, com objetivo de comparar as respostas dos participantes entre duas tarefas de julgamento segundo a manipulação dos parâmetros atraso, probabilidade e magnitude de quantias hipotéticas de dinheiro, em que serão apresentados a seis participantes uma questão fechada sobre uma situação específica de julgamento, sendo ela impressa em um papel o qual terá um espaço para respostas e eles deverão avaliar uma alternativa de possível ganho probabilístico ou atrasado em relação à outra; 3) Dilema do Prisioneiro, cujo objetivo é avaliar escolhas em situações sociais com manipulação dos ganhos, em que cinco pares de participantes que devem escolher independentemente entre ganhos médios semelhantes e um ganho maior com probabilidade de ganho menor ou perda. As consequências da escolha de um jogador dependem também da escolha feita pelo outro jogador; 4) Escolha com dado e roleta, em que se comparará as respostas dos participantes em um procedimento de jogos com dados ou roleta segundo a manipulação nos parâmetros de sequência, palpite e ajuste, analisando os efeitos da diferença na quantidade de alternativas quando as probabilidades são semelhantes e seis participantes serão expostos condições de escolha, em que existirá a possibilidade de escolher entre jogar os dados ou rodar a roleta para a mesma quantidade de pontos.

Objetivos

Objetivo Geral: Investigar as variáveis determinantes do comportamento em situações planejadas de escolha.  
 

EXPERIMENTO 1: ESCOLHA COM CARTAS
 
Objetivo:
1) Analisar os efeitos da manipulação de probabilidade e magnitude do reforço em uma situação de escolha com um jogo de cartas.  

EXPERIMENTO 2: JULGAMENTO
 
Objetivo
1. Comparar as respostas dos participantes entre duas tarefas de julgamento segundo a manipulação dos parâmetros atraso, probabilidade e magnitude de quantias hipotéticas de dinheiro.  

EXPERIMENTO 3: DILEMA DO PRISIONEIRO  
 
Objetivos:
1.        Avaliar a frequência do comportamento de escolha por cooperação e por não cooperação dos participantes após algumas repetições com variação nos ganhos de pontos.  
2.        Identificar se os participantes ficam sob controle do comportamento de escolha do outro.
3.        Estudar o comportamento de escolha em situações de conflitos entre interesses individuais e interesses coletivos.  

EXPERIMENTO 4: ESCOLHA COM DADOS E ROLETA
 
Objetivo
1. Comparar as respostas dos participantes em um procedimento de jogos com dados ou roleta segundo a manipulação nos parâmetros de sequência, palpite e ajuste, analisando os efeitos da diferença na quantidade de alternativas quando as probabilidades são semelhantes.

Justificativa

Esta pesquisa pretende produzir dados acerca de diferentes aspectos que interferem no comportamento dos organismos em situação de escolha. Serão programadas condições com manipulação de diferentes propriedades do reforço (atraso, probabilidade, magnitude, etc.) e em diferentes procedimentos (ajuste individual, ajuste cooperativo, julgamento, escolha) em diferentes formatos (situações hipotéticas, jogos físicos e jogos digitais), aplicando-os para participantes humanos. A questão principal a ser respondida é como estas manipulações afetam as respostas de escolha.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ANA CAROLINA DE LIMA BOVO
Email: caroll.bovo@gmail.com
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
CRISTIANO COELHO
Email: cristiano@pucgoias.edu.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]