Detalhes do Projeto de Pesquisa

HISTÓRIA DE MULHERES NOS CRISTIANISMOS ANTIGOS: ANÁLISE E TEOLOGIA DE FONTES LITERÁRIAS, VISUAIS E INSCRICIONAIS

Dados do Projeto

765

HISTÓRIA DE MULHERES NOS CRISTIANISMOS ANTIGOS: ANÁLISE E TEOLOGIA DE FONTES LITERÁRIAS, VISUAIS E INSCRICIONAIS

2022/1 até 2025/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

GRUPO DE PESQUISA E ESTUDO SOBRE RELIGIÃO, GÊNERO E PODER

LITERATURA SAGRADA, EXEGESE E HERMENÊUTICA

IVONI RICHTER REIMER

Resumo do Projeto

Continuidade de pesquisa e análise de textos sagrados e de material epigráfico e iconográfico cristãos em seus aspectos sociohistóricos e hermenêutico-traditivos que permitem perceber, mapear e avaliar o lugar e a função de mulheres em comunidades cristãs, especialmente nos séculos I- IV; percepção e análise da história interpretativa destas fontes e seus efeitos históricos na (re)construção de imaginários e representações de gênero e de espiritualidade na história do cristianismo com repercussão até hoje; influência religiosa, especificamente judaico-cristã, na elaboração de valores e comportamentos socioculturais na sua interface com as relações de classe, etnia e idade; análise de textos em perspectiva histórico-social e feminista latino-americana para contribuir com a escrita da história do cristianismo antigo, destacando processos de protagonismos, interditos, marginalização e martírio de mulheres, em confronto dialético com a realidade reconstruível, ambígua e complexa. A pesquisa pressupõe que textos sagrados, bem como o material iconográfico e inscricional em questão, têm origem nas experiências e nas percepções (objetividade e subjetividade) dos sujeitos interpretantes naquelas comunidades em seu contexto sociohistórico, expressando formas simbólicas e históricas de espiritualidade que refletem e influenciam intervenções e ações no cotidiano; os mesmos, por meio dos sujeitos interpretantes, buscam e (re)criam espaços de acolhida e/ou de marginalização e incriminação mediante processos pedagógicos e educativos, como repetição e ensino orais e também visualização escrita e imagética expostos publicamente, objetivando influência na normatização de relações sociais, eclesiais e político-culturais em seu tempo e na história das mentalidades. [...] este Projeto de Pesquisa coloca-se na trajetória dos estudos/projetos anteriormente realizados pela autora, devidamente registrados junto à PROPE/SIGEP da PUC Goiás e com os quais já obteve aprovação de Bolsa de Produtividade CNPq 2009, 2012, 2015 e 2018; foi parte dos estudos de estágio pós-doutoral realizado no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Ciências Humanas (UFSC), em 2011, e das pesquisas realizada em Roma, em 2012 (Universal 2011) e 2015; tem sido base para apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos nacionais e internacionais, bem como na partilha com docentes e discentes do PPGCR da PUC Goiás. Conquistou a Bolsa Produtividade CNPq PQ 1.

Objetivos

Contribuir na escrita de uma história dos cristianismos antigos que contemple  a realidade complexa, ambígua, conflitiva e muitas vezes simultânea de protagonismo, marginalização e martírio de mulheres apresentada nos textos, nas interpretações e seus efeitos históricos, bem como nas construções de relações socioculturais ligadas aos textos sagrados do cristianismo e sua história interpretativa, também de ordem imagética, neles reflexas e deles também oriundas.

