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FORMAÇÃO MORAL E VALORES HUMANOS: ARTICULAÇÕES TEÓRICAS DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
2023/2 até 2026/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas
LILA MARIA SPADONI
Objetivo geral
Investigar a articulação entre a formação moral e a teoria das representações sociais proposta inicialmente por Serge Moscovici, a partir do conceito de valores humanos.
Objetivos Específicos
As representações sociais foram definidas por Rouquette (1999, p. 800) no Grand Dictionaire de la Psychologie como “uma maneira de ver, localmente e momentaneamente partilhada no seio de uma cultura, que permite assegurar a apropriação cognitiva de um aspecto do mundo e guiar as ações a seu respeito.” Elas são dinâmicas pois segundo Moscovici (2003) circulam, nascem, morrem, se atraem, se repelem e se transformam, ressignificando a realidade de hoje sem, no entanto, romper com a continuidade do ontem.
Nesse sentido, nos meados do século XXI, Guimelli e Rouquette (2004) afirmam que ao invés de estudar as representações sociais de forma isolada, era necessário estudar as associações entre elas identificando-as em conjuntos organizados em diferentes níveis e formas de pensamento social. A Arquitetura do Pensamento Social, proposta por Rouquette (1973) localiza as representações sociais num nível intermediário, entre conceitos menos estáveis como as opiniões e atitudes e mais estáveis como os valores, normas e tematas, sendo que estes últimos são caracterizados como pertencentes a um nível ideológico. As Representações sociais, portanto, são ancoradas no nível ideológico que as organizam em conjuntos temáticos, e dessa forma, elas geram atitudes e opiniões.
O nível ideológico segundo Rouquette (1996, p. 18) “... peut être conçue, non comme um assemblage plus ou moins organisé des contenus spécifiques qui changeraient d´une société à autre ou d´un groupe à son antagoniste, encore moins comme um ensemble de faits de langue, mais comme um répertoire générateur utilisé dans toutes les construtions sóciocognitives selon la complementarité de la cognition, de la communication et de la sociabilité.”[1] Desta forma, Rouquette caracteriza o nível ideológico como um nível fundamental para a estabilidade e coerência do pensamento social, pois ele organiza as ancoragens dos conteúdos em formatos pré-estabelecidos construídos pela humanidade no tempo longo da história.
Dentro desta perspectiva, os valores participam do nível ideológico enquanto critérios estáveis que hierarquizam as opções e permitem desta forma tanto estabelecer quanto justificar as escolhas, enquanto que as normas estabelecem regras comuns a fim de aplicar e preservar os valores.
Apesar de Rouquette (1996) localizar no nível ideológico os valores, há pouca sistematização daquilo que os diversos autores da teoria preconizam sobre a relação entre valores e representações sociais. Por isso, esse projeto tem como objetivo a pesquisa bibliográfica a fim de aprofundar essa questão.
[1] Tradução livre da autora: “... pode ser concebido, não como um conjunto mais ou menos organizado de conteúdos específicos que mudam de uma sociedade para outra, ou de um grupo com seu oponente, e menos ainda como um conjunto de fatos linguísticos, mas como um repertório gerador utilizado em todas as construções sociocognitivas segundo a complementariedade da cognição, da comunicação e da sociabilidade”.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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ELISMAR ALVES DOS SANTOS
Email: elismar.eads@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
LILA MARIA SPADONI
Email: lilaspadoni@gmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |