Detalhes do Projeto de Pesquisa

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E CRENÇAS RELACIONADAS AO CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Dados do Projeto

760

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E CRENÇAS RELACIONADAS AO CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

2023/2 até 2025/2

ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO

GESTÃO ESTRATÉGICA E EMPREENDEDORISMO

PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA

MARIA APARECIDA VAZ EVANGELISTA

Resumo do Projeto

Este estudo foca aspectos relacionados ao comportamento do consumidor, ) pois sabe-se que as crenças do consumidor desempenham um papel importante nas decisões por escolher uma alimentação saudável (alimentos naturais, alimentos orgânicos e alimentos não processados). Estudo baseado na revisão sistemática, na literatura entre disciplinas da (nutrição e psicologia) será revisada para explorar as conexões (ou inter-relações) entre alimento saudável, comportamento do consumidor e as crenças que levam pessoas a consumir os alimentos saudáveis. O objetivo deste estudo será desenvolver uma pesquisa sistemática sobre comportamento do consumidor de alimento saudável e as suas crenças sobre alimentação saudável. Especificadamente, faz-se necessário: realizar uma revisão sistemática sobre comportamento do consumidor de alimento saudável, levantar crenças de consumo dos consumidores de alimentos saudáveis, verificar a relação entre crenças relacionadas a alimentação saudável (alimento natural, orgânico e não processado). Refere se uma parte da tese como primeiro estudo, onde pretende conceituar e definir sobre alimento saudável, alimento natural, alimento orgânico, alimento não processado, apresentando as suas distinções. O presente trabalho será conduzido em um estudo maior, revisando a literatura sobre o comportamento do consumidor relacionados às crenças de consumir alimento saudável, no período dos últimos dez anos, ou seja, de 2012 a 2022. Pesquisas bibliográficas, portanto, serão encaminhadas para uma gama mais ampla de resultados e incluirão os construtos, palavras-chave para comportamento do consumidor e crenças do consumidor. Resultados sobre fatores de crenças do consumidor associados com consumidores de alimentos saudáveis. Espera-se com os resultados apresentados poder auxiliar na compreensão do comportamento das pessoas consumidoras de alimentos saudáveis em detrimento dos alimentos industrializados. Resume os resultados desta pesquisa, e discute as implicações dos resultados para a teoria e a prática. Seguido por uma discussão das limitações do estudo, e as direções para futuras pesquisas. Palavras-chave: Psicologia, Nutrição, Alimento saudável, Comportamento do consumidor, Crenças do consumidor.

Objetivos

O objetivo deste estudo será desenvolver uma pesquisa sistemática sobre comportamento do consumidor de alimento saudável e as suas crenças sobre consumir alimento saudável. Especificadamente, faz-se necessário: realizar uma revisão sistemática sobre comportamento do consumidor de alimento saudável, levantar crenças de consumo dos consumidores de alimentos saudáveis, verificar a relação entre crenças relacionadas a alimentação saudável (alimento natural, orgânicos e não processado). Refere se a parte da tese como primeiro estudo, onde pretende conceituar e definir sobre alimento saudável, alimento natural, alimento orgânico, alimento não processado, apresentando as suas distinções.

Justificativa

       

A proposta deste estudo justifica-se pela busca de aprofundamento de conhecimentos perante a adoção pelo consumidor do hábito pela alimentação saudável, dada a relação entre este comportamento e as crenças que levam a consumir alimento saudável. 

Espera-se ainda auxiliar com as áreas da ciência relacionadas ao objeto deste estudo, em face do constante aumento do consumo de alimento natural, é providencial envidar esforços no desenvolvimento de pesquisas sobre este tema, conhecer os aspectos a ele relacionados bem como oferecer contribuições ao mercado deste alimento saudável, à gestão do marketing realizada nesta área, aos envolvimentos com essa temática e proporcionar espaços de informação que oportunizem a divulgação dos resultados alcançados. 

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
MARIA APARECIDA VAZ EVANGELISTA
Email: mave@pucgoias.edu.br
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]
SILVANA DE BRITO ARRAIS DIAS
Email: silvanabritoad@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]