Detalhes do Projeto de Pesquisa

CRESCIMENTO DE PLANTAS DE COBERTURA UTILIZADAS EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS SOB DIFERENTES NÍVEIS DE COMPACTAÇÃO

Dados do Projeto

771

CRESCIMENTO DE PLANTAS DE COBERTURA UTILIZADAS EM RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS SOB DIFERENTES NÍVEIS DE COMPACTAÇÃO

2022/2 até 2025/1

ESCOLA POLITÉCNICA E DE ARTES

PRODUÇÃO VEGETAL

PRODUÇÃO VEGETAL

ROBERTO TOLEDO DE MAGALHÃES

Resumo do Projeto

O uso intensivo dos solos e o emprego sistemático de práticas inadequadas, com preparo superficial excessivo, bem como o superpisoteio por animais modificam significativamente as características originais do solo. Solos que apresentam compactação, as raízes encontram impedimento físico que limita o crescimento e sustentação da planta, por reduzir a exploração de camadas úmidas do solo e o acesso a nutrientes que se encontram distribuídos no perfil. Deste modo, o trabalho tem como objetivo avaliar o crescimento aéreo e desenvolvimento radicular de três cultivares de leguminosas e uma gramínea sob quatro níveis de compactação do solo. O experimento será conduzido em delineamento inteiramente casualizado no esquema fatorial 4x4, sendo três cultivares de leguminosas (feijão guandu, sthylosantes e crotalária) e uma gramínea (milheto) e quatro níveis de camada compactada do solo: 1,15; 1,35; 1,50 e 1,60 Mg m-3, com quatro repetições. Serão montados, em tubos PVC, três camadas de solo, onde a superior e inferior apresentavam altura de 0,20 m, enquanto que a camada compactada (média) possuía altura de 0,05 m. Serão avaliadas a altura, diâmetro do colmo, área foliar, fitomassa da parte aérea e a do sistema radicular.

Objetivos

Objetivo Geral 

            Avaliar o crescimento de plantas de cobertura sob diferentes níveis de compactação do solo.



Objetivos Específicos 

  1. Avaliar as características agronômicas (relação haste/folha, resistência a pragas e doenças) das variedades estudadas.
  2. Determinar a produtividade de matéria seca das variedades em quatro diferentes épocas de corte.
  3. Determinar a quantidade de massa de matéria seca das raízes (MMSR) e o comprimento radicular.

Justificativa

Pesquisas em todo o país vêm tentando aperfeiçoar as técnicas existentes ou até mesmo o desenvolvimento de novas técnicas no intuito de cessar ou reduzir os efeitos maléficos do uso inadequado dos solos. Em algumas destas pesquisas observou-se que em determinadas culturas (leguminosas e gramíneas) o sistema radicular das plantas apresentou um significativo poder de descompactação das camadas mais afetadas pelo uso inadequado do solo. As pesquisas devem objetivar o desenvolvimento de uma agricultura auto-sustentável e produtiva, utilizando técnicas que aproveitem o poder de fornecimento de matéria orgânica em determinadas culturas com a aptidão natural para melhorar as características físicas do solo.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ROBERTO TOLEDO DE MAGALHÃES
Email: robertotoledo@pucgoias.edu.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]