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OS EDUCADORES GREGOS E O VALOR DO TRABALHO
2022/2 até 2024/1
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
GRUPO DE PESQUISA EM FILOSOFIA
História da Filosofia
ELIANA BORGES FLEURY CURADO
2.1. Objetivo Geral (ou primário)
2.2. Objetivos Específicos (ou secundários)
2.2.1 Defender a tese de que a rejeição histórica aos sofistas tem origem na rejeição do homem grego ao trabalho em si e à remuneração do trabalho, juntamente com o apreço pelo ócio e pelos valores aristocráticos tradicionais.
2.2.2 Identificar e explorar a dissociação entre ensino pago e conhecimento e extrair dela suas consequências teóricas possíveis;
A investigação a ser desenvolvida se justifica, primeiramente, do ponto de vista histórico: os sofistas não foram apenas os primeiros pedagogos da história ocidental; mais que isso, eles inventaram a educação como a entendemos hoje. O resgate e o reconhecimento da importância da revolução pedagógica promovida pelos sofistas já são razões suficientes que justifiquem a escolha pelo tema, mas o resgate histórico do movimento não pode ser nosso único propósito.
Assim, a pesquisa proposta é relevante não apenas por objetivar o movimento sofista, mas porque, assim fazendo, é capaz de provocar reflexões acerca de muitos dos problemas filosóficos e pedagógicos fundamentais de nosso tempo. Apesar de distanciados no tempo, os sofistas lidavam com problemas práticos e teóricos que não são distintos dos da atualidade. A discussão sobre a quantificação do saber e o valor de transmissão do conhecimento é atualíssima.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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ELIANA BORGES FLEURY CURADO
Email: curadoeliana@gmail.com |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |