Detalhes do Projeto de Pesquisa

SAÚDE, EDUCAÇÃO, ARTE, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: PERSPECTIVAS, ESTRATÉGIAS E CONFIGURAÇÕES TRANSDISCIPLINARES

Dados do Projeto

803

SAÚDE, EDUCAÇÃO, ARTE, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: PERSPECTIVAS, ESTRATÉGIAS E CONFIGURAÇÕES TRANSDISCIPLINARES

2023/1 até 2027/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS EM AMBIENTE E SAÚDE

SOCIEDADE, AMBIENTE E SAÚDE

JAQUELINE LUVISOTTO MARINHO

Resumo do Projeto

Considerando a importância da construção de conhecimentos sobre interações entre Saúde, Educação, Artes, Tecnologias e Inovação e de configurações relacionadas, de modo transdisciplinar, o que se relaciona a possibilidades de aprimoramento nos campos da Educação em Saúde, da Educação na Saúde e da Educação Permanente em Saúde, com reflexos nas atuações em prevenção de agravos, proteção e promoção da saúde, atenção à saúde e políticas de saúde e de educação, a fim de que sejam (re)orientadas as perspectivas e práticas no sentido de resolutividade, efetividade, integralidade e humanização, este projeto objetiva desenvolver pesquisas que busquem analisar as perspectivas teóricas e práticas, os contextos históricos e sociais, as estratégias e tecnologias desenvolvidas, e as políticas e programas relacionados, além de desenvolver configurações de modo transdisciplinar, em relação às interações entre Saúde, Educação, Artes, Tecnologias e Inovação. Pretende-se o desenvolvimento das pesquisas, por abordagens qualitativas e quantitativas, a partir da análise das perspectivas teóricas, dos contextos históricos e sociais, das estratégias e tecnologias desenvolvidas em diferentes cenários educacionais, comunitários e sociais, e das políticas e programas relacionados, e também a partir do desenvolvimento de configurações de modo transdisciplinar.

Objetivos

Objetivo Geral


Analisar e compreender perspectivas e estratégias e desenvolver configurações de modo transdisciplinar nas interações entre Saúde, Educação, Artes, Tecnologias e Inovação.


Objetivos Específicos


  • Analisar e compreender perspectivas teóricas e práticas relacionadas às interações entre Saúde e Educação;
  • Analisar e compreender perspectivas teóricas e práticas relacionadas às interações entre Saúde e Artes;
  • Analisar e compreender perspectivas teóricas e práticas relacionadas às interações entre Educação e Artes;
  • Analisar e compreender perspectivas teóricas e práticas relacionadas às interações entre Educação, Tecnologias e Inovação;
  • Analisar e compreender perspectivas teóricas e práticas relacionadas às interações entre Artes, Tecnologias e Inovação;
  • Analisar e compreender perspectivas teóricas e práticas relacionadas às interações entre Saúde, Tecnologias e Inovação;
  • Analisar e compreender perspectivas teóricas e práticas relacionadas às interações entre Educação, Saúde, Tecnologias e Inovação;
  • Analisar e compreender perspectivas teóricas e práticas relacionadas às interações entre Educação, Artes, Tecnologias e Inovação;
  • Analisar e compreender perspectivas teóricas e práticas relacionadas às interações entre Saúde, Artes, Tecnologias e Inovação;
  • Analisar e compreender perspectivas teóricas e práticas relacionadas às interações entre Saúde, Educação, Artes, Tecnologias e Inovação;
  • Analisar e compreender perspectivas teóricas e práticas relacionadas à transdisciplinaridade;
  • Identificar e analisar estratégias e tecnologias desenvolvidas, em diferentes cenários educacionais, comunitários e sociais, nas interações entre Saúde e Educação;
  • Identificar e analisar estratégias e tecnologias desenvolvidas, em diferentes cenários educacionais, comunitários e sociais, nas interações entre Saúde e Artes;
  • Identificar e analisar estratégias e tecnologias desenvolvidas, em diferentes cenários educacionais, comunitários e sociais, nas interações entre Saúde, Educação e Artes;
  • Analisar os contextos históricos e sociais em interlocução com as perspectivas teóricas e práticas e com as estratégias e tecnologias desenvolvidas, nas interações entre Saúde e Educação;
  • Analisar os contextos históricos e sociais em interlocução com as perspectivas teóricas e práticas e com as estratégias e tecnologias desenvolvidas, nas interações entre Saúde e Artes;
  • Analisar os contextos históricos e sociais em interlocução com as perspectivas teóricas e práticas e com as estratégias e tecnologias desenvolvidas, nas interações entre Saúde, Tecnologias e Inovação;
  • Analisar os contextos históricos e sociais em interlocução com as perspectivas teóricas e práticas e com as estratégias e tecnologias desenvolvidas, nas interações entre Saúde, Artes, Tecnologias e Inovação;
  • Analisar os contextos históricos e sociais em interlocução com as perspectivas teóricas e práticas e com as estratégias e tecnologias desenvolvidas, nas interações entre Saúde, Educação, Artes, Tecnologias e Inovação;
  • Analisar as políticas e programas globais, nacionais e regionais relacionadas às interações entre Saúde e Educação;
  • Analisar as políticas e programas globais, nacionais e regionais relacionadas às interações entre Saúde e Artes;
  • Analisar as políticas e programas globais, nacionais e regionais relacionadas às interações entre Saúde, Tecnologias e Inovação;
  • Analisar as políticas e programas globais, nacionais e regionais relacionadas às interações entre Saúde, Artes, Tecnologias e Inovação;
  • Analisar as políticas e programas globais, nacionais e regionais relacionadas às interações entre Saúde, Educação, Artes, Tecnologias e Inovação;
  • Desenvolver de modo transdisciplinar possibilidades de configurações de perspectivas teóricas e práticas relacionadas às interações entre Saúde, Educação, Artes, Tecnologias e Inovação;
  • Desenvolver de modo transdisciplinar possibilidades de configurações de estratégias e tecnologias relacionadas às interações entre Saúde, Educação, Artes, Tecnologias e Inovação;
  • Desenvolver de modo transdisciplinar possibilidades de configurações de políticas, programas e projetos relacionados às interações entre Saúde, Educação, Artes, Tecnologias e Inovação.


Justificativa

Este projeto se justifica por ser essencial a construção de conhecimentos sobre interações entre Saúde, Educação, Artes, Tecnologias e Inovação e de configurações relacionadas, de modo transdisciplinar, o que se relaciona a possibilidades de aprimoramento nos campos da Educação em Saúde, da Educação na Saúde e da Educação Permanente em Saúde, com reflexos nas atuações em prevenção de agravos, proteção e promoção da saúde, atenção à saúde e políticas de saúde e de educação, a fim de que sejam (re)orientadas as perspectivas e práticas no sentido de resolutividade, efetividade, integralidade e humanização (GIOVANELLA et al, 2008; CZERESNIA e FREITAS, 2009; CAMPOS et al, 2009; RABELLO, 2010; IBAÑEZ, ELIAS e SEIXAS, 2011; SILVA-ARIOLI, 2013; PAIM e ALMEIDA-FILHO, 2014).

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
JAQUELINE LUVISOTTO MARINHO
Email: jackluvismar@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]
REGINALDO TEIXEIRA MENDONCA
Email: reginaldotx@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]