Detalhes do Projeto de Pesquisa

EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS E SOCIAIS: AS POSSIBILIDADES DAS HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS DE VIDA NA POLÍTICA

Dados do Projeto

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EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS E SOCIAIS: AS POSSIBILIDADES DAS HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS DE VIDA NA POLÍTICA

2022/2 até 2025/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

MEMÓRIA SOCIAL E SUBJETIVIDADE

Diversidade Cultural, Reconhecimento e subjetividade

MARIA CRISTINA NUNES FERREIRA NETO

Resumo do Projeto

Nas últimas décadas do século XX, novos ares sopraram sobre o campo da pesquisa histórica arejando, entre outras áreas, a forma de compreender as experiências individuais e coletivas. Foram retomados e revalorizados os relatos orais de histórias de vida, as biografias e as autobiografias, outrora relegados pela historiografia ao campo da subjetividade, portanto, considerados incapazes de serem representativos de uma época ou de um grupo. O resgate da importância das experiências individuais e coletivas vinculadas à abordagem da História Cultural promoveu um (re)vivamento no estudo do político. Os depoimentos, as experiências individuais, as biografias e as autobiografias foram revistas e reconsideradas como componentes de uma conjuntura não só política, mas, também, culturais capazes de nos dizer muito sobre uma sociedade e um momento histórico. Há de se assinalar que tais relatos não nos falam apenas de uma vida, mas de algo a mais, afinal, tudo aquilo que circunda o indivíduo faz parte de sua narrativa. Atualmente, os gêneros autobiográficos e biográficos são narrativas incorporadas ao campo político, que também se preocupa com a noção de indivíduo e suas interações com a sociedade em que está inserido. A Nova História Política permite repensar o sujeito como ator e parte da escrita da história com sua singularidade, ao mesmo tempo que nos permite ver nessas trajetórias narradas uma multiplicidade de comportamentos de uma época. O projeto de pesquisa Experiências Individuais e Sociais: as possibilidades das histórias e trajetórias de vida na política insere-se neste cenário e visa congregar subprojetos de mestrandos/as do programa de Mestrado em História da PUC Goiás, e graduandos/as em suas pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Cursos dos cursos de História e Relações Internacionais da PUC Goiás, vinculados à temática de estudo proposta, em especial, visando abranger estudos relacionados às práticas políticas, culturais e sociais vivenciadas no Brasil como também, em outros países.

Objetivos

OBJETIVO GERAL: 

  • Compreender as experiências, as narrativas de histórias e trajetórias de vidas como um processo social com possibilidades analíticas, contribuições e esclarecimentos ao conhecimento histórico.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Discutir a noção de trajetórias e itinerários na História através de leituras, releituras e construção de histórias de vidas experenciadas e escritas em períodos distintos, levantando e problematizando suas questões teóricas, práticas e metodológicas.
  • Analisar a importância e as problemáticas dos gêneros autobiográfico e biográfico para o ofício do historiador.
  • Promover o conhecimento de que as representações identitárias – narrativas de experiências individuais e coletivas - são matrizes de práticas sociais.
  • Discutir e compreender como a teoria histórica tem debatido questões como sujeitos singulares, experiências sociais, identidades pessoal, coletivas e nacionais e as relações entre história, memória e poder. 

Justificativa

 O projeto de pesquisa Experiências Individuais e Sociais: as possibilidades das histórias e trajetórias de vida na política insere-se neste cenário e visa congregar subprojetos de mestrandos/as do programa de Mestrado em História da PUC Goiás, e graduandos/as em suas pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Cursos dos cursos de História e Relações Internacionais da PUC Goiás, vinculados à temática de estudo proposta, em especial, visando abranger estudos relacionados às práticas políticas e sociais vivenciadas no Brasil como também, em outros países.