Para alcançar este objetivo principal, busca-se e é necessário:

  • Conhecer, delimitar e selecionar, a partir do Estado da Questão/Arte sobre o tema, textos de teor sociocultural e eclesial no contexto literário maior do Novo Testamento e da literatura cristã dos séculos I-IV, os quais expressem realidades e imaginários (acerca) de mulheres, investigando seu processo histórico de transmissão, escrita e recepção no contexto sociohistórico a partir da fonte material primordial dessa literatura, que é a vida, a sociedade e a história do povo judaico, judaico-cristão e gentílico-cristão da época;
  • Pesquisar e analisar lugares e funções de mulheres nas origens do cristianismo com base nas fontes em questão, visando contribuir academicamente nessa temática numa perspectiva histórica e exegético-hermenêutica latino-americana de libertação;
  • Conhecer, delimitar e selecionar material da arte paleocristã e bizantina (Antiguidade Tardia) que tematize a presença e a função socioeclesial de mulheres, especificamente encontrado nas catacumbas e nas igrejas cristãs mais antigas, bem como sua repercussão em obras artísticas subsequentes;
  • Conhecer, traduzir e analisar material inscricional (CIJ, CIL) que trate e ajude a compreender meandros da participação e exclusão de mulheres em espaços sagrados do judaísmo e do cristianismo, pressupondo, portanto, também aportes arqueológicos antigos;
  • Tecer análise sociohistórica e comparativo-dialógica destas fontes de pesquisa (textos, visualidades e inscrições), com o intuito de perceber e reconstruir tendências interpretativas nas (re)leituras de textos sagrados cristãos no decorrer dos primeiros séculos;
  • Contribuir na reconstrução de elementos da herança cultural ocidental cristã e, portanto, também de significativa parcela da cultura religiosa cristã brasileira e latino americana, no sentido da aprendizagem histórica e das representações de gênero nela presentes, questionadas ou legitimadas pela religião judaico-cristã. Isto pode contribuir significativamente para a (re)construção de relações socioculturais, portanto também de gênero, mais justas entre os diversos setores da nossa sociedade, nos mais diversos níveis (pessoal, acadêmico, eclesial e político-social e cultural);
  • Continuar compondo os resultados da pesquisa em andamento por meio de estudos (com)partilhados, publicação e apresentação em eventos, principalmente, marcando presença e visibilizando nossa pesquisa e produção latino-americana na construção de referenciais, análises e publicações de resultados no contexto acadêmico internacional;
  • Tecer e solidificar parcerias de pesquisa (redes), que incluam continuamente também estudantes em processo de formação em nível de graduação (Iniciação Científica), mestrado e doutorado na PUC Goiás e outras instituições. 

Justificativa

Com base no exposto e em plena ‘era hermenêutica’ e na busca por bases históricas para reconstruir uma história das complexidades em que mulheres figuram como sujeito de ação e objeto de subordinação na história do cristianismo e, portanto, ainda hoje na configuração de relações de poder vigentes e em transformação na sociedade, este Projeto de Pesquisa tem condições de destacar algumas contribuições científicas e alguns potenciais de inovação e de impacto para a área de Ciências da Religião, Teologia e afins:

  1. além da análise exegética e histórico-social de textos do Novo Testamento, acrescenta-se seleção e análise de textos patrísticos, de imagens e inscrições que versam sobre mulheres nas igrejas antigas, a fim de rastrear a história efeitual da interpretação e releitura de textos e tradições bíblicas;
  2. a abordagem do objeto é inédita no contexto brasileiro / latino-americano em perspectiva feminista de libertação na área da Teologia, Ciências da Religião, Hermenêutica e História Cultural, também por ser inter/multidisciplinar, e tendo tido muito boa repercussão/bom impacto até o momento;
  3. a pesquisa encara e coloca desafios para intercâmbios e debates nacionais e internacionais acerca da temática e abordagem, tendo participação de pesquisadoras(es) interinstitucionais, e
  4. evidencia desafios e contribui para análises de visualidades e inscrições na intersecção com exegese, (história da) hermenêutica e história cultural.

Para a realização da análise das fontes selecionadas utilizar-se-á dois grandes grupos de referenciais teóricos: 

