Detalhes do Projeto de Pesquisa

OS MORADORES DAS CASAS DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS-CEU/UFG E PUC GOIÁS, NO PERÍODO HISTÓRICO DE 1961-2022 E SUAS PRÁTICAS POLÍTICAS E CONSCIÊNCIA ENQUANTO ESTUDANTES BENEFICIÁRIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROPORCIONADA PELA CASA DO ESTUDANTE

Dados do Projeto

799

OS MORADORES DAS CASAS DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS-CEU/UFG E PUC GOIÁS, NO PERÍODO HISTÓRICO DE 1961-2022 E SUAS PRÁTICAS POLÍTICAS E CONSCIÊNCIA ENQUANTO ESTUDANTES BENEFICIÁRIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROPORCIONADA PELA CASA DO ESTUDANTE

2023/1 até 2027/2

ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS

ESTADO E POLITICAS PUBLICAS

GIL CESAR COSTA DE PAULA

Resumo do Projeto

Pesquisar o cotidiano de moradores da Casa do Estudante da Universidade Federal de Goiás e PUC Goiás, no período de 1961 a 2022 , atentar aos tipos de produção de vínculos, do sentimento de pertença, da representação e vivência desta condição. Investigar o estudante enquanto morador sob um ponto de vista etnográfico, suas histórias de vida, as sociabilidades neste espaço, seus conflitos e sua relação com a instituição universitária. Pesquisar o papel dos movimentos estudantis e suas implicações no imaginário apropriado para a construção de uma identidade patrimonial coletiva ao longo da história da Casa. A partir de entrevistas com moradores e antigos moradores, pensar a produção de um vínculo e o papel de uma memória coletiva na construção das representações dos moradores no recorte histórico proposto nos seus processos de identificação com a Casa do Estudante.

Objetivos

  1. GERAL:

Investigar as contribuições que existiram no processo de instalação das várias habitações de casas de estudantes universitários da cidade de Goiânia/Goiás, bem como as causas que permitiram o surgimento destas casas e que tipo de influências tal moradia permitiu para os diferentes sujeitos que foram beneficiados e com qual consciência, esses ceusianos, identificam as suas trajetórias, durante e após a sua residência nesses espaços.

  1. ESPECÍFICOS: 
  1. Compreender a real necessidade econômica dos diferentes moradores da CEU, como pressuposto inicial para a ocupação deste referido espaço.
  2. Buscar definir a percepção de esclarecimento político dos sujeitos que ao fazerem uso de uma das vagas deste tipo de moradia chegou a usar como critério de reconhecimento da importância deste espaço para além da perspectiva de usufruto.
  3.  Identificar aspectos de evoluções educacionais transformadoras da parte destes ex-moradores no contexto de suas intervenções enquanto sujeitos formados por uma academia universitária.
  4. Verificar a consciência de gênero, entre os moradores sobre a distinção ocupacional nesta forma de moradia e a relação misógina que na maior parte do tempo não incluía o feminino neste processo de moradia/formação.

Justificativa

Este projeto de pesquisa tem relevância e atualidade, uma vez que se propõe investigar

Os moradores das casas dos estudantes universitários – CEU -UFG E PUC GOIÁS, no período histórico de 1961 -2022 – e suas práticas políticas e consciência enquanto estudantes beneficiários da assistência estudantil proporcionada pela Casa do Estudante. Para esse fim será utilizada a pesquisa com a técnica de história oral,

uma vez que os documentos existentes não registram todos os fatos e vivências dos estudantes moradores das casas dos estudantes.

No uso das fontes orais teremos o zelo apontado em PAULA, 2009, segundo o qual:

“É importante registrar, consoante propõe HALBWACHS (2006), que os estudantes atribuem a si mesmos a origem do discurso, como se neles se originassem as ideias e reflexões, aquilo que foi inspirado pelo grupo político a que pertenceram, reproduzindo um discurso padronizado nacionalmente pelas organizações partidárias.

            No tratamento das fontes orais, houve o cuidado de confrontar os diversos depoimentos entre si e destes com outras fontes documentais, atentando para o fato de que toda fonte histórica deriva da percepção humana, daí sua subjetividade, razão pela qual nenhum depoimento tomado isoladamente pode conduzir à verdade do fato histórico investigado, e ainda ressaltando que os indivíduos participam, durante a sua existência, de uma classe social, que unifica a suas experiências e constrói a sua consciência, como um fazer histórico (THOMPSON, 2004). 

            Esse processo de narrar o passado através dos depoimentos, quando as lideranças estudantis e autoridades universitárias dão os seus testemunhos concernentes aos fatos que vivenciaram ou pensam ter vivenciado, já que a memória às vezes não é capaz de trazer aos dias atuais todos os fatos vivenciados, sendo forçoso reconhecer que muitas lembranças ou ideias não são originais, foram formadas ou inspiradas no convívio com outras pessoas, obtidas através dos meios de comunicação e, assim, incorporadas à memória individual, mesmo que de forma inconsciente, deve ser realizado com cuidado e atenção. (HALBWCHS, 2006)

Para este projeto define-se como problemática:

Os moradores das casas dos estudantes universitários – CEU -UFG E PUC GOIÁS, no período histórico de 1961 -2022 – desenvolvem uma prática política e uma consciência enquanto estudantes beneficiários da assistência estudantil proporcionada pela Casa do Estudante?

  1. HIPÓTESES 
  2. A realidade de consciência dos moradores sobre a complexidade do processo de moradia/estudos acadêmicos só se estabelecia na vivência com os espaços de moradias estudantis.
  3. A percepção social e econômica de uma maioria dos moradores se baseava na realidade pessoal e individual e quase nunca no contexto de como isto se define na ordem social.
  4. A ingenuidade conservadora das relações de gênero permitiu uma duração máxima de práticas androcêntricas no processo para a ocupação das moradias estudantis no ensino superior em Goiânia.


  1. METODOLOGIA – A construção e efetivação deste projeto de pesquisa demandará estudos na compreensão conceitual de aspectos determinantes que envolvem a realidade de vida de um determinado indivíduo até a fase de vivenciar ao direito de se tornar um morador nesse tipo de residência. Entre o poder morar e vivenciar todo o percurso que permite a este sujeito uma plena consciência de seus direitos, possibilidades e obrigações são fases que para além de tempo as vezes demandam uma série de vivências e relações com conotações políticas, econômicas, governamentais e legislativas para uma plena percepção deste morador(a) quanto ao seu tempo de permanência e de pós permanência na referida moradia. A probabilidade de estudos de documentos institucionais da UFG e da PUC GO que comprovem dados e a veracidade destes fatos, para uma real análise destes cenários. Usando ainda de uma pesquisa de campo onde através de entrevista com ex-moradores das casas de estudantes universitários em Goiás, possivelmente ex-presidentes das CEU I e III e IV ligadas a UFG e CEU II ligada a PUC GO, se consiga levantar dados que comprovem nossos objetivos, os problemas e as hipóteses.

Será fundamental o uso da técnica de pesquisa de história oral, uma vez que os documentos existentes não registram todos os fatos e vivências dos estudantes moradores das casas dos estudantes.



Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
GIL CESAR COSTA DE PAULA
Email: gilcpaula@yahoo.com.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]