Detalhes do Projeto de Pesquisa

FATORES GENÉTICOS ENVOLVIDOS NA PATOGÊNESE DO ANEURISMA INTRACRANIANO EM INDIVÍDUOS COM SUSCEPTIBILIDADE HEREDITÁRIA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Dados do Projeto

730

FATORES GENÉTICOS ENVOLVIDOS NA PATOGÊNESE DO ANEURISMA INTRACRANIANO EM INDIVÍDUOS COM SUSCEPTIBILIDADE HEREDITÁRIA: REVISÃO SISTEMÁTICA

2022/2 até 2023/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS EM AMBIENTE E SAÚDE

SOCIEDADE, AMBIENTE E SAÚDE

ANTONIO MARCIO TEODORO CORDEIRO SILVA

Resumo do Projeto

Os aneurismas cerebrais são dilatações focais das artérias cerebrais, podem ocorrer em qualquer idade e sexo, contudo estudos mostram maior prevalência no sexo feminino e em pessoas com parentesco de primeiro grau. Muitos pacientes com aneurismas intracranianos são assintomáticos, contudo, com a compressão de estruturas adjacentes ou eventuais rupturas podem levar a serias complicações, dentre essas destaca-se vômitos, cefaleia em trovoada e convulsões. Quanto mais precoce o diagnostico menor são as complicações dos aneurismas e mais efetivos os tratamentos podem ser. Nesse contexto, a recorrência de casos de AI em familiares levantou suspeitas na comunidade cientifica de uma intrínseca correlação genética na patogênese da doença, assim, existem diversos estudos que tentam demostrar regiões cromossômicas e polimorfismos genéticos que estão diretamente vinculadas com a predisposição ao desenvolvimento de aneurismas. Este estudo trata-se de uma revisão sistemática desenvolvido por meio de uma pesquisa de estudos primários que, com seus objetivos, métodos e materiais, possibilitam a reprodução por outros autores com vistas a reunir pesquisas científicas e demonstrar as evidências mais recentes sobre o fenômeno investigado. Compreender e identificar essa correlação são essenciais para o futuro do diagnostico, tratamento e prognostico de pacientes, reduzindo assim o número de intervenções mais drásticas e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Objetivos

Objetivo Geral

Investigar na literatura científica a associação entre indivíduos com susceptibilidade hereditária e a patogênese do aneurisma intracraniano.


Objetivos Específicos 

  • Identificar os polimorfismos genéticos relacionados à susceptibilidade hereditária ao AI.
  • Compreender os aspectos epidemiológicos relacionados a incidência e prevalência dessa enfermidade na população mundial. 
  • Caracterizar o prognóstico de pacientes com AI e a sua relação com os polimorfismos genéticos.

Justificativa

Diante do exposto, torna-se relevante entender a associação entre a susceptibilidade hereditária de pacientes com AI e a sua relação com os polimorfismos genéticos, por meio da avaliação de critérios clínicos e epidemiológicos na literatura científica mundial. Esta revisão sistemática procura, pois, estabelecer a incidência e prevalência dos polimorfismos genéticos em indivíduos com AI, no Brasil e no mundo, a fim de identificar possíveis causas para a patogênese dessa doença ainda não totalmente esclarecida, apesar dos avanços tecnológicos na área. 

Este estudo se justifica também por permitir encontrar evidências científicas de dados clínicos e epidemiológicos de inúmeros países, o que poderá ser norteador de políticas de saúde que tenham como anelo a prevenção do AI em indivíduos com maior susceptibilidade genética e, por conseguinte, a redução das taxas de morbimortalidade dessa população em risco.

Assim sendo, a presente pesquisa, mediante uma revisão sistemática mundial, busca responder a seguinte questão de impacto universal na atualidade: Quais fatores genéticos estão associados à AI em indivíduos com maior susceptibilidade hereditária?

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ANTONIO MARCIO TEODORO CORDEIRO SILVA
Email: marciocmed@gmail.com
Coordenador Líder Adjunto [professor] [doutor]