Detalhes do Projeto de Pesquisa

O AUDIOVISUAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Dados do Projeto

769

O AUDIOVISUAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

2022/2 até 2024/1

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

GRUPO DE PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Ensino de ciências, matemáticas e suas tecnologias

SANDRA REGINA LONGHIN

Resumo do Projeto

A legislação de inclusão do nosso país possibilitou aos estudantes surdos a migração para espaços de ensino de modalidade inclusiva em escolas regulares, entretanto, as políticas de formação e capacitação de professores que atuam com esse público não aconteceram. Dessa forma, devido à falta de preparo das instituições de ensino e de seus professores, os surdos se deparam com muitas barreiras no processo educacional, atitudinais, culturais e educacionais. As pessoas desenvolvem seu potencial por meio da modalidade linguística, no caso dos surdos, espaço-visual, sendo essencial o conhecimento acerca de metodologias de ensino que contemplem a especificidade visual na construção do conhecimento. Assim, na perspectiva do ensino de surdos, com foco na inclusão, o objetivo deste projeto é analisar recursos audiovisuais disponíveis da rede mundial de computadores e elaborar materiais didáticos, em uma perspectiva inclusiva, pautado na temática ¿Radiações e suas Aplicações à Saúde Humana¿ de modo a promover a aprendizagem para pessoas surdas. Essa pesquisa se alicerça em uma abordagem qualitativa, buscando a organização de uma sequência didática adotando recursos audiovisuais adequados em uma perspectiva inclusiva para surdos que promova a aprendizagem de conceitos de radiação. Como resultado, após análise dos dados da aplicação da Oficina de Aprendizagem, será elaborado um material instrucional para professores.

Objetivos

2 OBJETIVOS 

2.1. Objetivo Geral

Elaborar/selecionar recursos audiovisuais e analisar o potencial para um ensino inclusivo pautado na temática “Radiações e suas Aplicações à Saúde”.


2.2 Objetivos Específicos

• Pesquisar na literatura sobre o recurso audiovisual enquanto metodologia em uma perspectiva inclusiva;

• Pesquisar na literatura sobre recursos audiovisuais adequados para o ensino de alunos surdos que promova aprendizagem e as dificuldades apontadas pelos professores na utilização desse recurso;

• Elaborar/selecionar vídeos que contemple a especificidade linguística dos surdos sobre a temática abordada, que se constituirá em material de apoio ao professor e aos estudantes (surdos e ouvintes);

• Desenvolver uma sequência de ensino de Ciências que se aproprie dos recursos audiovisuais com o tema radiações e suas aplicações à saúde;

• Elaborar uma proposta pedagógica desenvolvida com base em vídeos adequados;

• Aplicar o material didático desenvolvido por meio de oficina de aprendizagem para professores e alunos da Licenciatura e demais interessados;

• Analisar as discussões dos participantes visando a consolidação dos assuntos abordados e avaliação da proposta aplicada.

Justificativa

JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa se ampara, portanto, na importância da implementação de um ensino inclusivo, validando-a, e, por isso, busca propiciar condições que favoreçam uma educação inclusiva para alunos surdos, com igualdade de oportunidades de ensino-aprendizagem, e que despertem o senso crítico frente às questões sociocientíficas para além da sala de aula. E, adequando-nos aos recortes necessários à pesquisa acadêmica, restringimo-nos à temática “Radiações e suas Aplicações à Saúde”. Por conseguinte, acreditamos que esta pesquisa contribuirá com a produção de conhecimento pedagógico por meio da prática educativa em um ambiente de educação inclusiva que apresenta grandes

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
SANDRA REGINA LONGHIN
Email: srlpucgoias@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]