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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA
2023/2 até 2024/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
GRUPO DE PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Formação de professores no ensino de ciências naturais e matemáticas
VANDA DOMINGOS VIEIRA
Objetivo Geral:
Formar um professor de Matemática pesquisador, agregando conhecimento e metodologias diferenciadas aplicadas ao ensino de matemática na Educação Básica.
Objetivos Específicos:
Na Educação Matemática, a formação de professores é uma linha de pesquisa que ressalta a importância de formar um educador matemático, colocando a matemática como um instrumento importante na formação intelectual e social de crianças, jovens e adultos. Um projeto de formação de professores é importante porque o ensinar e o aprender estão em constante movimento. A sociedade avança em tecnologias e outros conhecimentos são exigidos, pois não basta somente ensinar matemática, é preciso saber qual matemática é exigida nos dias atuais. A preparação deste professor de matemática começa antes da formação inicial, considerando que os estudantes do curso de matemática iniciam muitas vezes a docência ao ingressar na universidade, não tendo ainda nenhuma formação pedagógica. As propostas curriculares para a formação inicial buscam riqueza de conteúdos e metodologias, que sejam adequadas ao ensino para a Educação Básica.
As disciplinas de Estágio Supervisionado, O PIBID e a Residência Pedagógica são espaços de formação ligados diretamente as escolas de Educação Básica, contribuindo para potencializar a formação inicial do professor. O objeto de estudo em Educação Matemática, segundo Fiorentini &Lorenzato (2006,p.9) “ envolve as múltiplas relações e determinações entre ensino, aprendizagem e conhecimento matemático em um contexto sociocultural específico” .
Neste sentido os Estágios Supervisionados, o Pibid e a Residência Pedagógica podem ser considerados laboratórios que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão e estão intimamente ligados pela relação Universidade/ Educação Básica.
Também é importante durante o desenvolvimento deste projeto destacar a diferença entre a formação de um professor de matemática e a de um educador matemático e os desafios do trabalho docente na Educação Básica, principalmente quando a matemática não é vista como uma disciplina fácil e é considerada a que mais reprova, os estudantes além de muitas vezes ser a causa da exclusão de um grande número deles.
As propostas curriculares, para a Educação Básica, também vem exigindo um professor que seja dinâmico e que acompanhe as propostas de mudanças. Fiorentini &Lorenzato (2006.p.3) sobre o educador matemático dizem que: O educador matemático, “tende a conceber a matemática como um meio ou instrumento importante a formação intelectual e social de crianças, jovens e adultos e também do professor de matemática do ensino fundamental e médio e, por isso, tenta promover uma educação pela matemática”.
A literatura básica escolhida inicialmente para este projeto será a BNCC(Base Nacional Curricular,2018), as leituras de Freire(1999), Libâneo (2013), Fiorentini &Lorenzato (2006,2009) , Lorenzato (2006), Fayol(2012),Skovsmose (2006), Hernández(2017) e outros autores que teorizam a formação de professores e o trabalho com projetos.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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ANDERSON COSTA DA SILVA
Email: anderson.fisicomatematico@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
ROSIMARA FACHIN PELA
Email: rosifachin@hotmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [mestre] |
VANDA DOMINGOS VIEIRA
Email: vandadomingosvieira@gmail.com |
Coordenador | Líder Adjunto | [professor] | [doutor] |