806
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANGIOGÊNICA/ANTIANGIOGÊNICA, MUTAGÊNICA/ANTIMUTAGÊNICA E O POTENCIAL DE CICATRIZAÇÃO DE PLANTAS DO CERRADO
2023/1 até 2028/2
ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA
PROSPECÇÃO DE ATIVIDADES BIOLÓGICAS DE PRODUTOS NATURAIS
Pesquisa de produtos naturais
PAULO ROBERTO DE MELO REIS
2.1 – Objetivos gerais
Avaliar as atividades angiogênica/antiangiogênica, mutagênica/antimutagênica e o potencial de cicatrização de plantas medicinais e plantas do cerrado.
2.2 – Objetivos específicos
2.2.1 – Detectar a possível atividade angiogênica/antiangiogênica de soluções aquosas, óleos, óleos essenciais e/ou extrato das plantas medicinais e plantas do cerrado mediante realização de testes laboratoriais “in vivo” , utilizando como modelo experimental a membrana corioalantóidea do ovo embrionado de galinha.
2.2.2 - Detectar a possível presença da atividade mutagênica de soluções aquosas, óleos, óleos essenciais, extratos das plantas medicinais e/ou plantas do cerrado mediante a realização de experimentos “in vivo”, utilizando como modelo experimental o teste de micronúcleo em medula óssea hematopoiética de camundongos, teste de Ames e teste do cometa.
2.2.3 – Detectar a possível presença da atividade antimutagênica de soluções aquosas, óleos, óleos essenciais e/ou extrato das plantas medicinais e plantas do cerrado mediante realização de experimentos “in vivo”, pelo tratamento simultâneo do extrato da planta e de um composto sabidamente genotóxico Mitomicina C (MMC), utilizando-se o teste de micronúcleo em medula óssea hematopoiética de camundongos, , teste de Ames e teste do cometa
2.2.4 – Detectar a possível a atividade cicatricial de soluções aquosas, óleos, óleos essenciais e/ou extrato das plantas medicinais e plantas do cerrado mediante a realização de experimentos “in vivo”, utilizando como modelo experimental em lesão induzida em dorso de rato, avaliando o tempo de reparo da lesão.
2.2.5. – Avaliação da estética da pele do rato após a finalização da cicatrização, em relação à uniformidade ou deformidade da pele reparada.
5.1 – Atividade angiogênica
Tanto os resultados positivos de indução da atividade angiogênica quanto os de inibição da atividade angiogênica diferentes concentrações de soluções aquosas, óleos, óleos essenciais e/ou extrato das plantas medicinais e plantas do cerrado serão relevantes.
No primeiro caso, se for detectada a presença da atividade angiogênica, esta poderá ser aplicada na terapêutica, induzindo a formação de tecido de granulação e também na cicatrização de feridas crônicas, re-vascularização miocárdica, retinopatias, e outros. Poderá também ser utilizada na produção de vários medicamentos (pomadas, membrana natural) na indução de formação e regeneração de tecidos e órgãos, através de prótese. O alcance social é grande, pois propiciará o desenvolvimento de produto de custo baixo, de fonte natural e que mais importante fonte renovável. O segundo caso, se detectada a a presença da atividade antiangiogênica, este terá uma importante contribuição para a terapêutica antitumoral.
Os resultados negativos dos testes de mutagenicidade podem contribuir para a utilização de diferentes concentrações de soluções aquosas, óleos, óleos essenciais e/ou extrato das plantas medicinais e plantas do cerrado terapeuticamente. Entretanto, se o resultado for positivo, ou seja, se for detectada presença de atividade genotóxica, esse resultado esclarecerá os riscos do uso dessa substância na prática popular. Por outro lado, se a ação antimutagênica e/u antigenotóxica for constatada, a utilização benéfica à população será comprovada.
5.2 – Cicatrização
A lesão da vasculatura e da pele constitui uma importante causa de morbidade e mortalidade. A prevenção da morbidade e mortalidade está no restabelecimento do epitélio vascular e da pele o mais precocemente possível. Para isso, é imprescindível obter materiais que estimulem cicatrização rápida, pois, quanto menor o tempo de cicatrização das lesões de pele e subcutâneo, maior a probabilidade de resultado com bom efeito estético e diminuindo as possibilidades de colonização de agentes infeciosos. Desta forma, os produtos testados neste trabalho, alguns já são amplamente utilizados empiricamente pela população poderá ter efeito de cicatrização rápida, esteticamente aceitável e diminuição das causas de sem retração.
5.3 – Impacto social
O desenvolvimento deste projeto possibilitará uma maior compreensão das potencialidades das substâncias indutoras de cicatrização e poderão ser utilizados na complementação dos tratamentos terapêuticos utilizados pela medicina convencional.
Sabidamente procedimentos terapêuticos preventivos e coadjuvantes permitem maiores controles sobre as patologias, possibilitando tratamentos menos agressivos aos pacientes.
5.4 – Impacto Técnico Científico
O projeto promoverá uma maior compreensão dos níveis de substancias indutoras de cicatrização e suas potencialidades na medicina complementar, seguindo as recentes indicações do Ministério da Saúde.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
LEONARDO LUIZ BORGES
Email: leonardo.cbb@pucgoias.edu.br |
Pesquisador | Líder | [professor] | [doutor] |
PAULO ROBERTO DE MELO REIS
Email: melo_reis@yahoo.com.br |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |