773
POLITEÍSMO SUBJACENTE NAS LITERATURAS SAGRADAS DAS RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
2022/2 até 2026/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
RELIGIÃO, TEOLOGIA E SOCIEDADE
TEOLOGIA, BÍBLIA E RELIGIÃO
MARIOSAN DE SOUSA MARQUES
a) Objetivo geral:
b) Objetivos específicos:
A trajetória investigativa a ser percorrida a partir deste projeto de pesquisa visa o confronto de dois percursos epistêmicos: a operação hermenêutica de ocultamento do politeísmo nas escrituras sagradas das religiões monoteístas e o enfraquecimento da presença feminina em posições de liderança. Nessa linha, constata-se uma ausência de estudos que unam esses dois percursos, o que justifica essa pesquisa. Esta justificativa pode ser melhor expressa nos argumentos que se seguem:
I) O primeiro argumento de nossa justificativa, decorrente diretamente do escopo da pesquisa, consiste na ausência de pesquisas que entrecruzem a construção histórico-literária dos monoteísmos e o cancelamento do papel das mulheres na conservação de tradições religiosas populares. A necessidade da investigação é amparada ainda pela carência de elementos teológicos que pondere a relação entre monoteísmo e a afirmação das sociedades hierárquicas e opressoras e consequentemente a construção social da figura masculina de poder e força em detrimento do feminino e sua capacidade de resiliência.
II) Em segundo lugar, destaca-se entrecruzar dessas duas perspectivas, monoteísmo e feminismo. Tendo já essa última ganhado resultados vultosos na luta pela emancipação das mulheres e ocupação do seu lugar de direito no espaço não só público, mas também religioso, a primeira carece ainda de uma reavaliação. Com efeito, a despeito de o monoteísmo ser considerado como o mais alto grau da evolução religiosa, ele pode ser o resultado da obliteração da pluralidade. E historicamente é preciso não esquecer que os grandes impérios, responsáveis por conquistas, guerras e destruição sem fim, sempre se apoiaram numa religião única, normalmente de cunho monoteísta. Repensar o conceito de monoteísmo à luz da sadia e necessária pluralidade é um imperativo que norteará essa pesquisa em perspectiva multidisciplinar. Ademais, como já foi mencionado, há indícios consideráveis, nas literaturas sagradas das religiões, da afirmação dos monoteísmos em detrimento não só da pluralidade como também da condição de igualdade e coparticipação das mulheres nas posições de comando.
III) Em terceiro lugar, a pesquisa projeta-se para ser desenvolvida nos vários degraus acadêmicos, incluindo os níveis de iniciação científica, mestrado e doutorado, por pesquisadores vinculados à PUC Goiás e outras Universidades. Ressalta-se que o pesquisar titular, tendo feito mestrado em Roma com extensão em Israel, poderá mediar a troca de experiência e diálogo entre diferentes religiões no que toca à formulação dos monoteísmos bem como no que tange à lida pela reverberação da igualdade de gênero nos espaços sagrados. Partindo de um recorte eminentemente interdisciplinar, aberto a diversos pesquisadores, espera-se consolidar resultados abrangentes que possibilite a consolidação da PUC Goiás como Universidade de impacto internacional.
IV) Em último lugar, é preciso ressaltar o perfil do pesquisar titular com formação de mestrado em Exegese Bíblica no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e doutorado em Ciências da Religião na PUC Goiás na linha de pesquisa “Religião e Literatura Sagrada”, sendo habilitado para fomentar parcerias em nível de pós-graduação, resultando em dossiês temáticos, eventos científicos e organização de livros centrados no foco da pesquisa. Ademais, como professor na graduação de teologia desta Universidade, poderá incluir os graduandos nos primeiros passos da pesquisa através da iniciação científica.
Essas são, em resumo, algumas das razões que evidenciam a importância e necessidade da presente pesquisa, possibilitando uma abordagem interdisciplinar e ampliando com um recorte teológico sociológico específico, qual seja, o repensar das concepções monoteístas e suas construções históricas como processo de ganhos e perdas. Uma voz única, embora permita a sua audição com melhor clareza, significa também o silenciamento das polifonias que permitem a explosiva beleza da sinfonia.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
MARIOSAN DE SOUSA MARQUES
Email: mariosansousa@hotmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |