Detalhes do Projeto de Pesquisa

PROJETO DE DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E PROPOSTAS DE MELHORIAS: ESTUDOS DE CASOS MÚLTIPLOS EM EMPRESAS GOIANAS

Dados do Projeto

739

PROJETO DE DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL E PROPOSTAS DE MELHORIAS: ESTUDOS DE CASOS MÚLTIPLOS EM EMPRESAS GOIANAS

2022/2 até 2025/2

ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO

GESTÃO ESTRATÉGICA E EMPREENDEDORISMO

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

IRENE REIS

Resumo do Projeto

A pesquisa apresenta como objetivo geral realizar o diagnóstico organizacional nas empresas e elaborar propostas de melhorias diante das ameaças, oportunidades, pontos fortes e fracos, e específicos conhecer a missão e a visão da empresa a ser pesquisada; Levantar dados inerentes as áreas meios e fins da organização; Diagnosticar os pontos forte e fracos da organização; Realizar levantamento de dados do ambiente externo da organização; Diagnosticar as oportunidades e ameaças que impactam o negócio da empresa; Elaborar análise dos dados levantados; por fim, presentar plano de ação para implementação de melhorias. Metodologicamente o estudo pretende desenvolver uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo de natureza qualitativa. Terá como referência estudos sobre administração, destacando o estudo do contexto do diagnóstico organizacional, áreas meios e fins das organizações, destacando-se as áreas de administração da produção, administração serviços, administração financeira, administração de logística, tecnologia da informação, administração de marketing, administração de recursos humanos, e por fim o clima e diagnóstico organizacional.

Objetivos

OBJETIVO GERAL


Realizar o diagnóstico organizacional nas empresas goianas, com foco no planejamento estratégico e elaborar propostas para implementações de melhorias.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Conhecer a missão e a visão da empresa a ser pesquisada;

Levantar dados inerentes as áreas meios e fins da organização;

Diagnosticar os pontos forte e fracos da organização;

Realizar levantamento de dados do ambiente externo da organização;

Diagnosticar as oportunidades e ameaças que impactam o negócio da empresa;

Elaborar análise dos dados levantados;

Apresentar plano de ação para implementação de melhorias.



 
 

Justificativa

Realizar o diagnóstico empresarial permite saber em quais áreas os erros estão sendo cometidos e pensar em ações bem direcionadas dentro da organização. É possível identificar desperdícios, baixa produtividade, problemas na gestão de pessoas, controle de produção, ações de marketing, problemas de logística, entre outros aspectos.

No cenário atual, as empresas estão passando por um processo de transformação no ambiente de trabalho, gerada pela globalização da economia. Tendo isso, elas demonstram fragilidade com as mudanças que vão acontecendo de forma extremamente rápida e acabam perdendo suas essências, causando turbulência na forma de geri-las. Então, as organizações buscam algumas estratégias para terem uma gestão mais criativa e com amplo envolvimento e participação de todos os colaboradores.

A partir disso, têm-se como objetivos específicos conhecer a missão e a visão da empresa a ser pesquisada; Levantar dados inerentes as áreas meios e fins da organização; Diagnosticar os pontos forte e fracos da organização; Realizar levantamento de dados do ambiente externo da organização; Diagnosticar as oportunidades e ameaças que impactam o negócio da empresa; Elaborar análise dos dados levantados; por fim, presentar plano de ação para implementação de melhorias.


Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
IRENE REIS
Email: irenereis15@hotmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]
TEREZA CRISTINA MEDEIROS PINHEIRO DE LIMA
Email: tekinha.adm@gmail.com
Pesquisador Líder [professor] [doutor]