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OS MORADORES DAS CASAS DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS-CEU/UFG E PUC GOIÁS, NO PERÍODO HISTÓRICO DE 1961-2022 E SUAS PRÁTICAS POLÍTICAS E CONSCIÊNCIA ENQUANTO ESTUDANTES BENEFICIÁRIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROPORCIONADA PELA CASA DO ESTUDANTE
2023/1 até 2027/2
ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS
ESTADO E POLITICAS PUBLICAS
GIL CESAR COSTA DE PAULA
Investigar as contribuições que existiram no processo de instalação das várias habitações de casas de estudantes universitários da cidade de Goiânia/Goiás, bem como as causas que permitiram o surgimento destas casas e que tipo de influências tal moradia permitiu para os diferentes sujeitos que foram beneficiados e com qual consciência, esses ceusianos, identificam as suas trajetórias, durante e após a sua residência nesses espaços.
Este projeto de pesquisa tem relevância e atualidade, uma vez que se propõe investigar
Os moradores das casas dos estudantes universitários – CEU -UFG E PUC GOIÁS, no período histórico de 1961 -2022 – e suas práticas políticas e consciência enquanto estudantes beneficiários da assistência estudantil proporcionada pela Casa do Estudante. Para esse fim será utilizada a pesquisa com a técnica de história oral,
uma vez que os documentos existentes não registram todos os fatos e vivências dos estudantes moradores das casas dos estudantes.
No uso das fontes orais teremos o zelo apontado em PAULA, 2009, segundo o qual:
“É importante registrar, consoante propõe HALBWACHS (2006), que os estudantes atribuem a si mesmos a origem do discurso, como se neles se originassem as ideias e reflexões, aquilo que foi inspirado pelo grupo político a que pertenceram, reproduzindo um discurso padronizado nacionalmente pelas organizações partidárias.
No tratamento das fontes orais, houve o cuidado de confrontar os diversos depoimentos entre si e destes com outras fontes documentais, atentando para o fato de que toda fonte histórica deriva da percepção humana, daí sua subjetividade, razão pela qual nenhum depoimento tomado isoladamente pode conduzir à verdade do fato histórico investigado, e ainda ressaltando que os indivíduos participam, durante a sua existência, de uma classe social, que unifica a suas experiências e constrói a sua consciência, como um fazer histórico (THOMPSON, 2004).
Esse processo de narrar o passado através dos depoimentos, quando as lideranças estudantis e autoridades universitárias dão os seus testemunhos concernentes aos fatos que vivenciaram ou pensam ter vivenciado, já que a memória às vezes não é capaz de trazer aos dias atuais todos os fatos vivenciados, sendo forçoso reconhecer que muitas lembranças ou ideias não são originais, foram formadas ou inspiradas no convívio com outras pessoas, obtidas através dos meios de comunicação e, assim, incorporadas à memória individual, mesmo que de forma inconsciente, deve ser realizado com cuidado e atenção. (HALBWCHS, 2006)
Para este projeto define-se como problemática:
Os moradores das casas dos estudantes universitários – CEU -UFG E PUC GOIÁS, no período histórico de 1961 -2022 – desenvolvem uma prática política e uma consciência enquanto estudantes beneficiários da assistência estudantil proporcionada pela Casa do Estudante?
Será fundamental o uso da técnica de pesquisa de história oral, uma vez que os documentos existentes não registram todos os fatos e vivências dos estudantes moradores das casas dos estudantes.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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GIL CESAR COSTA DE PAULA
Email: gilcpaula@yahoo.com.br |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |