Detalhes do Projeto de Pesquisa

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA

Dados do Projeto

810

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA

2023/2 até 2024/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

GRUPO DE PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Formação de professores no ensino de ciências naturais e matemáticas

VANDA DOMINGOS VIEIRA

Resumo do Projeto

Este estudo tem como proposta desenvolver metodologias por meio de projetos qualificando a formação inicial de professores de matemática, contribuindo também para potencializar o ensino e a aprendizagem na Educação Básica. Para esta proposta foram escolhidas inicialmente publicações em metodologias de projetos, Educação Matemática e formação de professores, tais como: as leituras de Freire(1999), Libâneo (2013), Fiorentini &Lorenzato (2006,2009) , Lorenzato (2006), Fayol(2012),Skovsmose (2006), Hernández(2017) e outros. Esta proposta terá duração de um ano podendo ser estendida para mais um ano.

Objetivos

Objetivo Geral:

Formar um professor de Matemática pesquisador, agregando conhecimento e metodologias diferenciadas aplicadas ao ensino de matemática na Educação Básica. 


Objetivos Específicos:

  • Desenvolver metodologias que contribuam para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem na Educação Básica.
  • Produzir materiais didáticos para potencializar o ensino e a aprendizagem da matemática na Educação básica.
  • Qualificar a produção de textos incentivando a leitura a escrita e a apresentação oral em eventos de formação de professores de Matemática  


Justificativa

Na Educação Matemática, a formação de professores é uma linha de pesquisa que ressalta a importância de formar um educador matemático, colocando a matemática como um instrumento importante na  formação intelectual e social de crianças, jovens e adultos. Um projeto de formação de professores é importante porque o ensinar e o aprender estão em constante movimento. A sociedade avança em tecnologias e outros conhecimentos são exigidos, pois não basta somente ensinar matemática, é preciso saber qual matemática é exigida nos dias atuais. A preparação deste professor de matemática começa antes da formação inicial, considerando que os estudantes do curso de matemática iniciam muitas vezes a docência ao ingressar na universidade, não tendo ainda nenhuma formação pedagógica. As propostas curriculares para a formação inicial buscam riqueza de conteúdos  e metodologias, que sejam adequadas ao ensino para a Educação Básica.

As disciplinas de Estágio Supervisionado, O PIBID e a Residência Pedagógica são espaços de formação ligados diretamente as escolas de Educação Básica, contribuindo para potencializar a formação inicial do professor. O objeto de estudo em Educação Matemática, segundo  Fiorentini &Lorenzato (2006,p.9) “ envolve as múltiplas relações e determinações entre ensino, aprendizagem e conhecimento matemático em um contexto sociocultural específico” . 

Neste sentido os Estágios Supervisionados, o Pibid e a Residência Pedagógica podem ser considerados laboratórios que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão e estão intimamente ligados pela relação Universidade/ Educação Básica.  

Também é importante durante o desenvolvimento deste projeto destacar a diferença entre a formação de um professor de matemática e a de um educador matemático e os desafios  do trabalho docente na Educação Básica, principalmente quando a matemática não é vista como uma disciplina fácil e é considerada a que mais reprova, os estudantes além de muitas vezes ser a causa da exclusão de um grande número deles.

 As propostas curriculares, para a Educação Básica, também vem exigindo um professor que seja dinâmico e que acompanhe as propostas de mudanças. Fiorentini &Lorenzato (2006.p.3) sobre o educador matemático dizem que: O educador matemático, “tende a conceber a matemática como um meio ou instrumento importante a formação intelectual e social de crianças, jovens e adultos e também do professor de matemática do ensino fundamental e médio e, por isso, tenta promover uma educação pela matemática”.

A literatura básica escolhida inicialmente para este projeto será a BNCC(Base Nacional Curricular,2018),  as leituras de  Freire(1999), Libâneo (2013), Fiorentini &Lorenzato  (2006,2009) , Lorenzato (2006), Fayol(2012),Skovsmose (2006), Hernández(2017) e outros autores que teorizam a formação de professores e o trabalho com projetos.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ANDERSON COSTA DA SILVA
Email: anderson.fisicomatematico@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
ROSIMARA FACHIN PELA
Email: rosifachin@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
VANDA DOMINGOS VIEIRA
Email: vandadomingosvieira@gmail.com
Coordenador Líder Adjunto [professor] [doutor]