Detalhes do Projeto de Pesquisa

OS IMPACTOS DA NORMALIZAÇÃO EM CONFORTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: A EVOLUÇÃO DO MARCO REGULATÓRIO BRASILEIRO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E DESEMPENHO TÉRMICO, LUMÍNICO E ACÚSTICO, A PARTIR DE 1990

Dados do Projeto

756

OS IMPACTOS DA NORMALIZAÇÃO EM CONFORTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: A EVOLUÇÃO DO MARCO REGULATÓRIO BRASILEIRO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E DESEMPENHO TÉRMICO, LUMÍNICO E ACÚSTICO, A PARTIR DE 1990

2022/1 até 2025/2

ESCOLA POLITÉCNICA E DE ARTES

CIDADE, MORFOLOGIA, PAISAGEM E ARQUITETURA

Cultura arquitetônica, cidade e território

LEONIDAS ALBANO DA SILVA JUNIOR

Resumo do Projeto

A pesquisa busca fornecer uma visão geral sobre os principais impactos e tendências das regulações brasileiras em desempenho térmico e lumínico e em eficiência energética de edificações residenciais, comerciais, de serviços e públicas. Para tanto, realizará uma análise da evolução histórica das normalizações brasileiras, para então, analisar o impacto de tais mudanças na construção civil, seja na atuação dos agentes intervinientes neste processo, seja no produto elaborado pelos mesmos, atualmente em uso ou ainda em fase de projeto. A pesquisa promoverá o conhecimento sobre os impactos na qualificação dos empreendimentos edilícios e na participação de cada agente (projetistas, construtores e incorporadores) neste processo, de modo a subsidiar a elaboração de próximas versões de normalizações, bem como o desenvolvimento de programas de implementação, acompanhamento e avaliação de regulações. Espera-se elaborar um atlas digital brasileiro, com as diferenças regionais e o estado de implementação das normalizações nas edificações atuais e em fase de projeto. E, em seguida, busca-se desenvolver soluções para facilitar o atendimento dos requisitos normativos. Palavras-chaves: Desempenho térmico, lumínico e acústico. Eficiência energética.

Objetivos

O objetivo geral da pesquisa é fornecer uma visão geral sobre os principais impactos e tendências das regulações brasileiras em desempenho térmico e lumínico e em eficiência energética de edificações residenciais, comerciais, de serviços e públicas, e elaborar soluções de auxílio ao atendimento dos requisitos necessários.


Os objetivos específicos da pesquisa são:

  • Apresentar informações técnicas claras e organizadas quanto à evolução do marco regulatório a respeito do tema.
  • Mapear o território brasileiro segundo o nível de desempenho e eficiência de suas edificações.
  • Levantar dados que subsidiem discussões e orientações sobre a evolução atual da normalização.
  • Identificar impactos na atividade e no produto comercializado no mercado imobiliário.
  • Identificar impactos na atuação dos agentes intervenientes neste processo.
  • Identificar interfaces, sombreamentos e relações entre as normalizações dos diferentes tipos de conforto (térmico, lumínico, acústico) e a energia.
  • Elaborar um atlas digital brasileiro, visual e didático, apresentando os resultados da pesquisa por regiões territoriais.
  • Elaborar soluções (ferramentas, métodos e procedimentos) que auxiliem projetistas, construtoras e incorporadoras a atenderem as exigências das normalizações em seus empreendimentos e obras.

Justificativa

Este processo de normalização do conforto e energia, empreendido desde o final da década de 80, tem impactado a construção civil brasileira de maneira positiva, interrelacionando diferentes agentes partícipes deste processo, como usuários, projetistas, fornecedores, construtores e incorporadores, sendo de suma importância para o aumento da qualidade do ambiente construído. 


Compreender como estes agentes têm sido impactados, no que tange a qualidade do habitat humano é o intento desta investigação e para alcança-lo, elaborou-se as seguintes questões: 

  • Qual é o nível de (in)formação destes agentes quanto às mudanças ocorridas no cenário da normalização comentada anteriormente? Em que proporção cada um deles tem sido capaz de intervir e se responsabilizar neste processo de qualificação? 
  • Qual é o impacto que a evolução da normalização em conforto e em energia, na construção civil? É possível mensura-lo? 
  • O habitat resultante desta nova normalização tem expressado a adequação esperada? A evolução histórica tem caminhado para uma melhoria contínua dos aspectos de conforto e energia nas edificações? 
  • Quais ações podem ser realizadas para mitigar as objeções e superar os desafios existentes neste processo de qualificação do ambiente construído? 


A partir das respostas a estas questões e diante das informações passíveis de serem levantadas por meios primários e secundários acredita-se que a pesquisa promoverá o conhecimento sobre agentes e processos que possa servir de subsídio às próximas revisões das normalizações.


É possível levantar a hipótese de que é necessário organizar e estruturar ações coordenadas de implementação das normalizações, uma vez que a maioria dos esforços se dão somente no desenvolvimento do marco regulatório e carecendo-se de instrumentos e órgãos dedicados ao seu acompanhamento e avaliação.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
LEONIDAS ALBANO DA SILVA JUNIOR
Email: leonidas@pucgoias.edu.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]