Detalhes do Projeto de Pesquisa

FATORES RELACIONADOS À FUNCIONALIDADE FAMILIAR EM IDOSOS

Dados do Projeto

789

FATORES RELACIONADOS À FUNCIONALIDADE FAMILIAR EM IDOSOS

2023/1 até 2025/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E INTEGRALIDADE DO CUIDADO

Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde

CEJANE OLIVEIRA MARTINS PRUDENTE

Resumo do Projeto

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os fatores relacionados à funcionalidade familiar em idosos. Trata-se de um estudo transversal analítico. Será desenvolvido no ¿Projeto Vitalidade¿ da Primeira Igreja Batista de Goiânia. Os idosos passarão pelo processo de consentimento, leitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Logo em seguida, ou conforme horário de escolha dos idosos, serão aplicados, em forma de entrevista, os questionários Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Questionário de perfil sociodemográfico e clínico, APGAR de família, Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), Escala de Lawton e Brody e Escala de Eficácia de Quedas ¿ Internacional ¿ Brasil (FES-I Brasil). Os resultados encontrados poderão direcionar estratégias de promoção de saúde voltadas para os idosos, visando um envelhecimento saudável.

Objetivos

Objetivo Geral


        Analisar os fatores relacionados à funcionalidade familiar em idosos. 


Objetivos Específicos


  • Analisar os estudos que investigaram os fatores relacionados à funcionalidade familiar em idosos;
  • Descrever o perfil sociodemográfico dos idosos inseridos no Projeto Vitalidade da Primeira Igreja Batista de Goiânia – Goiás;
  • Analisar a funcionalidade familiar dos idosos em relação à adaptação, companheirismo, desenvolvimento, afetividade e capacidade resolutiva;
  • Analisar as atividades instrumentais de vida diária dos idosos quanto ao uso de telefone, tarefas domésticas, uso de medicação, capacidade para cuidar das finanças, meio de transporte, realizar compras e preparo de refeições; 
  • Descrever o perfil dos idosos quanto à prática regular de atividade física;
  • Descrever a autopercepção de saúde em idosos;
  • Descrever o medo de cair em idosos.



Justificativa

        A população idosa está crescendo de forma significativa; acredita-se que em 2025 o Brasil seja a sexta maior população com idosos no mundo (DAWALIBI et al., 2013). O envelhecimento da população será um fenômeno mundial que trará consequências diretas no sistema de saúde pública. 

        O envelhecimento carrega consigo perdas biológicas no organismo humano que vai se acumulando no decorrer da vida, com maior destaque quando somando essas perdas com as patologias; esses são grandes fatores predisponentes para que ocorra fragilidade e diminuição da independência do indivíduo. A personalidade tende à introversão e pode ocorrer diminuição do sentimento de satisfação, predominando medos de solidão e desamparo, que pode ser consequência do declínio da capacidade funcional (ÁVILA et al., 2018).

        A funcionalidade familiar também é de grande importância para os idosos. Sabe-se que a funcionalidade familiar está relacionada de forma positiva com a qualidade de vida dos idosos, sendo importante inclusão das famílias em programas de atenção à saúde, de forma que identifique precocemente os potenciais estressores familiares e planeje as intervenções necessárias (SOUZA JÚNIOR et al., 2021).  

       Pouco foi investigado sobre os fatores relacionados à funcionalidade familiar em idosos. Este conhecimento irá direcionar políticas públicas e programas para essa população, visando um envelhecimento mais saudável.  

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
CEJANE OLIVEIRA MARTINS PRUDENTE
Email: cejanemp@hotmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]