O propósito do “adentramento” nestas histórias e trajetórias de vidas reconstruídas de memórias revisitadas que se propõe neste projeto de pesquisa terá como meta não a reiteração das mesmas, mas a problematização, procurando perceber as apropriações que foram sendo feitas, procurando esclarecer as razões que levaram seus autores a construir tanto sua trajetória e/ou a trajetória do outro, quanto um determinado registro sobre ela. Portanto, entende-se que, partindo do pressuposto de que a memória - seja individual ou coletiva - é (re)construção, é (re)significação de um tempo passado, o pesquisador engajado nesta pesquisa deverá refletir sobre a rememoração que os narradores realizam. No caso específico das autobiografias (narrativas de trajetórias de vida orais ou escritas), esforçar-se-á para perceber o que efetivamente se concretizou nestas trajetórias para compreender a dissociação existente entre o personagem social e a percepção de si mesmo. Ao mesmo tempo, deverá rejeitar a interpretação unívoca que geralmente as trajetórias particulares trazem, e procurar interpretar as adversidades destas narrativas à luz de um contexto que as tornem compreensíveis, tentando perceber as relações entre estas memórias e a (re)construção das identidades pessoais e sociais, pois como bem nos lembrou um estudioso de memórias:


[...] ao contarmos nossa vida, em geral tentamos estabelecer uma certa coerência por meio de laços lógicos entre acontecimentos-chaves (que aparecem então de uma forma cada vez mais solidificada e estereotipada), e de uma continuidade, resultante da ordenação cronológica. Através desse trabalho de si mesmo o indivíduo tende a definir o seu lugar social e suas relações com os outros. (POLLAK, 1989, p. 3). 



            Nas narrativas biográficas como fontes de informação os cuidados não deverão ser menores, pois são textos marcados pela linearidade, coerência e racionalidade, que apagam as experiências individuais. Linearidade, coerência e racionalidade que, na verdade, costumam encobrir descontinuidades, contradições e a lacunas, que podem sinalizar “pistas” aos mais desconfiados. Afinal, como nos ensinou Lucien Febrve, um destes historiadores desconfiados, devemos duvidar e ter aversão a qualquer tipo de abstração e explicação simplista. Na sua concepção, criticar implica em denunciar o que se apresenta simples demais, o exercício da crítica é, no seu entender, envolvimento e atuação. (FEBVRE, 1992). 

            Para Febvre não poderemos chegar a nenhum saber histórico se não conhecermos o “universo mental” de uma sociedade, na qual o historiador encontrará as aspirações, as representações, as práticas individuais e coletivas. Enfim, o confronto entre o indivíduo e o universo mental em que ele está inserido e intervém, pois: “O indivíduo é apenas o que sua época e seu meio permitem que ele seja.” (FEBVRE, 2012). Não se pode fazer rupturas entre o indivíduo, a sociedade e o seu tempo, pois não se sabe onde começa um e termina o outro, esta interação é um engendramento contínuo

 Após esta breve apresentação, fica evidente o quanto as tramas tecidas nas narrativas de trajetórias de vida, sejam elas orais ou escritas, trazem em si ambiguidades, problemas e desafios para o historiador pesquisador, mas ao mesmo tempo trazem também muitas possibilidades que não devem ser deixadas de lado pelo seu grau de dificuldades. É certo que um relato biográfico ou autobiográfico oferece uma visão lacunar daquilo que aconteceu. Mas, atualmente, estamos cientes de que trabalhamos com representações múltiplas e, sendo assim, não há sentido em separarmos texto e história (contexto), pois há uma relação permanente e recíproca entre narrativas de vida, autobiografia, biografia e contexto; da mesma forma não podemos separar razão e desrazão. É preciso que busquemos as coerências, mas, também, as contradições e as dissonâncias para fazer fluir as diferenças e compreendermos com mais propriedade as tramas da História.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
IVAN VIEIRA NETO
Email: vieira.pucgoias@yahoo.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
MARIA CRISTINA NUNES FERREIRA NETO
Email: mariacris.nfn@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]
MARIA DO ESPIRITO SANTO ROSA CAVALCANTE RIBEIRO
Email: mariarosacavalcante@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
THAIS ALVES MARINHO
Email: thais_marinho@hotmail.com
Pesquisador Líder [professor] [doutor]