Detalhes do Projeto de Pesquisa

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DE EMPREENDIMENTOS DO RAMO DE SALÃO DE BELEZA DA CIDADE DE GOIÂNIA-GO

Dados do Projeto

746

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DE EMPREENDIMENTOS DO RAMO DE SALÃO DE BELEZA DA CIDADE DE GOIÂNIA-GO

2022/2 até 2023/2

ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO

GESTÃO ESTRATÉGICA E EMPREENDEDORISMO

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

DENISE LUCIA MATEUS GOMES NEPOMUCENO

Resumo do Projeto

Esse projeto terá como objetivo identificar as estratégias competitivas de salões de beleza localizados em bairros de classe alta da cidade de Goiânia-GO Metodologicamente serão utilizadas pesquisas bibliográficas, e de campo, de caráter quali-quantitativo, tendo como principal instrumento de coleta de dados entrevistas estruturadas, partindo de uma amostra probabilística. Outro método de pesquisa de grande valia será o da observação in loco por meio de visitas aos estabelecimentos. O trabalho terá como objetivos específicos identificar as estratégias competitivas segundo Porter, entre elas: liderança de custo; diferenciação e de foco. Como resultado do projeto serão produzidos artigos científicos, que serão apresentados em congressos, e publicados em revistas científicas.

Objetivos

Objetivo Geral 


Identificar as estratégias competitivas de salões de beleza localizados em bairros de classe alta da cidade de Goiânia-GO


Objetivos Específicos


  • Verificar a estratégia competitiva “liderança de custos” através do poder de negociação da empresa;
  • Identificar a estratégia competitiva “diferenciação” mediante a lealdade dos clientes e a existência da concorrência.
  • Registrar a estratégia competitiva “enfoque” a partir das necessidades dos clientes e das razões para criar o próprio negócio.
  • Levantar o perfil dos empreendimentos objeto da pesquisa
  • Discutir as estratégias em relação ao sucesso dos empreendimentos.







 


Justificativa

Com base nas pesquisas efetuadas pelo Sebrae (2013), nos últimos anos o perfil do consumidor mudou consideravelmente e os salões de beleza atingiram um público totalmente versátil, independentemente de sua classe social, etnia, opção religiosa, idade e sexo. Impulsionados por esta tendência e ao buscar oportunidades que os conduzam ao lucro, os salões de beleza se desprendem de oferecer apenas o tradicional corte de cabelo e o tratamento das unhas e agregam cada vez mais serviços como: a depilação, a podologia, tratamentos capilares e estéticos completos e outros. 

Além disso, os salões de beleza têm investido na capacitação dos profissionais através de cursos, treinamentos e em tecnologias para a inovação dos seus serviços promovendo qualidade e satisfação aos clientes. Além de inovação, é preciso traçar estratégias competitivas para se manter no mercado, por isso a importância desse trabalho.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
DENISE LUCIA MATEUS GOMES NEPOMUCENO
Email: deniselmgn@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]