  1. EXEGESE E HERMENÊUTICA para compreender os textos, seus contextos e conteúdos utilizar-se-á categorias analíticas do método histórico-crítico, sócio-histórico e indiciário (CROATTO, 2001; VOLKMANN, 1992; WEGNER, 1998; UTZSCHNEIDER;NITSCHE, 2005; ESTUDOS TEOLÓGICOS, 2019; THEISSEN, 1974; CHEVITARESE, 2005; 2019; RIBEIRO, 2021) e da hermenêutica feminista de libertação (SCHOTTROFF, 1995; SCHÜSSLER FIORENZA, 1992; 2009; HUEFNER; MONTEIRO, 1992; GADAMER, 2002; HEIDEGGER, 1988; GEBARA, 1997; RICHTER REIMER, 1992, 2009, 2010, 2016; 2019, entre outras).  
  2. HISTÓRIA SÓCIO-CULTURAL, VISUALIDADES E INSCRIÇÕES com categorias analítico-teóricas do campo da história social (CRÜSEMANN et al., 2009; CASTRO, 1997; KESSLER, 2006), da história cultural (VAINFASS, 1997; PESAVENTO, 2005) e da história antiga (SCHMITT PANTEL, 1990; FUNARI, 2010, 2001; FINLEY, 1994; BROOTEN, 1985, 1982), bem como análise da cultura material e martirial, arqueologia, antropologia, visualidades etc. (MAZAR, 2003; WEGNER, 1998; RICHTER REIMER, 2012, 2016; NOGUEIRA, 2015; PRINZIVALLI, 1994, 2000; BISCONTI, 2010; CÂNDIDO, 2007; MENESES, 2003; RENDERS; MELO, 2020; PANOFSKY, 2014), a fim de definir a ‘historicidade’ dos conteúdos codificados nos textos, mas especialmente perceber as estruturas em termos de uma história das mentalidades, história social e cultural.

A escolha do tema e do objeto, dos objetivos e referenciais teóricos, das parcerias selecionadas, o presente projeto se justifica e impacta por várias razões, entre elas: 

a) porque possibilita e contribui na elaboração de análises que evitam a vitimização e a exacerbada protagonização de mulheres, ajudando a visibilizar de forma mais equilibrada processos e mecanismos de opressão e de libertação de mulheres, de sua presença e práxis possíveis dentro das condições históricas e sócio-culturais de sua época e contextos; 

b) porque observa e analisa conflitos internos e externos – e as propostas de sua superação - de comunidades cristãs por meio de instrumentais exegéticos histórico-crítico, sócio-históricos, de gênero e de hermenêuticas feministas de libertação, destacando ainda os efeitos da história interpretativa dos textos, também por meio das visualidades paleocristã e bizantino-antiga; 

c) porque quer e pode contribuir também com processos de empoderamento de mulheres e outras minorias qualitativas em movimentos políticos, sociais e eclesiais, no mundo contemporâneo;

d) porque pode contribuir em processos de formação e, portanto, de desenvolvimento no contexto das ciências básicas e fundamentais, por meio de pessoal capacitado em suas atividades do curso de mestrado ou doutorado, bem como em assessorias e cursos para grupos sociais e eclesiais, descortinando possibilidades de construir uma melhor qualidade de vida.

Portanto, com esta investigação e abordagem metodológico-referencial, a pesquisa contribui cientificamente no intercâmbio de conhecimentos e diálogo com outras pesquisas realizadas, dando visibilidade para produções científicas brasileiras no cenário internacional e suas perspectivas inseridas no nosso próprio contexto histórico-social e religioso. Nossas perspectivas e demandas hermenêuticas podem contribuir significativamente para outras abordagens do mesmo objeto (interseccional), e motivar novas discussões que podem resultar em novos rastros de pesquisa. Com isto, elas igualmente contribuem em nível sociocultural em vários contextos de formação, impactando positivamente também na realidade econômica de seus participantes e grupos-alvo.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
CAROLINA BEZERRA DE SOUZA
Email: carolbsouza@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]
CLAUDE VALENTIN RENE DETIENNE
Email: madnho@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]
DANILO DOURADO GUERRA
Email: daniloatlanta@gmail.com
Pesquisador Egresso [] []
DIANE MARCY DE BRITO MARINHO
Email: britomarinho@yahoo.com.br
Pesquisador Estudante [aluno] [null]
HAROLDO REIMER
Email: haroldo.reimer@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]
IVONI RICHTER REIMER
Email: ivonirr@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]
MARICEL MENA LOPEZ
Email: maricelmena@usantotomas.edu.co
Pesquisador Colaborador Estrangeiro [] []